segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Campinas



PORTUGUÊS

RELATÓRIO
Jorge Miguel

Senhor Superintendente

Tendo sido designado por Vossa Senhoria para apurar as denúncias de irregularidades ocorridas no aeroporto de Marília, submeto à apreciação de Vossa Senhoria o relatório das diligências que nesse sentido efetuei.

No dia 23 de julho de 1988 dirigi-me ao senhor Raimundo Alves Correia, encarregado do aeroporto daquela cidade, para que permitisse fosse interrogado o funcionário João Romão, acusado de ter furtado uma máquina de escrever Olivetti n. 146.801, pertencente ao patrimônio do aeroporto. O acusado relatou-nos que realmente havia levado a máquina para casa na sexta-feira - 18 de março de 1988 - apenas para executar alguma tarefa de caráter particular. Não a devolveu na segunda-feira, dia 21de março, porque faltou ao serviço por motivo de doença. Quando retornou ao serviço dia 28 de março, devolveu a máquina. A doença do acusado está comprovada pelo atestado que segue anexo ao presente relatório; a devolução da máquina no dia 28 de março foi confirmada pelo senhor Raimundo Alves Correia.

Do exposto conclui-se que me parece infundada a acusação. Não houve vontade de subtrair a máquina, mas apenas negligência do acusado em levar para casa um bem público para executar tarefa particular. Foi irresponsável. Não cometeu qualquer ato criminoso.

Não me convence seja necessário impor-se a instauração de processo administrativo.

O funcionário deve ser repreendido pela negligência que cometeu. É o que me cumpre levar ao conhecimento de Vossa Senhoria.

Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe protestos de minha distinta consideração.

São Paulo, 25 de julho de 2008 - Cláudio da Costa

01- O relatório é um texto de tipo:

a)descritivo; b)narrativo; (C) c)argumentativo; d)dramático.

02- A finalidade principal do texto é:

a)orientar o superior na tomada de uma decisão; (C)
b)documentar oficialmente um ato irregular;
c)discutir um tema polêmico;
d)fornecer dados para uma investigação.

03- O estilo burocrático se caracteriza, entre outras coisas, pelo emprego de palavras desnecessárias; no primeiro parágrafo do texto são exemplos desse caso:

a)ocorridas; apreciação; relatório;
b)apreciação; relatório; nesse sentido;
c)relatório; denúncias; ocorridas;
d)nesse sentido; ocorridas; apreciação. (C)

04- Está inteiramente correta quanto à flexão verbal a frase:

a)Os parlamentares divergiram nos detalhes, mas conviram nos pontos essenciais.
b)Se eles requisessem revisão do processo, tê-la-iam conseguido.
c)Coalizaram-se as oposições, mas o Presidente interveio e obteve uma trégua. (C)
d)Pediu-nos que lhe expedíssemos os documentos antes que o superintendente os revesse.

05- A frase construída de forma inteiramente correta é:

a)Não apreciei o filme que tantos dizem ter gostado.
b)A exposição a que resolvi prestigiar era um desastre.
c)A peça cuja execução ele mais se esmerou foi a de Mozart.
d)Não é um romance por cujo estilo me sinta atraído. (C)

06- Numere os seguintes períodos, de modo a constituírem um texto coeso e coerente. Em seguida, indique a ordem correta.

( ) As Universidades Federais estão, quase todas, sucateadas; e além disso são consideradas inacessíveis pelos que não podem pagar colégios particulares, pois o ensino público de primeiro e segundo graus é de qualidade inferior ao prestado pelas escolas particulares.

( ) Os empresários do ensino organizam-se em entidades sem fins lucrativos e assim desfrutam da imunidade tributária. As exigências legais para esse fim, embora teoricamente bem formuladas nó art. 14 do CTN, são facilmente burladas, e a tentativa de controle pelas autoridades fazendárias intensifica o atrito entre o Estado e as escolas, inutilmente, porque estas geralmente se encontram amparadas na lei, cumprindo, formalmente, suas exigências.

( ) Ora mais, ora menos intenso, permanente tem sido o conflito entre os que se dedicam, como empresa, à atividade educacional, e aqueles que carecem da prestação de ensino e por ela não podem pagar o preço cobrado.

( ) Não obstante obrigado pela Constituição a aplicar, a União pelo menos dezoito, e os estados e municípios pelo menos vinte e cinco por cento de suas receitas de impostos, o governo não tem conseguido atender à demanda, e assim tem procurado, inutilmente, controlar o preço do ensino privado.

( ) Os mais abastados, assim, pagam o ensino até o segundo grau, e desfrutam da universidade pública gratuita. Os menos abastados, obrigados a ingressar na universidade privada, terminam por fazer um curso deficiente.
(Hugo de Brito Machado - Direito & Justiça, 11/8/97, com cortes)

a)5 – 4 – 3 – 1 – 2
b)4 – 3 – 1 – 2 – 5 (C)
c)3 – 5 – 2 – 4 – 1
d)1 – 3 – 4 – 2 – 5

07- Marque o item em que ambos os períodos estão gramaticalmente corretos.

a)A partir do momento em que se instituíram os estados modernos sobre as ruínas do mundo feudal e as finanças foram perdendo o seu caráter secreto, a atenção dos pensadores e dos homens públicos se deteve no fato de crescerem ininterruptamente as despesas públicas./ A partir do momento que se instituíram os estados modernos sobre as ruínas do mundo feudal e as finanças foram perdendo o seu caráter secreto, a atenção dos pensadores e dos homens públicos se deteve no fato de crescerem ininterruptamente as despesas públicas.

b)Essa contínua agravação dos gastos foram inúmeras vezes increpadas aos governos e nesta censura incorreram, não raro, os mesmos críticos, quando lhes tocou o poder. / Essa contínua agravação dos gastos foi inúmeras vezes increpadas aos governos e nesta censura incorreram, não raro, os mesmos críticos, quando lhes tocou o poder.

c)A parcimônia nos gastos públicos constituíram sempre a nota encontradiça em quase todos os programas de partidos e plataformas de candidatos, que, as mais das vezes, foram sinceros nesses propósitos . / A parcimônia nos gastos públicos constituiu sempre a nota encontradiça em quase todos os programas de partidos e plataformas de, candidatos, que, as mais das vezes, foram sinceros nesses propósitos.

d)O fenômeno do crescimento ininterrupto das despesas públicas reflete uma ilusão do observador quando não analisa as causas./ O fenômeno do crescimento ininterrupto das despesas públicas reflete uma ilusão do observador quando não se analisam as causas. (C)

(Baseado em Aliomar Baleeiro)

08- Leia o texto seguinte:

Segundo técnicos do Ministério do Trabalho, as cooperativas fraudulentas têm proliferado várias regiões do país, nos diversos seguimentos, principalmente na área rural. Segundo a coordenadora de Projetos Especiais do Ministério "como estão sendo utilizadas, essas organizações disvirtuam o conceito básico de cooperativa"
(LIDA, Revista do Ministério do Trabalho. Maio/junho 1997, com adaptações)

Com relação à ortografia, pode-se afirmar que ocorre (m) no texto:

a)um erro b)dois erros (C) c)três erros d)quatro erros

09- Marque o item que apresenta um trecho do texto com erro de sintaxe ou de pontuação.

a)a)A maior parte dos economistas tem concordado, há muito tempo, com o fato de o livre comércio é uma coisa boa, mas alguns políticos, empresários e economistas ,adotam hoje, uma opinião diferente. (C)

b)A nova tecnologia, dizem eles, está prejudicando a causa do livre comércio, ao facilitar a transferência de capital e tecnologia através de fronteiras. dando aos países em desenvolvimento, onde os salários são baixos, acesso as melhores técnicas de produção.

c)Ao mesmo tempo, indicam eles, as telecomunicações modernas permitem que empresa - não apenas na indústria, mas também nos serviços - transfiram a produção para onde quer que o trabalho seja mais barato, sem perda de contato com o escritório central.

d)Alguns economistas dizem que isso invalida a clássica teoria de comércio, segundo a qual capital e tecnologia não se movimentam com facilidade entre países.

(LIDA, Revista do Ministério do Trabalho. Maio/junho 1997, com adaptações)

10- Indique, entre os itens (sublinhados), o que contém erro gramatical ou impropriedade vocabular.

A história está cheia de previsões sobre o desemprego em massa que seria causado por novas máquinas. Na Grã-Bretanha, no início do século XIX, os adeptos de Nedd Ludd estraçalharam (A) os teares mecânicos e as máquinas de fiar que ameaçavam seu meio de vida. Na década de 1930, a culpa pelas longas filas dos fundos sociais foi atribuída à (B) automação das fábricas. Nos anos 1940, Nerbert Weiner, um pioneiro da computação, previu que os computadores criariam desemprego numa (C) escala que faria a Grande Depressão parecer um piquenique. Hoje, novos catastrofistas prevêm (D) um futuro de desemprego à medida que robôs e computadores assumem o controle do trabalho.

(LTDA. Revista do Ministério do Trabalho. Maio/Junho de 1997. com adaptações)

a)A b)B c)C d)D (C)

CONHECIMENTOS GERAIS

11- Maria não ir ao teatro é condição suficiente para João ir ao clube. Maria ir ao teatro é condição suficiente para Miguel ir ao cinema. João não ir ao clube é condição necessária para Miguel ir ao cinema. Miguel não ir ao cinema é condição necessária para João não ir ao clube. Sendo assim:

a)João vai ao clube, Maria não vai ao teatro, e Miguel não vai ao cinema. (C)
b)João não vai ao clube, Maria não vai ao teatro, e Miguel não vai ao cinema.
c)João vai ao clube, Maria não vai ao teatro, e Miguel vai ao cinema.
d)João não vai ao clube, Maria vai ao teatro, e Miguel vai ao cinema.

12- Um aluno de química, ao realizar uma experiência, formou uma massa de 10kg composta somente por água e por um produto X. 90% dessa massa era constituída de água. Após um processo de aquecimento da massa, o aluno verificou que apenas a água foi eliminada e que a participação desta na massa foi reduzida a 80%. O peso final total da massa, após o processo de aquecimento foi igual a:

a)5kg (C) b)2kg c)3kg d)4kg

13- Sabe-se que enchendo 72 garrafas, cada uma com capacidade de 0,80 L, é possível engarrafar todo o líquido de um reservatório. Se o volume de cada garrafa fosse 900 cm3, o número de garrafas utilizadas seria:

a)640 b)90 c)86 d)64 (C)

14- Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária.


Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. Após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico ao lado. No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevivência ocorreu entre os dias

a)2 e 4. b)4 e 6. c)6 e 8. d)8 e 10. (C)

15-




As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte idéia:

a)Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados. (C)
b)Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.
c)Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
d)Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

16- Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador.

Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.

(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que:

a)as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.

b)o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.

c)o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas. (C)

d)as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.

TEXT

It’s long been part of folk wisdom that birth order strongly affects personality, intelligence and achievement. However, most of the research claiming that firstborns are radically different from other children has been discredited, and it now seems that any effects of birth order on intelligence or personality will likely be washed out by all the other influences in a person’s life. In fact, the belief in the permanent impact of birth order, according to Toni Falbo, comes from the psychological theory that your personality is fixed by the time you’re six. That assumption simply is incorrect.

17- According to the text,

a)birth control becomes part of folk wisdom.
b)wise people say that birth order controls personality .
c)the order of birth is a sign of wisdom nowadays.
d)birth order has nothing to do with intelligence and personality. (C)

18- The text says that

a)a person’s life is influenced by many things in his lifetime. (C)
b)a firstborn child is radically like other children.
c)intelligence and personality are effects of permanent impact of birth order.
d)birth control influences a person’s life in many things.

19- Complete the sentence and find the correct alternative.
That yellow sweater is not ________ and it’s not_________; it is ______.

a)Mine; him; hers
b)Yours; hers; mine (C)
c)My; her; your
d)Mine; hers; your

20- “People assume too easily that politics solve all human problems. No one ought ever to make so false an assumption.”

Reescrevendo-se o trecho acima na voz passiva, a forma correta será:

a)Too easily politics have assumed to solve all human problems. An assumption so false no one ought to have made.

b)Politics are assumed too easily to solve all human problems. So false an assumption ought never to be made. (C)

c)That politics have been assumed too easily to solve all human problems. So false an assumption no one ought not to have made.

d)Politics solving all human problems are being assumed too easily by people. Never so false an assumption ought being made.

INFORMÁTICA

Nas questões a seguir, considere a configuração padrão de software e hardware nas versões em português, a menos quando especificado em contrário.

21- Observe a figura a seguir extraída no MS-Word 2000. Note a posição do cursor.


Para apagar apenas a letra w da palavra hardware; deve-se:

a)pressionar a tecla Back Space (C)
b)pressionar a tecla Delete;
c)utilizar as teclas Ctrl em conjunto com Back Space)
d)utilizar as teclas Shift em conjunto com Delete.

22- Observe a figura a seguir extraída do MS-Word 2000.


Para eliminar as marcas de espaço e de parágrafo, deve-se pressionar o seguinte botão da barra de ferramentas:
a)




b)




c)




d)







23- Considere as seguintes afirmativas sobre a barra de inicialização rápida do MS-Windows 2000:

I)Esta barra é utilizada para incluir atalhos para os programas e/ou aplicativos.
II)O usuário não deve incluir e/ou remover itens manualmente desta barra sobre o risco de criar instabilidade no Windows.
III)Os ícones que estão presentes nela representam programas que estão sendo executados.
IV)Sua posição padrão é ao lado do menu Iniciar.
V)Se oculta, os programas ficam mais lentos.

O número de afirmativas corretas é:

a)1 b)2 (C) c)3 d)4

24 - As duas figuras a seguir foram extraídas do MS-Excel 2000 em português:



A expressão “=soma(Abacate; Abacaxi)” (sem as aspas) terá como resultado:

a)17 (C) b)34 c)46 d)73

25 - Ao se informar que a interface de rede de um microcomputador trabalha à velocidade de 100M, isso significa que a taxa de transferência é de:

a)100.000 bits por segundo;
b)100.000 bytes por segundo;
c)100.000.000 bits por segundo; (C)
d)100.000.000 bytes por segundo;

26 - Observe o trecho de uma planilha MS Excel 2000 na figura a seguir.

Suponha que as células E2, F2 e G2 foram preenchidas com as fórmulas apropriadas para calcular a menor nota, a maior nota e a média das notas do estudante chamado Bernardo (não foram usadas referências absolutas nas fórmulas). Em seguida, estas mesmas células (E2:G2) foram selecionadas e a alça de preenchimento foi arrastada até a linha 6. Após essas operações, o valor da célula G6 é:

a)6,0 b)6,7 c)7,0 (C) d)8,7

27 - Um recurso importante do sistema operacional MS Windows é a memória virtual. A correta definição de memória virtual é:

a)memória RAM usada pelas placas de vídeo on board;

b)memória muita rápida usada para a leitura em avanço de trechos da memória RAM que, provavelmente, serão logo em seguida utilizados pelo processador;

c)recurso de hardware usado para virtualmente duplicar a memória física existente. O truque consiste em, num mesmo ciclo, efetuar duas leituras simultâneas na memória;

d)armazenamento temporário em memória secundária usado pelo computador para executar programas que precisam de mais memória RAM do que a máquina tem disponível. (C)

28 - No MS Word 2000, a opção Versões... do menu Arquivo permite:

a)abrir documentos gerados em versões anteriores do MS Word;
b)baixar automaticamente versões mais atuais do MS Word;
c)gerenciar as versões existentes do documento corrente; (C)
d)promover revisões no documento, mantendo lado a lado o texto original e as alterações feitas.

29 - Você recebe um e-mail de seu amigo Pedro comunicando que ele finalmente tem um computador e uma conta de e-mail (pedro@gmail.com). Você resolve felicitá-lo, mas, ao responder ao e-mail, percebe no campo “Para:” o endereço pedro@gmeil.com
A diferença entre os dois endereços de e-mail se deve, provavelmente, a:

a)a primeira forma do endereço serve para enviar mensagens e a segunda para recebê-las;

b)seu amigo digitou o endereço errado ao configurar as propriedades da conta no programa cliente de correio eletrônico; (C)

c)o servidor de correio eletrônico de seu amigo deve ter as duas formas registradas e as usa para balancear a carga nos servidores;

d)o corretor ortográfico de seu programa cliente de correio eletrônico deve estar ligado e efetuou automaticamente a “correção”;

30- Analise as seguintes afirmações relativas ao Windows.

I. O excesso de fragmentação de arquivos no disco rígido pode fazer com que o equipamento se torne lento e instável. O Windows possui uma ferramenta para resolver esse problema.
II. O Windows oferece opção de carregar um programa para a memória no momento de sua inicialização.
III. Os arquivos existentes na Lixeira podem ser restaurados ou apagados definitivamente do disco.
IV Quando o ponteiro do mouse adquire a forma de uma ampulheta, isso significa que o processador está à espera de um comando.

São verdadeiras as afirmações:

a)I, II e III. (C)
b)I, II e IV.
c)II, III e IV.
d)I, II, III e IV.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31- Uma das reivindicações do SEBRAE-SP, que foi prevista no artigo 12 do Estatuto da Microempresa, é a chamada dupla visita do fiscal trabalhista. Assinale a alternativa que contenha o correto significado da dupla visita do fiscal trabalhista:

a)Dupla visita do fiscal trabalhista significa o empresário só poderá ser autuado se receber mais de duas visitas do fiscal trabalhista.

b)Significa que o fiscal trabalhista somente poderá autuar o empresário caso este não regularize a situação após ter sido previamente orientado. (C)

c)Significa que o fiscal trabalhista não poderá autuar o empresário que tenha recebido uma visita dupla.

d)Significa que o fiscal trabalhista somente poderá autuar o empresário caso a fiscalização seja feita em dupla.

32- O Estatuto da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte prevê tratamento diferenciado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no que diz respeito ao registro de produtos. Assinale a alternativa correta com relação a este tratamento diferenciado:

a)Dispensa integralmente Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do registro de produtos.

b)Estabelece prazo máximo de 60 dias para os órgãos fiscalizadores de registro de produtos procedam análise e licenciamento a que estiverem sujeitas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

c)Estabelece prazo máximo de 30 dias para os órgãos fiscalizadores de registro de produtos procedam análise e licenciamento a que estiverem sujeitas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. (C)

d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

33- De acordo com o Estatuto da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte, microempresas e empresas de pequeno porte estariam dispensadas do cumprimento de algumas obrigações acessórias previstas na legislação trabalhista. Assinale a alternativa que aponte corretamente alguma destas obrigações que foram dispensadas:

a)Afixação de quadro de horário de trabalho dos empregados, exceto do menor.
b)Anotações das férias dos empregados em livros ou ficha de registro no momento da concessão.
c)Manutenção do livro de inspeção do trabalho.
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas. (C)

34- As afirmativas abaixo abordam as medidas de apoio creditício a microempresas e empresas de pequeno porte previstas no Estatuto da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte:

I-Os bancos comerciais públicos e os bancos múltiplos públicos com carteira comercial e a Caixa Econômica Federal manterão linhas de crédito específicas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte.
II-O Poder Executivo federal proporá, sempre que necessário, medidas no sentido de melhorar o acesso das microempresas e empresas de pequeno porte aos mercados de crédito e de capitais.
III-Para fins de apoio creditício às operações de comércio exterior das microempresas e das empresas de pequeno porte, serão utilizados os mesmos parâmetros de enquadramento do sistema Simples de Impostos.

Com relação as afirmativas acima, podemos afirmar:

a)Apenas a alternativa I está correta.
b)As alternativas II e III estão corretas.
c)As alternativas I e III estão corretas.
d)As alternativas I e II estão corretas. (C)

35- Com relação ao estímulo à Inovação, podemos afirmar que o Estatuto da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte:

a)Nada prevê com relação ao estímulo à inovação.

b)Prevê a manutenção programas específicos para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive quando estas revestirem a forma de incubadoras. (C)

c)Prevê isenção total de IPI e Cofins incidentes na aquisição de equipamentos, aparelhos e instrumentos adquiridos por microempresas ou empresas de pequeno porte que atuem no setor de inovação tecnológica.

d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

36- A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será gerido pelo Comitê Gestor de Tributação da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, composto por:

a)Entidades representativas dos empresáriois de microempresas e empresas de pequeno porte.
b)Representantes da União, representantes dos Estados e do Distrito Federal e representantes dos Municípios. (C)
c)Representantes da Congresso Nacional.
d)Nenhuma das alternativas anteriores.

37- O artigo 2°da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê a instalação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Sobre este fórum, podemos afirmar:

a)Tratará de espectos tributários relacionados às micreompresas e empersas de pequeno porte.
b)Será composto exclusivamente por órgãos municipais e estaduais.
c)Orientará e assessorará a formulação e coordenação da política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. (C)
d)Será presidido e coordenado pelo Ministério da Economia.

38- Em decorrência da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, foi analisada uma possível perda de recursos para as entidades do chamado “Sistema S”, do qual faz parte o SEBRAE. Assinale a alternativa correta.

a)O ”Sistema S” nada perderá em termos de arrecadação.

b)As micreompresas e empersas de pequeno porte optantes do Simples, por conta da criação do Simples Nacional (o Super Simples) deixaram de contribuir para o “Sistema S”.

c)A ampliação do limite de receita bruta anual, para efeito de enquadramento como microempresa e epresa de pequeno porte, já estáva em vigor desde a edição da chamada “Medida Provisória do Bem”, assim sendo, esta alteração advinda da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa não se constituiu em novo impacto na arrecadação do “sistema S”. (C)

d)Todas as alternativas anteriores estão erradas.

39-O acesso das micreompresas e empersas de pequeno porte ao crédito e a outros serviços junto a instituições financeiras deverá ser facilitado por algumas medidas que estão previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Dentre tais medidas podemos citar:

a)Programas de treinamento, desenvolvimento gerencial e capacitação tecnológica.
b)Criação do Sistema Nacional de Garantias de Crédito.
c)Linhas de crédito mais adequadas à realidade das micreompresas e empersas de pequeno porte.
d)Todas as alternativas anterirores estão corretas. (C)

40- O SEBRAE orienta sempre os empreendedores que pretendem abrir um novo negócio no sentido de que elaborem um plano de negócios. A elaboração do plano de negócios guarda relação direta com um dos grandes objetivos do SEBRAE no apoio às microempresas e empresas de pequeno porte. Assinale a alternativa abaixo que cita corretamente esta relação:

a)A elaboração de um plano de negócios, quando da abertura de um negócio, pode elevar o número de empreendimentos de sucesso, reduzindo, assim, a mortalidade das novas empresas. (C)
b)Elaborar um plano de negócios pode reduzir a burocracia.
c)O plano de negócios é a certeza de um empreendimento de sucesso.
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

41- Nem sempre aquela que parece ser uma boa idéia se torna, na prática, um bom negócio. O ideal é que se reduza o máximo o risco de se investir em uma idéia que tem pouca chance de ser transformada em um empreendimento de sucesso. Uma das formas de se reduzir este risco é:

a)Observação e formação acadêmica.
b)Atitudes ousadas e corajosas, características de um bom empreendedor.
c)Encarar o risco, pois o bom empreendedor sabe que ele faz parte de qualquer negócio.
d)Elaborar um plano de negócios, o que reduz o risco do empreendimento e pode, por conta de simulações prévias, evitar o investimento em idéias inviáveis em termos empresariais. (C)

42- Com base nas seguintes afirmativas sobre a elaboração de um plano de negócios no processo de abertura de um negócio:

I-Permite ao empreendedor conhecer todos os pontos fortes e fracos do futuro negócio.
II-Facilita a apresentação do negócio a fornecedores e clientes potenciais.
III-Permite avaliar o empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.
IV-Elaborar um plano de negócios só é aconselhável em se tratando de empreendimentos de elevado grau de complexidade.

Assinale a alternativa correta:

a)Apenas as afirmativas I e II não são verdadeiras.
b)Apenas a afirmativa IV é falsa. (C)
c)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
d)Apenas a alternativa IV é verdadeira.

43- A elaboração de um Plano de Negócios, visando a abertura de uma nova empresa, passa por algumas ações descritas nos itens abaixo:

I-Redação de um resumo executivo, determinação da missão da empresa e definição do negócio.
II-Definição do produto, identificação do público alvo, análise de oportunidades e ameaças.
III-Análise de clientes, fornecedores e concorrentes.
IV-Estratégia de distribuição, políticas de preços e de propaganda.
V-Definição quantitativa e qualitativa da equipe de capital humano.

Com relação as ações descritas nos itens acima, podemos afirmar:

a)As ações dos itens I, IV e V referem-se aos aspectos operacionais contemplados em um Plano de Negócios.
b)O item III descreva a primeira ação a ser executada quando da elaboração de um Plano de Negócios.
c)As ações descritas nos itens II e III fazem parte do Plano de Marketing contido em um Plano de Negócios. (C)
d)As ações descritas nos itens I, II, III, IV, e V fazem parte do Plano de Vendas contido em um Plano de Negócios.

44- Com relação a atuação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas nos setores do Comércio, de Serviço e Industrial. Podemos afirmar:

a)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas atua no Setor de Serviços.
b)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas atua no Setor Industrial.
c)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atua no Setor Comercial. (C)
d)A soma das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atuam no Setores Industrial e de Serviços supera o total das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atuam no Comércio.

45- Com base nas características abaixo relacionadas:

I-Produtos e Serviços de baixo preço unitário.
II-Escalas de produção muito baixas.
III-Aplicação de tecnologia de domínio público.

Assinale a alternativa correta:

a)Apenas as características relacionadas no ítem I são características comuns nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas.
b)Apenas as características relacionadas nos itens I e II são características comuns nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas.
c)Apenas as características relacionadas nos itens II e III são características comuns nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas.
d)As características relacionadas nos itens I, II e III são características comuns nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas. (C)

46- Assinale a alternativa abaixo que expresse uma realidade sobre as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas.

a)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atuam no setor Industrial pertence aos segmentos de Construção Civil (edificações) e Confecções. (C)
b)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atuam no setor Industrial pertence ao segmento da Indústria Gráfica.
c)A maioria das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas que atuam no setor Industrial pertence ao segmento da Indústria Alimentos e Bebidas.
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

47- Em termos de geração de postos de trabalho no Estado de São Paulo, podemos afirmar:

a)As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas abrigam a maioria das ocupações formais e informais. (C)
b)As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas abrigam a minoria das ocupações formais e informais.
c)Se consideramos apenas os trabalhadores com registro em carteira, as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas respondem por menos da metade desse grupo de trabalhadores.
d)As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte paulistas, embora representem a grande maioria da quantidade de mepresas no Estado, ainda têm participação irisória na quantidade de postos de trabalho gerados.

48- Assinale a alternativa correta.

a)Projetos nunca nascem de sonhos, sempre respondem a exigências obrigatórias
b)Sonhos, como por exemplo, as inovações tecnológicas são sempre implantadas por meio de projetos. (C)
c)Projetos não visam apenas resolver problemas, é preciso incluir algum sonho.
d)Melhorias contínuas de processos nunca são aprimoradas por meio de projetos.

49- Identifique a alternativa correta:

a)Autoridade é usar o poder de recompensar os membros da equipe de um projeto.
b)Influência é a principal forma de liderar um projeto.
c)Poder é uma forma de usar a potência da equipe do projeto.
d)Nenhuma das anteriores está correta. (C)

50- O atual contexto empresarial envolve elevados graus de complexidade, risco e incerteza. Assinale a alternativa que cite componentes resultantes de uma administração focada em projetos e que atendem as exigências impostas por este cenário.

a)Baixa flexibilidade, com pouca alteração das ações rotineiras.
b)Foco na utilização de equipes reduzidas de trabalho.
c)Pró-atividade e foco em resultados. (C)
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Nenhum comentário: