quinta-feira, 23 de abril de 2009

Analista Pleno Parte II - MCT Ministério Ciência e Tecnologia


Conhecimentos Específicos - C = Correto / E - Errado

Com relação a metodologias de planejamento, análise, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), inclusive de tecnologia da
informação (TI), empregados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), julgue os itens a seguir.

71 O ministério adota a metodologia do PMI (Project Management International) para elaboração dos seus projetos. (E)

72 A Plataforma Carlos Chagas é usada pelo MCT para o acompanhamento dos projetos que financia. (E)

73 Para efeito de acompanhamento e avaliação, o MCT desenvolveu bases próprias de dados e informações. (C)

74 É obrigatório a aplicação do instrumento de editais por esse ministério para a aquisição de bens e serviços e para a contratação de projetos. (E)

75 O MCT constitui-se como uma agência de fomento. (E)

76 O MCT dispõe de um fundo setorial específico para apoiar projetos de TI. (C)

Com relação às dimensões política, social, econômica e epistemológica das atividades de ciência e tecnologia (C&T), julgue os itens seguintes.

77 O objetivo de desenvolvimento sustentável está contemplado no conceito de inovação definido no Manual de Oslo, o que caracteriza a dimensão social das inovações. (E)

78 Inovação para competitividade caracteriza a dimensão econômica das atividades de C&T. (C)

79 A dimensão política do sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT e I) tem seus limites estabelecidos pelas determinações do mercado de bens e serviços. (E)

Com relação ao conceito de capacidade tecnológica e competitividade, julgue os itens que se seguem.

80 Capacitação tecnológica significa potencial de aprendizagem, apropriação e geração própria de tecnologia. (C)

81 A distribuição assimétrica de doutores entre empresas, universidades e órgãos de governo tem colocado o Brasil em situação de superioridade em relação à capacidade
tecnológica, em comparação com os países em desenvolvimento. (E)

82 A aplicação do modelo da hélice tripla (HT) é essencial à contribuição das universidades no processo de capacitação tecnológica das empresas. (C)

Julgue os itens a seguir, com relação à política de informática.

83 Essa política inclui renúncia fiscal para empresas que desenvolvem projetos de pesquisa e desenvolvimento em TI. (C)

84 A rede nacional de pesquisa visa ampliar a conectividade, com o mínimo, ou até mesmo nenhum, prejuízo à velocidade de acesso. (E)

85 A secretaria de desenvolvimento e inovação do MCT foi o órgão responsável pela formulação da política de informática implantada pelo ministério. (C)

86 A política de informática contém o programa sociedade da informação. (C)

Com respeito a estudos prospectivos sobre o mercado de TI, julgue os itens subseqüentes.

87 O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem realizado estudos prospectivos para antecipar a evolução de tecnologias, incluindo o mercado de TI. (C)

88 O MCT, por meio da FINEP, apóia investimentos de risco para ampliação do mercado de TI e também de outras empresas de base tecnológica. (C)

Com relação à fiscalização e auditoria de empresas, julgue os próximos itens.

89 O Tribunal de Contas da União é o único órgão autorizado a auditar os investimentos de risco nas empresas de TI. (E)

90 Os projetos de TI contratados com empresas públicas de informática, mesmo que especialmente criadas para este fim, são obrigatoriamente sujeitos a processos de licitação, conforme determina a Lei n.º 8.666. (E)

Julgue os itens a seguir, acerca da análise e prospecção do mercado de tecnologia da informação (TI), das políticas de incentivos fiscais, e das políticas públicas de TI.

91 No âmbito do governo federal os serviços de TI têm sido terceirizados, ampliando as oportunidades de mercado para atendimento das demandas do poder público. (C)

92 Educação a distância (EAD) foi iniciada no Brasil quando foi introduzida a Internet. (E)

93 As políticas de informação e comunicação são realizadas por meio da Lei de Informática em vigor, dos investimentos dos fundos setoriais de informática — CT-INFO — do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST) e do Fundo Setorial das Telecomunicações. (C)

94 O Programa Sociedade da Informação (PSI) desconsiderou os estudos prospectivos do mercado de TI e as tendências internacionais para formulação da política de desenvolvimento da tecnologia da informação no país. (E)

95 A lei de informática em vigor prevê a concessão de incentivos fiscais para empresas de todos os portes que investem em projetos de planejamento e desenvolvimento em TI. (C)

96 A lei de informática em vigor desconsidera incentivos discriminados às regiões do país. (E)

97 Um objetivo importante do PSI refere-se ao processo de inclusão e alfabetização digital, que tem ampliado o mercado de TI. (C)

98 A disseminação do governo eletrônico faz parte da Política Nacional de TI, no sentido de proteger as informações confidenciais, sobre a tramitação dos projetos públicos. (E)

99 No âmbito do governo federal tem-se dado preferência aos produtos comerciais em lugar de software livre. (E)

100 O Livro Verde do PSI foi exposto a toda a sociedade brasileira e a comunidade internacional, que foram convidadas a participar do processo de crítica, consulta e
debates. (C)

Com relação a números complexos, considerando que é a unidade imaginária, julgue os itens que se seguem.

101 Em um sistema de coordenadas cartesianas xOy, identificando o espaço R2 com o conjunto dos números complexos C, o número complexo representa um ponto P que está sobre a reta , sendo a distância de P à origem igual a 16 unidades de comprimento. (E)

102 Se z é um número complexo tal que z + i … 0, o argumento de z + i é igual a e *z* = 1, então z é um número real. (C)

Com relação a espaços vetoriais e transformações lineares, julgue os seguintes itens.

103 Existem transformações lineares T: R3 ÷ R2 que são injetoras. (E)

104 Considerando V um espaço vetorial de dimensão finita sobre um corpo K e v1, v2, ..., vm vetores de V tal que todo vetor v de V possa ser escrito como v = k1v1 + k2v2 + ... + kmvm, em que k1, k2, ..., km são elementos do corpo K, nesse
caso, a dimensão de V, dim V, será menor ou igual a m. (C)

105 Considerando um número real 2 tal que 0 # 2 < 2B e definindo a transformação linear T2 : R2 ÷ R2 por T2 (x, y) = (xcos2 ! ysen2, xsen2 + ycos2), a transformação T2 será inversível, e sua inversa, T2 !1, será igual a T!2. (C)

106 No R3, considere a transformação T que a cada vetor (x, y, z) associa o seu refletido com relação ao plano xOy. Nesse caso, a matriz é a matriz de T com relação à base canônica de R3. (E)

Com relação a geometria analítica, considerando um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, julgue os itens subseqüentes.

107 Se A = (!3, 2) e B = (1, 6) são vértices de um triângulo eqüilátero ABC, então a área desse triângulo é inferior a 12 unidades de área. (E)

108 Se o ponto A = (5, !1) é o vértice de um quadrado que tem um de seus lados sobre a reta de equação 4x ! 3y ! 7 = 0, então a área desse quadrado é inferior a 9 unidades de área. (E)

109 O lugar geométrico dos pontos (x, y), tais que x2 + y2 !2x + 4y ! 20 = 0, é um círculo que tem o seu centro em algum ponto do 4.º quadrante e raio igual a 5. (C)

110 A distância do ponto A = (!6, 8) ao círculo de equação x2 + y2 = 9 é inferior a 6unidades de comprimento. (E)

Considerando a função , em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, julgue os itens seguintes, que se referem a limites de funções e tópicos do
cálculo diferencial.

111 A função apresentada acima não está definida no ponto x = 1 mas, nesse ponto, os limites laterais são números reais e iguais. (E)

112 O ponto x = 0 é o único ponto de máximo relativo de f mas não é ponto de máximo absoluto. (C)

113 No ponto x = 2, a função f assume um ponto de mínimo relativo que é também um ponto de mínimo absoluto. (E)

Com relação aos teoremas de Rolle e do valor médio, julgue o item abaixo.

114 A equação 4x7 + 28x – 1 = 0 possui pelo menos duas raízes reais distintas. (E)

Com relação a máximos e mínimos, julgue o item que se segue.

115 Se, para cercar um terreno que tem a forma de um setor circular, forem necessários 200 m lineares de tela, então, para que a área cercada seja a maior possível, o comprimento do raio do setor circular deverá ser igual à metade do comprimento do arco de círculo. (C)

Julgue os itens seguintes, referentes ao cálculo integral.

116 A área da região do plano cartesiano xOy limitada pelos gráficos das funções e é superior a 11 unidades de área. (E)

117 No sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, o comprimento da curva representada pelo gráfico da função, entre os pontos O = (0, 0) e P = (4, ), é igual a unidades de comprimento. (C)

118 No sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, considere a curva representada pelo gráfico da função, compreendida entre os pontos de abcissas x = 0 e
x = 1. Nesse caso, girando essa curva no espaço, de 360º em torno do eixo Ox, obtém-se uma superfície de área inferior a 8 unidades de área. (E)

119 No sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, considere a região finita e limitada pelos gráficos das funções y = x2 e . Nesse caso, girando essa região no
espaço, de 360º em torno do eixo Ox, obtém-se um sólido de volume igual a B unidades de volume. (E)

120 No sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, considere a região finita e limitada pelos gráficos das funções y = x2 e . Nesse caso, girando essa região no
espaço, de 360º em torno do eixo Oy, obtém-se um sólido de volume superior a B unidades de volume. (E)

Analista Pleno / MCT - Ministério Ciência e Tecnologia


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - C= Correto / E = Errado

Com relação a metodologias de planejamento, análise, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), inclusive de tecnologia da
informação (TI), empregados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), julgue os itens a seguir.

71 O ministério adota a metodologia do PMI (Project Management International) para elaboração dos seus projetos. (E)

72 A Plataforma Carlos Chagas é usada pelo MCT para o acompanhamento dos projetos que financia. (E)

73 Para efeito de acompanhamento e avaliação, o MCT desenvolveu bases próprias de dados e informações. (C)

74 É obrigatório a aplicação do instrumento de editais por esse ministério para a aquisição de bens e serviços e para a contratação de projetos. (E)

75 O MCT constitui-se como uma agência de fomento. (E)

76 O MCT dispõe de um fundo setorial específico para apoiar projetos de TI. (C)

Com relação às dimensões política, social, econômica e epistemológica das atividades de ciência e tecnologia (C&T), julgue os itens seguintes.

77 O objetivo de desenvolvimento sustentável está contemplado no conceito de inovação definido no Manual de Oslo, o que caracteriza a dimensão social das inovações. (E)

78 Inovação para competitividade caracteriza a dimensão econômica das atividades de C&T. (C)

79 A dimensão política do sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT e I) tem seus limites estabelecidos pelas determinações do mercado de bens e serviços. (E)

Com relação ao conceito de capacidade tecnológica e competitividade, julgue os itens que se seguem.

80 Capacitação tecnológica significa potencial de aprendizagem, apropriação e geração própria de tecnologia. (C)

81 A distribuição assimétrica de doutores entre empresas, universidades e órgãos de governo tem colocado o Brasil em situação de superioridade em relação à capacidade
tecnológica, em comparação com os países em desenvolvimento. (E)

82 A aplicação do modelo da hélice tripla (HT) é essencial à contribuição das universidades no processo de capacitação tecnológica das empresas. (C)

Julgue os itens a seguir, com relação à política de informática.

83 Essa política inclui renúncia fiscal para empresas que desenvolvem projetos de pesquisa e desenvolvimento em TI. (C)

84 A rede nacional de pesquisa visa ampliar a conectividade, com o mínimo, ou até mesmo nenhum, prejuízo à velocidade de acesso. (E)

85 A secretaria de desenvolvimento e inovação do MCT foi o órgão responsável pela formulação da política de informática implantada pelo ministério. (C)

86 A política de informática contém o programa sociedade da informação. (C)

Com respeito a estudos prospectivos sobre o mercado de TI, julgue os itens subseqüentes.

87 O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem realizado estudos prospectivos para antecipar a evolução de tecnologias, incluindo o mercado de TI. (C)

88 O MCT, por meio da FINEP, apóia investimentos de risco para ampliação do mercado de TI e também de outras empresas de base tecnológica. (C)

Com relação à fiscalização e auditoria de empresas, julgue os próximos itens.

89 O Tribunal de Contas da União é o único órgão autorizado a auditar os investimentos de risco nas empresas de TI. (E)

90 Os projetos de TI contratados com empresas públicas de informática, mesmo que especialmente criadas para este fim, são obrigatoriamente sujeitos a processos de licitação, conforme determina a Lei n.º 8.666. (E)

Julgue os itens a seguir, acerca da análise e prospecção do mercado de tecnologia da informação (TI), das políticas de incentivos fiscais, e das políticas públicas de TI.

91 No âmbito do governo federal os serviços de TI têm sido terceirizados, ampliando as oportunidades de mercado para atendimento das demandas do poder público. (C)

92 Educação a distância (EAD) foi iniciada no Brasil quando foi introduzida a Internet. (E)

93 As políticas de informação e comunicação são realizadas por meio da Lei de Informática em vigor, dos investimentos dos fundos setoriais de informática — CT-INFO — do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST) e do Fundo
Setorial das Telecomunicações. (C)

94 O Programa Sociedade da Informação (PSI) desconsiderou os estudos prospectivos do mercado de TI e as tendências internacionais para formulação da política de
desenvolvimento da tecnologia da informação no país. (E)

95 A lei de informática em vigor prevê a concessão de incentivos fiscais para empresas de todos os portes que investem em projetos de planejamento e desenvolvimento em TI. (C)

96 A lei de informática em vigor desconsidera incentivos discriminados às regiões do país. (E)

97 Um objetivo importante do PSI refere-se ao processo de inclusão e alfabetização digital, que tem ampliado o mercado de TI. (C)

98 A disseminação do governo eletrônico faz parte da Política Nacional de TI, no sentido de proteger as informações confidenciais, sobre a tramitação dos projetos públicos. (E)

99 No âmbito do governo federal tem-se dado preferência aos produtos comerciais em lugar de software livre. (E)

100 O Livro Verde do PSI foi exposto a toda a sociedade brasileira e a comunidade internacional, que foram convidadas a participar do processo de crítica, consulta e
debates. (C)

A metrologia é uma ciência interdisciplinar voltada para os diversos aspectos teóricos e práticos relativos às medições, quaisquer que sejam as incertezas envolvidas. Com respeito ao processo metrológico, julgue os itens seguintes.

101 Dois termos bastante utilizados em análises metrológicas são precisão e exatidão. De fato, esses termos são sinônimos e indicam o quão próximo determinado valor medido se encontra de seu valor real. (E)

102 De acordo com a nomenclatura atual adotada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), calibração de um equipamento de medição é o processo pelo qual as leituras do equipamento
sob análise são comparadas com os valores gerados pela unidade de medição padrão.

Ajuste de um equipamento de medição, por sua vez, é o processo de manutenção do
equipamento que tenha apresentado erro significativo durante a calibração. (C)

103 Os certificados de calibração emitidos no Brasil exibem resultados que refletem a situação momentânea do equipamento sob análise, indicando os erros desse equipamento em relação aos padrões nacionais. Assim, esses documentos não têm por objetivo atestar a plena aptidão de equipamentos para uso imediato em rotinas de medição. (C)

104 Se um instrumento de medição exibe erro sistemático bem determinado, então o resultado final da medição pode ser suficientemente exato.

A propriedade industrial é um instituto jurídico criado para proteção de invenções, modelos de utilidade, marcas, indicações geográficas e desenhos industriais.

A proteção legal faz-se por meio de patentes ou registros concedidos a pessoas físicas ou jurídicas. Com relação a patentes, designadas para proteção de invenções e modelos de utilidade, julgue os itens seguintes. (C)

105 A concessão de patentes no Brasil é de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional da Propriedade Industrial(INPI), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. (E)

106 O prazo de vigência de patentes no Brasil é constante, independentemente da natureza ou modalidade da proteção requerida. Esse prazo é fixado em 25 anos a partir da data de deposição, após o qual a invenção torna-se de domínio
público. (E)

107 A Lei dos Crimes contra a Propriedade Industrial em vigor no Brasil estabelece para o infrator de patentes o pagamento de multa ou detenção de 3 meses a 1 ano. (C)

Com relação aos artigos 218 e 219 (Capítulo IV Da Ciência e Tecnologia) da Constituição da República Federativa do Brasil, julgue os itens seguintes.

108 Os estados e o Distrito Federal têm a obrigação de vincular 5% de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. (E)

109 A lei apoiará e estimulará as empresas que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada de salário, participação nos ganhos econômicos
resultantes da produtividade de seu trabalho. (C)

110 O mercado interno não integra o patrimônio nacional, mas será incentivado de modo a viabilizar exclusivamente a autonomia tecnológica do país, nos termos de lei federal. (E)

A respeito da terminologia adotada em tecnologia da informação (TI), julgue os itens subseqüentes.

111 HotSpotss são pontos de acesso à Internet sem fio, por meio da tecnologia Wi-Fi, em estabelecimentos que trabalham com atendimento ao público, tais como restaurantes, cafés, hotéis e aeroportos, por exemplo. (C)

112 A tecnologia Bluetooth possibilita a comunicação wireless entre dispositivos, sem que haja necessidade de campo de visada direta entre transmissor e receptor. Uma típica conexão Bluetooth pode ser ilustrada por mouse, teclado e impressora conectados sem fio a um PC. (C)

113 Em computação, protocolo é um formato padronizado para controlar ou possibilitar a conexão, comunicação e transferência de dados entre dois computadores. Atualmente,
o único protocolo utilizado pela Internet é o http. (E)

114 A largura de banda de uma conexão Internet é definida como a quantidade de informação (ou dados) que ela pode enviar em determinado período de tempo. Se uma conexão possui largura de banda de 8 Gbps, ela pode transferir um milhão de
bytes por segundo. (C)

Base de dados refere-se a um conjunto de registros, dispostos em estrutura regular, para produção de informação. Com respeito aos aspectos fundamentais de bases de dados, julgue os itens seguintes.

115 O Sistema Gerenciador de Banco de Dados é o organismo nacional responsável pelo controle, pela fiscalização e pela aplicação dos direitos de propriedade sobre determinada base de dados. (E)

116 O modelo de base de dados mais difundido no momento é denominado de relacional, consistindo de uma coleção de estruturas de dados tabulares, uma coleção de operadores matemáticos relacionais e uma coleção de restrições da integridade. Uma das vantagens das bases de dados relacionais é que elas permitem aos usuários escreverem consultas não previstas pelo projetista da base de dados. (C)

117 Microsoft Access, Microsoft Excel, dBase e Oracle são todos exemplos de aplicativos de base de dados. Quanto à tecnologia industrial, julgue os itens seguintes. (E)

118 Instrumentação de ultra-som é amplamente empregada no controle de qualidade de processos industriais, pois é relativamente barata, robusta, segura, não-invasiva e exibe boa sensibilidade e tempo de resposta. A configuração mínima de uma instrumentação de ultra-som requer dois sensores: um para transmissão e outro para recepção de ultra-som. (E)

119 Ferramentas computacionais têm contribuído para o constante desenvolvimento da tecnologia industrial. Nesse contexto, CAD (computer-aided design) refere-se a uma
ferramenta computacional completa que possibilita o projeto e a manufatura de estruturas complexas, como carros e aviões, por exemplo. (E)


120 Die casting e injection moulding são dois importantes processos industriais, nos quais um material em estado líquido é injetado sob alta pressão no interior de moldes (ou formas) para a confecção de peças sólidas após resfriamento.

No processo die casting, o material líquido utilizado é metal, enquanto no processo injection moulding, é utilizado plástico. (C)