quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Turismo e Hotelaria para EVENTOS


O turismo de eventos pode alavancar a economia local?
Sim, pois é considerado como de alta rentabilidade, uma vez que o turista de eventos possui maior gasto médio que o turista de lazer, normalmente retorna mais vezes e com maior tempo de permanência no destino

Os eventos e atividades de negócio funcionam como ferramenta de marketing ? Por quê?
Sim , pois expondo-o significativamente na mídia e estimula que o turista volte para fins de lazer e divulgue-o a outras pessoas.

Qual a importância de segmentar o mercado de eventos?
A segmentação traz enorme vantagem, como economia de escala para as empresas turísticas, aumento da concorrência no mercado, criação de políticas de preços e de propaganda especializada, e promoção de maior número de pesquisas científicas. O processo através do qual as localidades ou organizações do trade receptivo exploram oportunidades de mercado é muito diferente, para não dizer o inverso, daquele desenvolvido por operadoras, agências de viagens ou qualquer organização do trade Emissivo.

Qual a importância dos eventos no setor do turismo?
Os eventos do setor de turismo colaboram e apontam alternativas para a atividade turística. A intensidade em que ocorrem no país colabora para a formação da mão-de-obra operacional gerencial, agregando valores humanos, técnicos e científicos ao turismo, proporcionando oportunidades de redimensionar atitudes e valores da atividade.

Como o turismo de eventos pode mobilizar a estrutura de uma localidade?
Começando pelo poder público, que às vezes deve colocar em prática uma série de medidas de melhoria de infraestrutura que vão possibilitar que uma cidade sedie um evento, mas que depois são aproveitadas em benefício da comunidade. Um evento é um momento de reflexão sobre a reorganização da cidade, da qualidade de vida, das facilidades e do aperfeiçoamento do habitante. A iniciativa privada tem melhorias, na ocupação hoteleira quando o trabalho de captação é feito para a baixa estação, reduzindo a sazonalidade.

Por que o turismo de eventos é também conhecido como o turismo de baixa estação?
Por ser responsável por manter em movimento as atividades no setor durante os meses em que o turismo de lazer é mais fraco, gerando grandes valores, uma vez que os turistas de eventos geralmente dispõem de mais recursos financeiros nas viagens.

Como é determinada a demanda do mercado de eventos?
Pelo preço do bem ou serviço turístico oferecido, serviços substitutos, nível e distribuição de renda, número e idade dos consumidores, preferências, fatores de moda e outros. Os preços são um reflexo dos custos e levam à eficiência distributiva, pois custos menores significam aumentos no volume de negócios e maiores benefícios em geral. Já a oferta depende de seu preço, das condições em que é produzido e a tecnologia utilizada e os preços dos insumos necessários.

Por que o equilíbrio econômico do mercado é indeterminado?
Porque as leis de oferta de demanda nem sempre são determinantes. Quando um grande hotel negocia com uma importante operadora de viagens que dispõe da maioria de seus clientes, presume que diminuindo seu preço pode vender mais e ao mesmo tempo a operadora poderá até comprar por um preço maior devido as necessidades dos clientes. O resultado é que o hotel, idealmente, desejaria vender uma certa quantidade a um preço relativamente alto, e a operadora tenderia a comprar menos e a menor preço.

Como um Convention V. Bureau se mantém?
Através das mensalidades dos associados, o C&VB mantém sua estrutura física, o funcionamento de suas atividades administrativas e sua equipe profissional.

Os projetos da entidade são executados a partir da taxa de turismo (room tax)cobrada nas estadias nos hotéis. Outras arrecadações como:
·Repasses de recursos públicos;
·Verbas para projetos especiais;
·Convênios;
·Operação de centro de convenções.


O que é um Convention Bureau?
É uma organização sem fins lucrativos, suprapartidária, concebida sob forma de entidade de direito privado e gestão empresarial, formada pela associação de entidades e empresas do setor privado e órgãos do poder público, que tenham interesse direto no desenvolvimento de planos e ações para a cidade e/ou região, através de projetos turísticos que possam estimular, captar e capacitar eventos, e nos resultados decorrentes destes.

O que entendemos sobre eventos e sazonalidade?
Antes de relacionar os eventos com a sazonalidade se faz necessário entender o significado da palavra. A sazonalidade não pode ser confundida com esporádico.
Esporádico é algo que acontece a qualquer instante sem seguir uma ordem lógica, geralmente de forma bem rara;
Sazonal é algo que acontece seguindo uma ordem lógica ao longo do tempo e que se repete de tempos em tempos.


Os eventos permitem mobilizar a estrutura de toda uma cidade?
Sim, começando pelo poder público, que às vezes deve colocar em prática uma série de medidas de melhoria de infraestrutura que vão possibilitar que uma cidade sedie um evento, mas que depois são aproveitadas em benefício da comunidade. Um evento é um momento de reflexão sobre a reorganização da cidade, da qualidade de vida, das facilidades e do aprimoramento do habitante. A iniciativa privada tem melhorias, na ocupação hoteleira quando o trabalho de captação é feito para a baixa estação, reduzindo a sazonalidade.

O que entendemos de uma concorrência imperfeita?
É uma situação onde as empresas, usando práticas enganosas como diferenciação do produto, marcas e propaganda, tem a capacidade de influenciar na demanda de turistas. Seja pelas restrições ao ingresso de competidores, existência generalizada de incerteza e conhecimento imperfeito sobre preços e lucros, sem competição de preços e com possibilidade de produção de produtos substitutos.

Os mercados de turismo se assemelham a uma concorrência imperfeita?
Sim, pois cada empresa, cada hotel ou cada agência de viagens, oferece produtos únicos e diferenciados dos demais. Dois hotéis não oferecem o mesmo serviço ou conforto e nem uma agência de viagens oferece os mesmos pacotes ou estadias, se assemelhando a um monopólio.

Como há uma grande demanda por todos os tipos de serviços de educação saúde e assistência social é normal que as instituições passem logo após a sua constituição por um período de rápido crescimento?
Sim, Este crescimento (ampliação do atendimento ou do número de serviços prestados) está sempre acompanhado de um aumento de despesas - derivado da necessidade de mais funcionários e voluntários, de mais material de consumo e de controles gerenciais e administrativos mais complexos.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDO:
http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

Um comentário:

Anônimo disse...

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