quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Analista de comunicação - específico


PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE NÍVEL TÉCNICO SUPERIOR
FUNÇÃO: ANALISTA DE COMUNICAÇÃO - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
JAN./2009

1) No mundo online, os computadores podem estar ligados através de redes
denominadas Internet, Intranet ou Extranet. Assinale qual das respostas abaixo
define o que é cada uma dessas redes, respectivamente:

a) Rede mundial de computadores; ligação entre uma rede interna e outros
computadores fora desta rede; rede interna de computadores.

b) Ligação entre uma rede interna e outros computadores fora desta rede; rede mundial
de computadores; rede interna de computadores.

c) Rede mundial de computadores; rede interna de computadores; ligação entre uma
rede interna e outros computadores fora desta rede. * (C)

d) Rede interna de computadores; rede mundial de computadores; ligação entre uma
rede interna e outros computadores fora desta rede.

2) Atualmente, a opção de maior custo para a conexão à Internet é:

a) ADSL
b) Linha telefônica
c) Satélite * (C)
d) Cable Modem

3) Quando o endereço de uma página na internet é precedido pela expressão
"https”, o “s” significa:

a) Navegação em alta velocidade
b) Navegação segura * (C)
c) Acesso protegido por senha
d) Página de conteúdo adulto

4) Utilizados por diversos sites, os “cookies” são:

a) Arquivos criados pelos sites e guardados em seus próprios servidores para armazenar as informações recolhidas sobre os usuários.

b) Arquivos criados pelos sites e guardados nos computadores dos usuários para
armazenar as informações recolhidas sobre esses usuários. * (C)

c) Vírus especializados em roubar informações pessoais armazenadas na máquina do
usuário.

d) Sistemas de segurança utilizados por sites seguros para garantir a privacidade do
usuário.

5) Um e-mail que direciona o usuário a uma página falsa da internet é denominado:

a) Spyware
b) Cavalo de Tróia
c) Hoax
d) Phishing * (C)

6) No portfólio de publicações de uma instituição, que nível de importância deve
ser dado às publicações online?

a) Nenhum. Apesar do advento de novas tecnologias, o público ainda se informa
essencialmente através de publicações impressas.

b) Pequeno. As publicações online têm potencial de crescimento, mas ainda não
representam parcela expressiva entre as fontes de informação do público.

c) Médio. Já há leitores suficientes para justificar a manutenção de uma publicação
institucional online, mas os veículos impressos ainda devem receber a maior parcela da atenção e dos investimentos em comunicação.

d) Alto. Cada vez mais o público recorre aos meios de comunicação online para se
informar sobre assuntos de seu interesse. Esta tendência cresce rapidamente e faz dos
meios online um canal estratégico para a comunicação das instituições. * (C)

7) Os meios de comunicação online têm como uma de suas características a grande
velocidade em que as informações podem ser publicadas. Sendo assim, os leitores
deste tipo de mídia acostumaram-se a ver notícias publicadas momentos após os
fatos terem ocorrido. Neste contexto, a postura do profissional de comunicação que
trabalha em um veículo online deve ser:

a) Publicar as notícias o mais rápido possível.

b) Não se importar com a velocidade de publicação e sim com a qualidade e a precisão
das informações.

c) Procurar ser ágil na publicação sem, contudo, comprometer a qualidade e a precisão
das informações. * (C)

d) Publicar as notícias o mais rápido possível, corrigindo posteriormente possíveis
erros.

8) Qual a melhor forma de incluir uma anotação em um texto online?

a) Em uma nota de pé de página
b) Em um weblink * (C)
c) Ao final do texto
d) Entre parêntesis

9) Qual programa abaixo NÃO pode ser utilizado para edição em HTML?

a) Dreamweaver
b) Front Page
c) Paint * (C)
c) Notepad

10) Qual dos itens abaixo NÃO representa vantagem do texto online sobre o impresso?

a) Possibilidade de atualização e correção após publicado
b) Menor prazo para publicação
c) Maior conforto durante a leitura * (C)
d) Possibilidade de inserção de comentários

11) Cada vez mais veículos online têm oferecido conteúdo multimídia, como fotos,
vídeos e gravações de áudio. Qual a melhor forma de utilização deste tipo de
conteúdo em uma publicação institucional online?

a) A publicação deve ater-se a publicar textos, deixando as demais formas de
comunicação a cargo de outros veículos, como TV e rádio.

b) A publicação deve concentrar-se na publicação de textos, utilizando outras formas
de comunicação apenas como complemento.

c) A publicação deve concentrar-se no oferecimento de material multimídia, que são
mais atraentes ao público.

d) A publicação deve utilizar todas as formas disponíveis de comunicação, avaliando
em cada caso qual delas será privilegiada. * (C)

12) Que tipo de programa é utilizado para leitura de "feeds RSS"?

a) Reprodutor
b) Editor
c) Agregador * (C)
d) Manipulador

13) Como se chama o elemento utilizado entre parágrafos dentro de um mesmo
texto?

a) Título
b) Subtítulo
c) Chamada
d) Intertítulo * (C)

14) Nos meios de comunicação online não há custo com impressão, portanto não há
mais limitação orçamentária para o tamanho dos textos publicados. Tendo em vista esta nova realidade, os editores de veículos online devem:

a) Publicar textos longos, que tragam o máximo possível de informações sobre o
assunto em pauta.

b) Publicar textos curtos, uma vez que a leitura de longos textos na tela do computador torna-se cansativa.

c) Publicar textos médios, que transmitam grande quantidade de informação sem
cansar o leitor.

d) Publicar textos curtos, seguidos de links para outros textos com informações
complementares. * (C)

15) A proteção instalada em computadores e/ou servidores para evitar invasão de
hackers durante a navegação na internet é denominada:

a) Antivírus
b) Firewall * (C)
c) Antispam
d) TCP/IP

16) Cada página na internet possui endereço único, que é chamado de:

a) E-mail
b) Servidor
c) Home page
d) URL * (C)

17) A velocidade de download de uma página ou arquivo da internet é medida em:

a) Bits por segundo * (C)
b) Bytes por minuto
c) Bytes por segundo
d) Bits por minuto

18) As vendas online têm crescido anualmente no Brasil. Assinale o fator que NÃO
contribuiu para este crescimento:

a) Aumento do número de computadores conectados à internet.
b) Aumento da confiança nos sites de venda online.
c) Possibilidade de realizar pesquisas pelas melhores ofertas nas lojas online.
d) Diminuição da carga tributária para vendas online * (C)

19) Segundo a pesquisa anual IBOPE/NetRatings, no final de 2008 quantos brasileiros tinham acesso à internet, seja a partir de casa ou fora dela?

a) Entre 40 milhões e 50 milhões * (C)
b) Mais de 50 milhões
c) Entre 30 milhões e 40 milhões
d) Menos de 30 milhões

20) Em qual dos lugares abaixo os consumidores pagam mais caro por uma conexão em banda larga à internet?
a) EUA
b) Turquia
c) Japão
d) Brasil * (C)

Nenhum comentário: