quarta-feira, 16 de junho de 2010

5ª SALÃO DO TURISMO - Núcleo do Conhecimento

Você sabe que está se tornando maravilhosamente madura(o) quando...

01. Você e seus dentes não dormem juntos.
02. Você tenta esticar as pregas nas suas meias e descobre que não está usando nenhuma.
03. Na hora do café da manhã você escuta snap, crack, pop e você não está comendo cereal.
04. Precisa de duas tentativas para se levantar do sofá
05. Quando sua ideia de uma noite fora é ficar sentado no quintal.
06. Quando 'happy hour' é tirar uma soneca.
07. Está de férias e sua energia acaba antes do seu dinheiro.
08. Diz alguma coisa para seus filhos que sua mãe dizia para VC e que VC sempre odiava..
09. Tudo que quer de aniversário é não ser lembrado da sua idade.
10. A sua idéia de levantamento de peso é ficar de pé.
12. Sua memória está mais curta e suas queixas mais longas.
13. Seu livro de endereços tem mais nomes que começam com Dr.
14. Senta-se numa cadeira de balanço e não consegue fazê-la balançar.
15. O farmacêutico se tornou seu novo melhor amigo.
17. Ser sortudo significa que encontrou seu carro no estacionamento.
18. O brilho nos seus olhos é meramente o reflexo do sol nos seus bifocais.
19. Tudo dói, e o que não dói - não funciona.
20. Procura por seus óculos durante meia hora e eles estavam no alto da sua cabeça o tempo todo.
21. Vc afunda seus dentes num pedaço de carne e seus dentes ficam lá.

Algumas traduções...

Alemão:
Abrir a porta: destranken.
Bombardeio: bombascaen.
Chuva: gotascaen.
Sogra: arrjjj.
Vaso: frasko.

Árabe:
Metralhadora: Allavai abalabalabalabalabala.
Elevador: alicima vai
Beijo: saliva-vai-saliva-vem.
Necessito um banho: molhamed.

Russo:
Conjunto de árvores: boshke.
Inseto: moshka.
Cão comendo Donuts: Troski maska roska.
Piloto: simecaio patatof.
Prostituta: Lewinsky.
Sogra: storvo.
Viúva jovem: vagina seminôva.

Fobias

Automatonofobia - medo das estátuas de cera, criaturas animadas - tudo o que represente um ser vivo.
Aulofobia - medo das flautas.
Antofobia - medo das rosas
Aviofobia ou Aviatofobia - medo de voar.
Autofobia - medo de estar só.
Automisofobia - medo de estar sujo.
Aurofobia - medo do ouro.
Atazagorafobia - medo de ser ignorado ou esquecido.
Atefobia - medo das ruínas.
Atelofobia - medo da imperfeição.
Assimetrifobia - medo das coisas assimétricas.
Astenofobia - medo de desmaiar.
Arsonofobia - medo do fogo.
Arrenofobia - medo dos homens.
Aritmofobia - medo dos números.
Aracnofobia - medo das aranhas.
Apifobia - medo das abelhas.
Apeirofobia - medo do infinito.
Anuptafobia - medo de ficar solteiro.
Antlofobia - medo das inundações.
Antrofobia ou Antofobia - medo das flores.
Angrofobia - medo de ficar zangado.
Anemofobia - medo das correntes de ar ou do vento.
Androfobia - medo dos homens.
Anablefobia - medo de olhar para cima.
Amicofobia - medo das aranhadelas ou de ser arranhado.
Amnesifobia - medo da amnésia.
Ambulofobia - medo de andar.
Amaxofobia - medo de andar de carro.
Altofobia - medo das alturas.
Alodoxafobia - medo das opiniões.
Aliumfobia - medo do alho.
Alectorofobia - medo das galinhas.
Ailurofobia - medo dos gatos.
Agrizofobia - medo dos animais selvagens.
Agliofobia - medo das dores.
Ablutofobia - medo de lavar-se ou de tomar banho.

Estruturando a Oferta Turística - Curso ABAV


1) Em relação à comercialização de produtos, é CORRETO afirmar:
a) O produto é algo tangível para o cliente, ou seja, ele tem uma idéia clara acerca do que está comprando antes de decidir pela compra.
b) Caso não realize vendas hoje, posso tentar recuperar estas vendas amanhã.
c) A propriedade se transfere com a compra.
d)Todos os itens estão corretos.

2) Em relação à comercialização de serviços, podemos afirmar:
a) Caso não venda os lugares disponíveis no tour que parte hoje, podemos recuperar estas vendas amanhã.
b) Basta apresentarmos um folheto de um hotel para convencer o cliente pela contratação do mesmo.
c) A tangibilidade é uma característica do serviço.
d) A satisfação do cliente está relacionada ao cumprimento e à superação das expectativas do cliente em relação aos serviços prestados.

3) Em relação aos cuidados na comercialização de serviços turísticos, julgue os itens a seguir:
Se um cliente lhe pergunta como é o hotel que está incluso no pacote turístico que pretende contratar, a forma de prestar um atendimento com qualidade é:
a) É muito bom... veja o site.
b) É muito bom... o senhor vai adorar!
c) É um hotel de categoria turística superior.
d) É um hotel confortável (categoria turística superior), serve um bom café da manhã (buffet), possui infra-estrutura adequada ao lazer (piscinas, quadras poliesportivas, equipamentos náuticos, etc.) é localizado a beira mar e a 10 minutos do centro da cidade. Veja o site do hotel aqui!

4) Analisando o trecho da história de Alice no País das Maravilhas, podemos afirmar que ela nos remete a conceitos relacionados a:
a) Planejamento.
b) Definição de objetivos.
c) Estratégia.
d) Todos os itens.

5) Em relação à segmentação de mercado, é ERRADO afirmar:
a) É fácil determinar uma estratégia de vendas para todo tipo de cliente.
b) Segmentação de mercado é uma decisão estratégica da empresa.
c) Podem ser levadas em consideração variáveis geográficas, de comportamento, de perfil do consumidor ou de pessoa jurídica.
d) É necessário definir que parte do mercado estará destinada ao seu negócio.

6) Em relação à segmentação de mercado, é importante:
a) Definir exatamente qual o público que sua empresa deseja atingir.
b) Monitorar as respostas do mercado através do estudo de histórico de vendas perfil do cliente apontado pelo seu cadastro de clientes.
c) fazer comparação e acompanhamento do comportamento do seu cliente, verificando se não existe deslocamento de clientes em seu segmento.
d) Todos os itens.

7) Em relação à pesquisa de mercado, podemos afirmar:
a) É desnecessário avaliar a oferta de roteiros da concorrência.
b) É irrelevante observar a quantidade de transportadoras aéreas operando o destino a ser trabalhado.
c) É importante acompanhar informações econômicas e políticas do destino pretendido, consultar publicações especializadas, realizar uma viagem ao destino.
d) É interessante copiar o que todo mundo faz, não se preocupando em inovar.

8) Em relação à negociação e formalização de contratos junto à fornecedores, quais procedimentos são importantes;
a) Definição de tarifas acordo, prazos e forma de pagamento.
b) Verificação da qualidade dos serviços.
c) Construção de uma relação de confiança.
d) Todas as opções acima.

9) Em relação ao Operador de Receptivo, podemos afirmar:
a) Elabora roteiros, contrata serviços de transporte e de hospedagem para enviar turistas para fora de seu local de atuação.
b) Atua como consultora de operadoras de outras localidades, indicando e contratando hotéis, transporte, atrações e outros serviços em sua região de atuação.
c) É especializado em atender empresas (contas correntes).
d) Promove a educação ambiental através do turismo ecológico.

10) Quais itens, que combinados, compõem o valor final de um roteiro turístico:
a) Tipo de transporte, hospedagem e guia.
b) Passagem aérea, hotel e tralados.
c) Os custos, a concorrência e a margem de lucratividade.
d) Transporte, hospedagem e city-tour.

11) Nos textos disponibilizados, vimos que não existe uma fórmula acabada para que determinada cidade ou localidade se torne uma potência do turismo. Quais itens são determinantes para o sucesso de um destino turístico?
a) Planejamento adequado da atividade turística.
b) Organização de eventos.
c) Infra-estrutura turística adequada.
d) Todos os itens.

12) Em relação ao assessoramento de operadores de emissivo no tocante aos produtos, serviços, tarifas e prazos, podemos afirmar que a melhor opção é:
a) Conhecer profundamente os serviços inclusos.
b) Dispor de informações detalhadas acerca das tarifas e taxas dos serviços a serem contratados.
c) Conhecer e informar prazos de reservas ao cliente.
d) É necessário o conhecimento profundo e detalhado, por parte da equipe de operações, dos serviços inclusos, tarifas, taxas e prazos de reservas.

13) Passagens aéreas. Preencha verdadeiro ou falso:
- Tarifas promocionais estão sujeitas às seguintes restrições:
a) Multas por alteração ou reitineração.
b) Franquia de bagagem inferior.
c) Período de validade restrito a baixa temporada.
d) Determinação de permanência mínima e máxima no destino.
e) Não permite reembolso em caso de no-show.

13a) Quando um passageiro é vitima de overbooking, atraso ou cancelamento tem direito a:
a) A partir de 4 horas de espera, hospedagem, alimentação e transporte.
b) Ganhar passagem prêmio para outro destino.
c) Endosso da passagem para outra companhia aérea voando para o mesmo destino.
d) Realizar ligações telefônicas visando informar sobre o ocorrido.
e) Reembolso: devolução do valor pago.
Resposta: V-F-V-V-V

13b) Cruzeiros marítimos. Preencha verdadeiro ou falso:
a) A franquia de bagagem é maior do que no transporte aéreo.
b) A bordo, é proibido o consumo de alimentos e bebidas adquiridos fora do navio.
c) Os serviços de lavanderia e despesas de caráter pessoal não estão inclusos no valor das tarifas.
d) O jantar, normalmente, é dividido em dois turnos de refeição.
e) As gorjetas podem ser pagas através do débito no cartão de crédito ou diretamente pelo cliente.
Resposta: V-F-V-V-V

13c) Seguro de viagem, preencha com verdadeiro ou falso:
a) Disponibiliza centrais de atendimento 24 horas.
b) Promove o atendimento jurídico e adianta os gastos com fiança e demais custos envolvidos.
c) Cobre, sem restrições, o atendimento hospitalar e os gastos com medicamentos, em caso de acidentes ocorridos na prática de esportes radicais.
d) Fornece passagem aérea ida e volta para familiar acompanhante em caso de internação hospitalar.
e) Promove a localização de bagagem extraviada.

13d) Transfers e tours. Preencha com verdadeiro ou falso:
a) O serviço regular de transporte de turistas do hotel para o aeroporto ou vice-versa é chamado de transfer-in (seat-in-bus).
b) O half day tour é um tour com duração média de 8 horas.
c) O Fly and Drive é um tipo de pacote com a passagem aérea, hospedagem e ônibus fretado durante a viagem.
d) As excursões são tipos de pacotes turísticos com uma programação diária e acompanhamento de guia de turismo.
e) O guia de turismo é o profissional que possui formação adequada ao acompanhamento de grupos de turistas.

13e) Locação de autos, preencha verdadeiro ou falso:
a) A vistoria, no momento da retirada do carro, garante ao contratante a tranquilidade de não ter que pagar IPVA.
b) As reservas efetuadas com a devolução do carro alugado em cidades diferentes (da retirada) está sujeita a cobrança de taxas.
c) O leasing é o sistema pelo qual o turista “compra” um carro zero km, com devolução a fábrica ao final do período de uso contratado.
d) Quando um cliente ultrapassa o período definido para devolução do veículo, paga uma taxa extra estipulada pela locadora.
e) As locações podem ser atendidas com carros da mesma categoria ou de categoria superior na falta do carro reservado.

13f) Hospedagem, preencha verdadeiro ou falso:
a) O termo rack rate indica um tipo de tarifa “padrão” que é disponibilizado na recepção do hotel (balcão).
b) O pagamento faturado indica que o cliente terá como pagar as diárias no momento do chek-out.
c) As tarifas “confidenciais” são tipos de tarifas praticadas entre os hotéis e os operadores.
d) O termo late check-in é utilizado quando o hóspede estará realizando o seu registro mais cedo.
e) O regime alimentar “meia pensão” inclui o café da manhã, almoço e jantar.

14) Em relação ao apoio à operacionalização do roteiro turístico, NÃO podemos afirmar:
a) O estímulo ao trabalho em equipe é fundamental.
b) Promover parcerias com secretarias de turismo, consulados, escritórios de turismo, empresas transportadoras colaboram para a operacionalização de roteiros turísticos.
c) Comprometer-se com o combate à exploração sexual na atividade turística é uma obrigação de todas as empresas do setor de turismo.
d) Basta criar um produto bem elaborado que ele se vende sozinho e os demais fatores serão regulados pelo mercado.

15) Em relação às estratégias de divulgação e comercialização de produtos, podemos afirmar:
a) Recorrer a uma agência de publicidade especializada no segmento turístico pode representar uma vantagem competitiva.
b) A realização de anúncio cooperado promove a visibilidade dos produtos da operadora turística a um custo reduzido em função da participação dos demais participantes.
c) Independentemente do meio utilizado para a divulgação e comercialização dos produtos da empresa, deve haver um extremo cuidado em relação a qualidade e o conteúdo das informações disponibilizadas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

16) Quais os recursos mais utilizados por operadoras de pequeno e médio porte, na divulgação e comercialização de produtos turísticos:
a) Jornais, revistas, rádio e televisão.
b) Mala direta, outdoor, revistas e rádio.
c) Mala direta, promoção de vendas, participação em Feiras e Eventos da área, folhetos, e-mail marketing e famtur.
d) Promoções, revistas, mala direta e televisão.

Marque a(s) alternativa(s) correta(s):
17) Em relação ao marketing de relacionamento, podemos afirmar que:
a) Observa-se que as empresas do ramo de serviços utilizam principalmente Programas de Clientes VIP.
b) Sua intenção é criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos.
c) No Brasil, as companhias aéreas são as que mais fortemente investem no Marketing de Freqüência, com os programas de milhagem iniciados em 1993.
d) Nada tem a ver com a área de tecnologia de informação da empresa.

Marque a(s) alternativa(s) correta(s);
18) Sobre o ciclo PDCA podemos afirmar que:
a) É um ciclo que consiste em um processo de desenvolvimento de melhorias contínuas.
b) É representado por um círculo onde cada quadrante representa uma atividade gerencial para a busca de melhorias.
c) Não é contínuo, pois só é realizado uma única vez.
d) Foi criado para apontar a intangibilidade do produto.

Acesse apostilas do estudo em:
http://www.4shared.com/dir/pNEANvuz/Curso_Estruturando_a_Oferta_Tu.html

segunda-feira, 14 de junho de 2010

POR UMA EPISTEMOLOGIA DO TURISMO


Segundo Marutschka Moesch, o turismo surgiu como atividade de lazer no ano de 1960, se desenvolvendo junto ao capitalismo, é uma relação de produto e serviço. O produto turístico é o atrativo, e o que o envolve está ligado a prestação de serviços trazendo interferências na economia, na política, na cultura e na vida social da comunidade.

O conceito de Turismo se modificou com o passar dos anos, várias teorias foram elaboradas, mas a mais aceita mundialmente é a da OMT (Organização Mundial do Turismo):

“Soma de relações e serviços resultantes de um câmbio de residência temporária e voluntário motivado por razões alheias a negócios ou profissionais”

Esse conceito é simplificado com dimensões qualitativas e quantitativas complexas.

“A escola portuguesa sustentada pelas obras de Baptista, define o turismo pelo conceito de turista, sendo o turista o individuo em viagem cuja decisão para o deslocamento foi tomada com bases em percepções, interpretações, motivações, restrições e incentivos, representando manifestações, atitudes e atividades relacionadas a fatores psicológicos, educacionais, culturais, técnicos, econômicos, sociais e políticos” (MOESCH, p. 12).

O avanço do Turismo permite o desenvolvimento das diferentes regiões, tomado como uma atividade de forte apelo econômico gerando a necessidade de hotéis, estradas, comunicação, restaurantes, artesanato, entretenimento, gerando bens e serviços que são oferecidos aos turistas gerando mais mão-de-obra. Portanto, se o Turismo for entendido como uma atividade econômica seu diagnóstico passa a conter índices estatísticos, projeções de crescimento, planos e projetos, em nível macro e micro, estudos de demandas, viabilidade econômica de investimento, custo benefício entre produção e consumo, reduzindo-se a uma análise aparente do fenômeno.

Para a escola italiana, o conceito deve ser tratado como cientifico ao fenômeno, por representar uma nova ciência no qual o objeto pertence a ciências sociais. O foco principal do Turismo é de caráter humano, pois são os homens que se deslocam e o turismo acontece pelas inter – relações humanas.

O desenvolvimento da atividade turística no Brasil, fez com que, de modo especifico no Brasil despertasse interesse nos setores privados, empresariais e em universidades.

Com o passar dos anos, diversos estudos e pesquisas foram desenvolvidas para o saber turístico, foi então percebida a interdisciplinaridade de seu objeto, porem, não existe uma clareza epistemológica para as teorias turísticas dentro da academia.

Beni (1998), citado por Moesh, foi um contribuidor essencial para a construção metodológica criando o sistema turístico.

Hoje em dia, existe um apelo grande dos publicitários na intenção de fazer as pessoas viajarem, sempre na busca do diferente e nas experiências prazerosas e na quebra de rotina.

As categorias que expressam a sua estrutura vão além do tempo, espaço ou consumo em uma dimensão comunicacional, econômica, tecnológica, ideológica, imaginária, prazerosa e subjetiva. A crise no estatuto do saber científico abriu espaço analítico qualificado para aprofundar as causas que restaram um fazer-saber no turismo, senão um saber-fazer. Sabe-fazer direciona novos estudos turísticos como a motivação, as escolhas, as necessidades, o prazer, as diferenças suportáveis, entre outros.

O objetivo da ciência passa a ser a busca do poder sendo também um cenário em que o saber se mercantiliza passando-se de um processo de prescrição das condições estabelecidas pela consistência interna e verificação experimental, para uma relação in put/out put, ou seja, a administração da prova, no que está em questão é o desenvolvimento e o melhor desempenho.

O saber narrativo passa a ser uma forma excelente de saber. Para grupos sociais ou para humanidade, não basta conhecer, é preciso formular prescrições, tendo pretensão do seu uso para garantir a justiça.

O saber-fazer impõe o aprofundamento dos conhecimentos transcorridos.

Durante muitos anos tenta-se compreender o saber turístico, sendo na academia e no mercado produtivo, na teoria funcionalista o Turismo como um subsistema tem um sistema maior: o econômico.

O Capitalismo como redutor do saber turistico - ago/04

Estudos turísticos sob a égide econômica, possuem vasta bibliografia visto a necessidade do mercado em obter dados estatísticos do setor e técnicas de melhor aproveitamento da aplicação do fenômeno turismo, no que diz respeito a sua lucratividade.

Diversos livros técnicos ocupam as bibliotecas tornando a pesquisa acadêmica de fácil acesso a estudos de caso e dados do setor ao longo da historia do turismo no âmbito sócio-espacial. Porem o estudo do turismo requer que nós acadêmicos alcemos vôos maiores levando ao campo de estudo epistemológico do fenômeno, o exercício epistêmico consiste em avaliar cientificamente como o saber do turismo se forma e qual a sua origem e sua finalidade. Um estudo epistemológico requer um aprofundamento em sua interdisciplinaridade, ou seja, utilizar as outras ciências que se inter-relacionam com o fenômeno turismo, se ficarmos restritos ao estudo econômico do turismo iremos limitar nosso campo de saber e iremos limitar o estudo do turismo a um subsistema econômico.

É de grande valia obras já realizadas nas disciplinas ligadas ao turismo como a geografia, sociologia, filosofia, economia, entre outras em que o turismo repercute, mostrando claramente a dinâmica do turismo no espaço e na sociedade.

O campo epistemológico do turismo ainda é pouco explorado dado à pequena quantidade bibliográfica encontrada sobre o assunto, mas isso não quer dizer que ele não seja importante, pois existem pessoas interessadas no tema e livros já publicados na área, basta um interesse de nós estudantes para que se instrua melhor no assunto, pois até instituições ligadas ao turismo já apresentam incentivos ao estudo epistemológico do turismo através de bolsas de estudo.

A dinâmica do fenômeno turismo, na economia ofusca um estudo maior em sua face interdisciplinar tendo em vista a necessidade das empresas em mão de obra com formação técnica, o que conseqüentemente acaba limitando o nosso conhecimento ao saber-fazer e esquecendo o fazer-saber, que requer mais interesse de nossa parte para obter um maior entendimento e embasamento do fenômeno turismo.

Mas o estudo epistemológico é importante?
De certo esse negócio de estudo epistemológico do turismo a priori pode ser um tanto complexo e não vemos como aplicá-lo tecnicamente no mercado turístico, mas essa compreensão do fazer-saber se reflete como um maior conhecimento do fenômeno por nós futuros profissionais em consultorias e no ensino acadêmico, pois teremos uma total visão da abrangência do impacto do turismo no espaço e na sociedade, ultrapassando o conhecimento empírico já tão difundido no projeto político-pedagógico das instituições de ensino do turismo.

O estudo epistemológico não é tarefa fácil, pois temos poucos livros editados, o que requer de nós interesse no assunto em pesquisar em outras áreas do conhecimento ligadas ao turismo para então desvelarmos a epistemologia do turismo.
Vamos dar maior credibilidade ao estudo do turismo, quebrando os limites criados ainda que inconscientemente pelo crescimento econômico proporcionado pelo fenômeno e alcançar a base dessa maravilhosa ciência, a ciência do turismo.

Autor: Daniel da Rocha Ramos
Estudante do Curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Vitória