quarta-feira, 28 de julho de 2010

Turismo e o MEIO AMBIENTE


Que relação podemos estabelecer entre o Turismo e o Meio Ambiente?

O turismo é um ramo de atividade que está relacionado diretamente ao Meio Ambiente não apenas pelo fato de muitas das atrações turísticas estarem diretamente relacionadas à ecossistemas naturais como as praias florestas montanhas lagos e cachoeiras mas porque como em outras ações humanas utilizamos os recursos naturais para a sua execução e manutenção.

No conceito de Meio Ambiente podemos deixar as ações humanas de lado?

Existem muitos conceitos de Meio Ambiente mas devemos levar em consideração que quando nos referimos ao mesmo não tratamos apenas do meio natural ou físico. Dentro deste conceito deve-se incluir o meio ambiente construído pelo homem como as cidades por exemplo.

Por que é importante a conservação do Meio Ambiente para o Turismo?

A conservação do Meio Ambiente não tem um caráter meramente ecológico. Para o turismo ela traz vantagens do ponto de vista empresarial inclusive. Como exemplo podemos citar a sua importância para o Ecoturismo e para a Hotelaria.

Que definição podemos dar ao Ecoturismo?

É um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente promovendo o bem estar das populações envolvidas.

Que equívocos acontecem na interpretação e realização de atividades ecoturísticas?

Um dos grandes equívocos é relacionar o ecoturismo apenas à visitação e o contato direto do turista com a Natureza sem nenhum suporte educacional ou social. Uma atividade é verdadeiramente ecoturística quando envolve o desenvolvimento social e ambiental do lugar onde está sendo realizada. Na prática não adianta falar de ecoturismo quando não existe um acompanhamento ou orientação voltada para a conservação do meio ambiente e de forma que o turista adquira hábitos voltados para a conservação no seu cotidiano.

O Brasil tem potencial para o Ecoturismo? Explique:

Nosso país tem uma vocação natural para o Ecoturismo pela riqueza de ecossistemas e da nossa biodiversidade. Segundo a EMBRATUR foram identificados 96 pólos de ecoturismo divididos nas cinco regiões brasileiras

Qual a diferença entre o Ecoturismo e o turismo comum?

Das diferenças existentes entre o turismo comum (clássico) e o ecoturismo (turismo ecológico) ressalta-se que enquanto no turismo clássico as pessoas apenas contemplam o que elas conseguem ver sem muita participação ativa no ecoturismo existe movimento ação e as pessoas tem um contato muito mais próximo com a natureza.

Quais as características que definem o Turismo Sustentável?

O Turismo Sustentável envolve uma maior conscientização e compromisso da parte do setor privado com posturas responsáveis capazes de contribuir para à sustentabilidade ambiental econômica e social do setor. Nesse tipo de turismo é importante considerar os aspectos culturais econômicos sociais religiosos e políticos da comunidade onde o mesmo está inserida promovendo a qualidade de vida da mesma associada à conservação dos recursos naturais á qualidade dos serviços e à satisfação da clientela.

Quem se beneficia do Turismo Sustentável?

Todos os atores sociais envolvidos desde os empresários do ramo hoteleiro até o vendedor de artesanato. Nesse tipo de turismo as relações entre os envolvidos na atividade turística são mais estreitas as decisões são tomadas em conjunto com a comunidade o que minimiza o impacto social da chegada ou realização de um empreeendimento que muitas vezes vem “de fora” do lugar o que pode gerar conflitos e desconfiança. A proposta de Turismo Sustentável valoriza o empreendimento pois não podemos desconsiderar que cada vez mais os turistas buscam associar o lazer à qualidade do serviço que lhes é oferecido não só para si mas para o lugar que ele está visitando.

Como o aquecimento global pode afetar o turismo

O aquecimento global tem conseqüências como o aumento da temperatura no nosso planeta o que afeta diretamente o nível dos mares e oceanos além de modificar o regime de chuvas. Assim se o nível da água dos mares e oceanos subir pode inundar as zonas costeiras comprometendo o litoral e afetando diversos destinos turísticos. Outra conseqüência é que afetando o regime de chuvas podem haver períodos de secas ou inundações o que compromete também as atividades turísticas.

Por que o turismo causa impacto no Meio Ambiente?

O turismo exerce impactos sobre o ambiente por ser um grande consumidor de combustíveis eletricidade alimentos e outros recursos da água e da terra gerando significativas quantidades de lixo e de emissões neste mesmo ambiente.

Mas existem também impactos positivos: se bem planejado e administrado o turismo pode assumir um importante papel no aumento da consciência ambiental e na educação para o consumo sustentável por meio de sua vasta rede de distribuição de serviços e prover incentivos econômicos para a proteção de habitats naturais que sofrem pressão de outros usos ecologicamente insustentáveis.

Como podemos diminuir os gastos com água e energia no setor turístico?

Para empreendimentos onde identifica-se um alto consumo de energia recomenda-se uma auditoria energética realizada por consultores especialistas em conservação de energia. O empresário também pode consultar sua fornecedora de energia para adquirir planos de consumo adequados ao seu estabelecimento. Mas pequenas atitudes e iniciativas também podem fazer diferença: utilizar lâmpadas econômicas de baixo consumo fazer uso da iluminação natural o uso da energia solar e utilizar cores claras na decoração otimizam o uso da energia.

Com relação à água é importante verificar vazamentos em torneiras e vasos sanitários fazer o reaproveitamento da água utilizada na lavanderia como por exemplo para regar gramados e jardins não utilizar mangueiras para lavar calçadas e instalar dispositivos de economia de água como torneiras e vasos sanitários que regulam a vazão.

É possível diminuir a quantidade de lixo produzida pelo turismo?

Não só é possível como é necessário. O principal é ter boa vontade e iniciativa. Pode-se diminuir a quantidade de lixo produzida pelo reaproveitamento de materiais como a reciclagem de papéis e o uso de material orgânico na compostagem produzindo-se adubos que poderão ser utilizados nas áreas verdes. É importante desenvolver um programa de coleta seletiva dando-se a destinação correta aos vários tipos de resíduos e não podemos esquecer a necessidade da implantação de um programa de educação ambiental para sensibilizar hóspedes e funcionários para essa questão.

O que é a educação ambiental?

Segundo a Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999 entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais conhecimentos habilidades atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Como podemos desenvolver a educação ambiental dentro das atividades turísticas?

A educação para o turismo ambiental deverá ser desenvolvida por meio de programas não-formais convidando o “cidadão-turista” a uma participação consciente na proteção do meio ambiente não apenas durante as férias mas também no cotidiano e no local de residência permanente.

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Como se comunicar com o TURISTA


O Turismo tem um papel predominante no mundo globalizado dessa forma quais são os benefícios que essa atividade propícia?

A atividade turística traz inúmeros benefícios como aumento do setor econômico geração de empregos melhoria da infra-estrutura e desenvolvimento loca dentre os variados aspectos do turismo.

Para que esses benefícios ocorram de fato e que acha um equilíbrio entre desenvolvimento social e econômico é necessário alguns fatores favor enumerar?

1- Elaboração de um Planejamento sustentável
2 - Envolvimento da comunidade em todo processo
3 – Valorização e preservação dos valores culturais e sociais da localidade.
4 – Saber receber o turista e conscientizar que deve saber receber o local visitado.
5 – Sinergia das empresas ligadas diretamente com o Turismo.

De forma ampla como podemos classificar o Turismo?

O turismo de forma geral pode ser entendida como o deslocamento temporário de pessoas para atender uma necessidade seja ela de lazer negócio saúde gastronomia religiosa enfim que trás inúmeros benefícios. Essas necessidades determinam os tipos ou a segmentação do Turismo.

O Brasil apresenta uma infinidades de lugares extraordinários capaz de satisfazer as necessidades mais exigentes dos turistas. Com base nessa afirmação quais seriam os pontos negativos que dificultam um melhor posicionamento desse país no mercado turístico?

O Brasil jê deu passos significativos entretanto o turismo brasileiro começou a ser trabalho profissionalmente há pouco tempo por essa razão existem cidades que apresentam uma deficiência no mercado receptivo não possuindo a mínima estrutura turística ou seja apresentado poucas condições de receber o turista sem contar na falta de profissionais qualificados a violência assustadora e a falta de conhecimento do turismo como fonte de lucro e de emprego por grande parte da população e de alguns governantes.

Porque é Fundamental saber quem é o turista e sua relevância na atividade turística?

Primeiramente porque não existe turismo sem o turista então tendo conhecimento de quem é e o seu papel saberemos valorizá-los.

Quem é o Turista? E o que desejam ao escolher um determinado destino?

Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem este ter por motivação a obtenção de lucro. Ao viajarem eles desejam se sentir-se seguro e confortável como se estivesse em casa sendo recebidos por velhos amigos por isso todos os profissionais formais e informais do turismo devem trata - los da melhor maneira possível.

Através da comunicação é que interagimos com nosso meio afinal comunica-se é a capacidade de trocar ou discutir idéias de dialogar com vista ao bom entendimento entre pessoas. Relacionamento comunicação ao turismo explique porque é fundamental essa habilidade nos profissionais da área?

Essa hablidade da boa comunicação é fndamental porque a comunicação deficitária pode ser compreendida como falta de competência profissional. Sabendo usar esse instrumento o profissional visará um melhoramento do relacionamento entre envolvidos com atividade e turista começando pelos agentes de viagem e terminando com o ultimo profissional da aerea a manter contato o mesmo.

Qual a utilidade do relacionamento no turismo?

O relacionamento é um fator relevante no turismo pois conseguimos fidelizar o cliente mas só isso não basta porque o mesmo tem que está sustentado a produtos ou serviços variados e adequados as necessidades e expectativas; uma boa solução de problemas quando ocorrem; preços percebidos como justos e cumprimento de promessa.

Quando sabemos quando inicia um relacionamento e seu termino?

O relacionamento inicia-se com um cumprimento afinal é a primeira forma de expressão e contato com o cliente. É o ato de reconhecimento da outra pessoa. O cumprimento aproxima as pessoas e quebra o gelo seja ele alegre ou meneio com a cabeça para dizermos que estamos ocupados mas que já vamos atender por isso não pode ocorrer a ausência do cumprimento pois ele significará para o cliente o desprezo a indiferença. Portanto não devemos sorrir até conquistar ou manter o relacionamento com cliente por que o que realmente importa para a continuidade de um relacionamento é a ultima e não a primeira impressão.

Qual a ligação entre Comunicação e relacionamento no turismo?

A comunicação e o relacionamento estão completamente ligados não somente porque a comunicação é um recurso de relacionamento utilizados por todos os seres vivos racionais mas porque o relacionamento entre as pessoas é facilitado por meio da comunicação ainda mais dentro de uma ramo de atividade que cresce constantemente a cada dia com é o caso do turismo.

Porque devemos saber nos comunicar e nos relacionar com os turistas?

No turismo os profissionais da aérea tanto têm que ter a habilidade de se comunicar como de se relacionar uma vez que o contato com os turistas são freqüentes essa relação é que faz todo diferencial. Antes mesmo de o turista resolver viajar ele já interage com a agente de viagem no período da viagem se essa for de avião a interação começa com o funcionário do check in da Cia aérea em posteriores com o comissário de bordo taxista ou motorista de receptivo mensageiro recepcionista de hotel manobristas garçom atendente da barraca de acarajé enfim uma gama de profissionais até o final da viagem. Então todos têm que procurar a melhor forma de se comunicar e manter um relacionamento caloroso e profissional sem cometer exageros a ponto do turista se sentir sufocado pois só assim garantirá tanto a qualidade do atendimento como por conseqüência o retorno do cliente e uma boa divulgação boca-a-boca.

Enumere de forma geral os requisitos básicos para uma comunicação efetiva e eficaz?

O primeiro desses requisitos é a empatia peça fundamental do quebra-cabeça chamado comunicação. Em sua essência significa colocar-se na posição ou situação da outra pessoa num esforço para entendê-la. Estar bem informado sobre os principais assuntos da atualidade é o segundo. Ninguém precisa ser especialista em todas áreas até porque seria impossível mas todos devem saber conversar sobre tópicos importantes e atuais de interesse geral e principalmente sobre o produto/serviço oferecido. Manter uma postura corporal e tom de voz adequado è situação também é um requisito. Lembre-se que o corpo pode falar mais do que mil palavras – até mesmo as roupas utilizadas podem causar interferências no processo comunicativo. Procure falar de forma clara e objetiva mantendo um tom de voz constante podendo alterar o mesmo em momento no qual a atenção esteja dispersa. Outros requisitos são evitar generalizações lembre-se que mesmo quando dados estatísticos comprovam a veracidade de uma hipótese a sua representatividade da realidade não chega a 100%. Frases com palavras taxativas como “nunca” “sempre” “é a verdade” etc devem ser amenizadas como “nem sempre” “geralmente” “na maioria das vezes é/não é verdade” etc ter a capacidade de interpretar as informações que chegam aos ouvidos descrever a situação de modo claro evitando juízos de valor concentrar no problema evitando sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou criticas.

Quais comportamentos devemos adotar para nos comunicar e nos relacionar de forma correta?

Simpatia e cordialidade ; Sorria sempre e fale olhando nos olhos; Gírias ou linguagem imprópria são terminantemente proibidos; O pronome de tratamento apropriado para se chamar um cliente é “senhor” ou “senhora”; Seja interessado; Seja sincero sabendo sempre considerar o sentimento dos outros; Faça o que for solicitado com prazer nunca demonstrando mau humor ou cansaço ; Preconceito de qualquer espécie é um terminantemente proibido; È importante que o vendedor/agente tenha grande conhecimento sobre o que ele está oferecendo e que saiba das mudanças ocorridas na administração da empresa.; Seja honesto e cumpra o que foi prometido; Um bom vendedor possui capacidade de resolver problemas rapidamente; Segurança é fundamental.; As empresas devem tomar o cuidado de manter sempre o padrão de atendimento; Clientes gostam de ser surpreendidos; Clientes e vendedores possuem gostos diferentes e essa diferenças devem ser respeitadas. O ideal é que cada vendedor já conheça seu cliente e saiba o tipo de mercadoria que lhe agrada; É importante manter a identidade que conquistou sua gama de cliente. ; Conhecer políticas de marketing vendas e conhecer o mercado em que se está inserido; Faça o cliente se sentir importante; Domine outras línguas.

E quando ocorrem problemas com o turista?

Caso o vendedor/agente perceba que cometeu um erro ao mostrar um produto ou citar algo este deve pedir desculpas imediatamente e mostrar ao cliente que realmente se lamenta pelo ocorrido; Ouvir uma reclamação é uma ótima oportunidade de melhorar seu trabalho e na próxima vez acertar; Entender que toda e qualquer reclamação deve ser entendida como uma ajuda e não como um problema e muitas vezes uma reclamação é mais valiosa do que uma venda bem feita; Mostra ao turista que está disposta a ouvi-lo e trazer melhorias para o serviço prestado; Ao se deparar com um cliente nervoso a melhor opção é deixar-lo falar; Atente aos fatos relatados e faça perguntas com intuito de achar uma solução; Nunca entre em discussão com o cliente não é uma atitude muito interessante. Tampouco ficar na defensiva; Descubra o que o cliente sugere que seja feito para solucionar seu aborrecimento; Ao finalizar o atendimento repita as solicitações sugeridas para que ambos tenham perfeita ciência do que pode ser feito; Tenha domínio das suas emoções e não deixe que isto interfira no trabalho.

E o que nunca nunca fazer para atingir a satisfação do cliente?

Deixe o cliente esperando; Não direcionar toda sua atenção ao cliente e procurar nunca fazer duas coisas ao mesmo tempo; Não trate o cliente com intimidade em excesso é extremamente desagradável; Excesso de brincadeiras também é de péssimo tom; O vendedor/agente não deve ser passivo e sim pró-ativo frente ao cliente antecipando suas solicitações; Não pode faltar de informação sobre a empresa ou sobe os produtos com os quais o funcionário lida; Os clientes não devem perceber certa inquietação por parte dos funcionários por conta da proximidade do fim do expediente; Dificultar ou burocratizar o processo de recebimento do pagamento é terminantemente proibido; Utilizar-se de comparações com a concorrência ou até mesmo com marcas inferiores é bastante desagradável e pode causar reações contrarias como despertar o interesse pela concorrência.

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Atendimento ao turista: MEIOS DE HOSPEDAGEM


Por que os turistas viajam?
Para poderem estar com a família aproveitarem a natureza espairecerem participarem de atualização em sua área de atuação ou seja atenderem a alguma necessidade específica.

Como atender os turistas das diversas partes do mundo e do país?

Compreendendo sempre o que o cliente/turista busca. Atender a sua necessidade é em primeiro lugar entender o que ele quer e fala e diante disso buscar fazê-lo com rapidez e presteza.

Como e o que informar aos turistas?

Em primeiro lugar o funcionário deve conhecer o turismo em sua cidade para poder informar. Então é necessário que se faça uma pesquisa mesmo na internet sobre os pontos turísticos atrativos da região eventos festas manifestações populares etc para que a partir disso o funcionário saiba informar turisticamente sobre sua cidade.

Descreva o que afasta o cliente?

Dificuldade de acesso a informações erros morosidade indiferença descortesia desinteresse e desrespeito.

O conceito de Atendimento, explique o que é?

É a resolução a providência o procedimento que deve ser adotado para encontrar a solução e satisfazer a necessidade do cliente.

O conceito de Tratamento; explique o que é?

É a forma de se dirigir ao cliente o modo usado para abordá-lo durante o atendimento. Entre pessoas que trabalham juntas e convivem durante um longo período é natural que o tratamento seja informal pois existe um certo grau de intimidade no relacionamento.

O que busca a qualidade?

Satisfação ao cliente melhora contínua e criar um padrão de atendimento.

O que é Qualidade?

Qualidade é um conceito amplo. Segundo o Dicionário Houaiss a palavra qualidade origina-se do latim qualitate e significa:

(...) propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa; característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros; grau negativo ou positivo de excelência (...)

Alguns aspectos importantes no atendimento e tratamento com o turista.

Agir de maneira natural evitando gestos bruscos ou agitados Posicionar-se de forma ereta demonstrando boa disposição e Apresentar-se bem trajado e asseado.

Como agir no atendimento telefônico?

Usar o tom certo deixando o fone do aparelho bem posicionado para evitar interrupção da mensagem ou repetições e falar pausadamente para não causar mal-entendidos e reagir de acordo com o ritmo da pessoa (algumas são mais lentas no raciocínio e na forma de expressão e essas diferenças devem ser respeitadas);

Como agir no atendimento via internet?

Utilizar linguagem simples e precisa evitando abreviações comuns apenas nos ‘bate-papos’ ou ‘chats’ com amigos e responder o mais rápido possível agilizando a comunicação e favorecendo o fechamento dos negócios;

Existem outros pontos importantes no atendimento ao cliente na hotelaria quais são eles?

Pronto atendimento identificação identificação do cliente atenção confirmação análise transmissão da solução certificação finalização e pós-venda.

O que o Turista traz?

Propaganda positiva do local visitado mais empregos educação saúde e infra-estrutura Quanto mais empregos forem gerados maior a renda de sua família enriquecedor pela troca de culturas experiências de vida e conhecimentos.

Quais são as dicas descritas no texto sobre como o corpo fala?

Corpo inclinado cabeça e olhos braços cruzados pés apoiados.

Descreva os sete pecados no atendimento ao cliente.

Apatia, má vontade, frieza, desdém, robotismo, demasiado apego às normas jogo de responsabilidade – vai e vem do cliente.

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Meio Ambiente e Sustentabilidade


O que é natureza?

Natureza ao contrário do que muitos pensam não é só os recursos naturais como água árvores animais... Se refletirmos um pouco tudo (ou quase tudo) que usamos no dia-a-dia é originado destes recursos naturais ou da junção destes (roupas móveis etc.). Assim podemos entender que tudo o que nos cerca os recursos naturais transformados bem como o que o homem produz e gera de resíduos e problemas para transformar esses recursos faz parte da natureza.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade está intrinsecamente relacionado ao conceito de desenvolvimento sustentável que caiu em desuso entre alguns estudiosos e profissionais. A sustentabilidade pode ser definida como a execução de atividades com a preocupação nas dimensões social natural e econômica buscando garantir que o desenvolvimento econômico e as necessidades atuais não comprometam o atendimento das necessidades das futuras gerações.

Em que o aprofundamento sobre as questões ambientais e a sustentabilidade pode me contribuir no meu trabalho e na minha vida?

A problemática ambiental e suas conseqüências estão mais do que atuais em nossas vidas. Já passou a época que podíamos deixar passar despercebidas essas questões. Hoje quem ignora a situação socioambiental existente no mundo está ignorando a própria vida e a das gerações futuras.

O lema pensar global agir local procura despertar a atenção da população para a atuação local e diária em assuntos como economia de água e energia dentre outros seja em atividades de casa como no trabalho. Ao mesmo tempo pede a reflexão para as relações ambientais que ultrapassam limites geográficos. Um exemplo disso é o aquecimento global.

A contribuição do estudo e da prática para a sustentabilidade pode ultrapassar a garantia de vida para as gerações futuras contribuindo também para a qualidade de vida para a geração presente seja no que tange a saúde a garantia de alimento a existência de água potável dentre outros. A sustentabilidade pode estar diariamente no trabalho das pessoas seja na reciclagem na utilização de energias alternativas dentre outros. Atuações como estas podem gerar emprego e renda para muitos além de ajudar na economia do lar como nas contas de energia por exemplo.

Quais os principais problemas ambientais encontrados no Brasil?

Podemos elencar como os principais problemas ambientais no Brasil: o desmatamento (desde sua colonização até os dias atuais o Brasil sofre com a destruição dos seus importantes biomas como a Mata Atlântica a Caatinga o Cerrado e a Floresta Amazônica). Atualmente boa parte desse desmatamento ocorre para fins de atividade agropecuária matriz energética (utilização da lenha principalmente no caso da Caatinga) e especulação imobiliária por conta do crescimento acelerado das cidades.

Outro problema bastante corriqueiro no país é o destino impróprio de resíduos domésticos e industriais. O lixo das casas é comumente liberado em lixões o que provoca também inúmeros problemas sociais além de contaminar o solo e o ar (pela emissão de gás metano). Já os dejetos industriais vão desembocar em sua maioria em rios lagos e mares poluindo e degradando os mananciais de água tão importantes para a vida no planeta.

Muito comum também são as queimadas o uso indiscriminado de agrotóxicos (que prejudicam não só o solo resultando na contaminação do lençol freático mas também a saúde da população) poluição do ar com emissão de carbono e metano através das indústrias automóveis etc.

Quais as principais causas do aquecimento global e suas conseqüências?

O aquecimento global termo dado ao efeito de aumento da temperatura no planeta Terra tem como principais causas a emissão de gases estufa na atmosfera. Esses gases podem ser emitidos por diversas maneiras: através dos canos de descarga dos veículos chaminés de fábricas queimadas em geral dentre outros. Por outro lado o desmatamento também contribui para o aquecimento global pois compromete a absorção do gás carbônico e liberação do gás oxigênio (que é saudável) pelas árvores uma vez que elas têm esse papel de “filtrar” o ar. Outra contribuição para o aquecimento global é a grande quantidade de pastagens não só pela questão do desmatamento já afirmado mas pela emissão do gás metano pelos bovinos.

Dentre as conseqüências do aquecimento global estão relacionadas às mudanças climáticas que vem provocando situações extremas de seca frio chuva nas diversas regiões do mundo bem como o derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar impactando em sua maioria as cidades litorâneas e ribeirinhas.

O que é educação ambiental?

O conceito de Educação ambiental discutido e formado durante a Conferência de Tbilisi é “um processo permanente no qual tanto os indivíduos quanto a comunidade se conscientizam de seu meio ambiente e adquirem o conhecimento os valores as habilidades as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir tanto individual quanto coletivamente e resolver os problemas ambientais”.

O que significa gestão ambiental? Onde podemos aplicá-la?

Gestão ambiental pode ser entendida como o conjunto de políticas programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento implantação operação ampliação realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades. A aplicabilidade da gestão ambiental pode ser efetuada em empresas de pequeno a grande porte usinas indústrias condomínios bairros cidades etc.

Quais as principais energias alternativas já desenvolvidas pela tecnologia?

As principais energias alternativas denominadas também energias limpas são: energia solar energia eólica energia nuclear energia através da Biomassa. No entanto muitos estudos vêm sendo desenvolvidos no intuito de propor novas alternativas uma vez que cada ema das citadas possui alguns entraves a exemplo da energia solar que tem um custo ainda elevado e da energia nuclear com seu problema de armazenamento do lixo nuclear e risco de acidentes.

Quais os benefícios da reciclagem?

A reciclagem contribui não só para a diminuição da poluição das águas solo e ar melhorando a limpeza das cidades e qualidade de vida da população mas também para prolongar a vida útil dos aterros sanitários melhorar a produção de compostos orgânicos gerar emprego e renda com a comercialização de materiais recicláveis e com a reutilização de diversos materiais (principalmente para artesanato) e acima de tudo contribui para a formação de uma consciência ecológica.

Existe alguma maneira de solucionar ou minimizar os efeitos em relação à emissão de resíduos em rios lagos e mares?

Sim. A tecnologia que polui também está sendo utilizada a favor da conservação da natureza. Diversas idéias já surgiram e vem surgindo para executar da melhor forma o tratamento de efluentes antes de serem jogados nos mananciais de água. Essa tecnologia já vem sendo usada nos projetos de esgotamento sanitário das cidades assim é possível não só levar os serviços de água potável encanada energia e esgoto para a população como também tratar esse esgoto antes de serem escoados.

O que são unidades de conservação?

Unidades de conservação são áreas com características naturais relevantes protegidas legalmente com objetivos de conservação e limites definidos sob regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. São classificadas como de proteção integral e de uso sustentável.

Que leis ambientais são regidas no nosso país?

A legislação ambiental no Brasil é uma das mais ricas do mundo. Dentre as diversas leis podemos citar: Código Florestal de 1965 (Lei n° 4.771) Zoneamento Industrial nas Áreas Críticas de Poluição (6.803/80) Política Nacional do Meio Ambiente instituída pela Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981 Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999) Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC pela lei nº 9.985/00 Lei 9.605 de 12/02/1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente Lei dos Agrotóxicos (nº 7.802 de 11/07/1989) Lei 9.433 de 08/01/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos.

O que fazer no caso de flagrar um crime ambiental em minha cidade?

Em caso de flagrante de crimes ambientais o cidadão pode entrar em contato com a Polícia Ambiental com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente ou com o IBAMA. Em casos de crimes em unidades de conservação pode-se contatar também o ICMBIO.

Conheça mais sobre estes órgãos e suas atuações nos sites do IBAMA e ICMBIO.

O que é crédito de carbono?

Crédito de carbono é um certificado emitido por países em desenvolvimento como o Brasil para cada tonelada de gases do efeito estufa que deixa de ser emitido ou que seja retirada da atmosfera. As Reduções Certificadas de Emissões podem ser comercializadas com países industrializados que não conseguem ou não desejam reduzir as suas emissões internamente. Assim estes países podem comprar o direito de poluir investindo em países em desenvolvimento. Esses projetos podem ser tanto de redução de emissões como os de reflorestamento e florestamento ou projetos que evitam a emissão desses gases como projetos de energia limpa.

O que é turismo sustentável?

Segundo a OMT turismo sustentável “é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras enquanto a integridade cultural a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro”

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