quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como se comunicar com o TURISTA


O Turismo tem um papel predominante no mundo globalizado dessa forma quais são os benefícios que essa atividade propícia?

A atividade turística traz inúmeros benefícios como aumento do setor econômico geração de empregos melhoria da infra-estrutura e desenvolvimento loca dentre os variados aspectos do turismo.

Para que esses benefícios ocorram de fato e que acha um equilíbrio entre desenvolvimento social e econômico é necessário alguns fatores favor enumerar?

1- Elaboração de um Planejamento sustentável
2 - Envolvimento da comunidade em todo processo
3 – Valorização e preservação dos valores culturais e sociais da localidade.
4 – Saber receber o turista e conscientizar que deve saber receber o local visitado.
5 – Sinergia das empresas ligadas diretamente com o Turismo.

De forma ampla como podemos classificar o Turismo?

O turismo de forma geral pode ser entendida como o deslocamento temporário de pessoas para atender uma necessidade seja ela de lazer negócio saúde gastronomia religiosa enfim que trás inúmeros benefícios. Essas necessidades determinam os tipos ou a segmentação do Turismo.

O Brasil apresenta uma infinidades de lugares extraordinários capaz de satisfazer as necessidades mais exigentes dos turistas. Com base nessa afirmação quais seriam os pontos negativos que dificultam um melhor posicionamento desse país no mercado turístico?

O Brasil jê deu passos significativos entretanto o turismo brasileiro começou a ser trabalho profissionalmente há pouco tempo por essa razão existem cidades que apresentam uma deficiência no mercado receptivo não possuindo a mínima estrutura turística ou seja apresentado poucas condições de receber o turista sem contar na falta de profissionais qualificados a violência assustadora e a falta de conhecimento do turismo como fonte de lucro e de emprego por grande parte da população e de alguns governantes.

Porque é Fundamental saber quem é o turista e sua relevância na atividade turística?

Primeiramente porque não existe turismo sem o turista então tendo conhecimento de quem é e o seu papel saberemos valorizá-los.

Quem é o Turista? E o que desejam ao escolher um determinado destino?

Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem este ter por motivação a obtenção de lucro. Ao viajarem eles desejam se sentir-se seguro e confortável como se estivesse em casa sendo recebidos por velhos amigos por isso todos os profissionais formais e informais do turismo devem trata - los da melhor maneira possível.

Através da comunicação é que interagimos com nosso meio afinal comunica-se é a capacidade de trocar ou discutir idéias de dialogar com vista ao bom entendimento entre pessoas. Relacionamento comunicação ao turismo explique porque é fundamental essa habilidade nos profissionais da área?

Essa hablidade da boa comunicação é fndamental porque a comunicação deficitária pode ser compreendida como falta de competência profissional. Sabendo usar esse instrumento o profissional visará um melhoramento do relacionamento entre envolvidos com atividade e turista começando pelos agentes de viagem e terminando com o ultimo profissional da aerea a manter contato o mesmo.

Qual a utilidade do relacionamento no turismo?

O relacionamento é um fator relevante no turismo pois conseguimos fidelizar o cliente mas só isso não basta porque o mesmo tem que está sustentado a produtos ou serviços variados e adequados as necessidades e expectativas; uma boa solução de problemas quando ocorrem; preços percebidos como justos e cumprimento de promessa.

Quando sabemos quando inicia um relacionamento e seu termino?

O relacionamento inicia-se com um cumprimento afinal é a primeira forma de expressão e contato com o cliente. É o ato de reconhecimento da outra pessoa. O cumprimento aproxima as pessoas e quebra o gelo seja ele alegre ou meneio com a cabeça para dizermos que estamos ocupados mas que já vamos atender por isso não pode ocorrer a ausência do cumprimento pois ele significará para o cliente o desprezo a indiferença. Portanto não devemos sorrir até conquistar ou manter o relacionamento com cliente por que o que realmente importa para a continuidade de um relacionamento é a ultima e não a primeira impressão.

Qual a ligação entre Comunicação e relacionamento no turismo?

A comunicação e o relacionamento estão completamente ligados não somente porque a comunicação é um recurso de relacionamento utilizados por todos os seres vivos racionais mas porque o relacionamento entre as pessoas é facilitado por meio da comunicação ainda mais dentro de uma ramo de atividade que cresce constantemente a cada dia com é o caso do turismo.

Porque devemos saber nos comunicar e nos relacionar com os turistas?

No turismo os profissionais da aérea tanto têm que ter a habilidade de se comunicar como de se relacionar uma vez que o contato com os turistas são freqüentes essa relação é que faz todo diferencial. Antes mesmo de o turista resolver viajar ele já interage com a agente de viagem no período da viagem se essa for de avião a interação começa com o funcionário do check in da Cia aérea em posteriores com o comissário de bordo taxista ou motorista de receptivo mensageiro recepcionista de hotel manobristas garçom atendente da barraca de acarajé enfim uma gama de profissionais até o final da viagem. Então todos têm que procurar a melhor forma de se comunicar e manter um relacionamento caloroso e profissional sem cometer exageros a ponto do turista se sentir sufocado pois só assim garantirá tanto a qualidade do atendimento como por conseqüência o retorno do cliente e uma boa divulgação boca-a-boca.

Enumere de forma geral os requisitos básicos para uma comunicação efetiva e eficaz?

O primeiro desses requisitos é a empatia peça fundamental do quebra-cabeça chamado comunicação. Em sua essência significa colocar-se na posição ou situação da outra pessoa num esforço para entendê-la. Estar bem informado sobre os principais assuntos da atualidade é o segundo. Ninguém precisa ser especialista em todas áreas até porque seria impossível mas todos devem saber conversar sobre tópicos importantes e atuais de interesse geral e principalmente sobre o produto/serviço oferecido. Manter uma postura corporal e tom de voz adequado è situação também é um requisito. Lembre-se que o corpo pode falar mais do que mil palavras – até mesmo as roupas utilizadas podem causar interferências no processo comunicativo. Procure falar de forma clara e objetiva mantendo um tom de voz constante podendo alterar o mesmo em momento no qual a atenção esteja dispersa. Outros requisitos são evitar generalizações lembre-se que mesmo quando dados estatísticos comprovam a veracidade de uma hipótese a sua representatividade da realidade não chega a 100%. Frases com palavras taxativas como “nunca” “sempre” “é a verdade” etc devem ser amenizadas como “nem sempre” “geralmente” “na maioria das vezes é/não é verdade” etc ter a capacidade de interpretar as informações que chegam aos ouvidos descrever a situação de modo claro evitando juízos de valor concentrar no problema evitando sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou criticas.

Quais comportamentos devemos adotar para nos comunicar e nos relacionar de forma correta?

Simpatia e cordialidade ; Sorria sempre e fale olhando nos olhos; Gírias ou linguagem imprópria são terminantemente proibidos; O pronome de tratamento apropriado para se chamar um cliente é “senhor” ou “senhora”; Seja interessado; Seja sincero sabendo sempre considerar o sentimento dos outros; Faça o que for solicitado com prazer nunca demonstrando mau humor ou cansaço ; Preconceito de qualquer espécie é um terminantemente proibido; È importante que o vendedor/agente tenha grande conhecimento sobre o que ele está oferecendo e que saiba das mudanças ocorridas na administração da empresa.; Seja honesto e cumpra o que foi prometido; Um bom vendedor possui capacidade de resolver problemas rapidamente; Segurança é fundamental.; As empresas devem tomar o cuidado de manter sempre o padrão de atendimento; Clientes gostam de ser surpreendidos; Clientes e vendedores possuem gostos diferentes e essa diferenças devem ser respeitadas. O ideal é que cada vendedor já conheça seu cliente e saiba o tipo de mercadoria que lhe agrada; É importante manter a identidade que conquistou sua gama de cliente. ; Conhecer políticas de marketing vendas e conhecer o mercado em que se está inserido; Faça o cliente se sentir importante; Domine outras línguas.

E quando ocorrem problemas com o turista?

Caso o vendedor/agente perceba que cometeu um erro ao mostrar um produto ou citar algo este deve pedir desculpas imediatamente e mostrar ao cliente que realmente se lamenta pelo ocorrido; Ouvir uma reclamação é uma ótima oportunidade de melhorar seu trabalho e na próxima vez acertar; Entender que toda e qualquer reclamação deve ser entendida como uma ajuda e não como um problema e muitas vezes uma reclamação é mais valiosa do que uma venda bem feita; Mostra ao turista que está disposta a ouvi-lo e trazer melhorias para o serviço prestado; Ao se deparar com um cliente nervoso a melhor opção é deixar-lo falar; Atente aos fatos relatados e faça perguntas com intuito de achar uma solução; Nunca entre em discussão com o cliente não é uma atitude muito interessante. Tampouco ficar na defensiva; Descubra o que o cliente sugere que seja feito para solucionar seu aborrecimento; Ao finalizar o atendimento repita as solicitações sugeridas para que ambos tenham perfeita ciência do que pode ser feito; Tenha domínio das suas emoções e não deixe que isto interfira no trabalho.

E o que nunca nunca fazer para atingir a satisfação do cliente?

Deixe o cliente esperando; Não direcionar toda sua atenção ao cliente e procurar nunca fazer duas coisas ao mesmo tempo; Não trate o cliente com intimidade em excesso é extremamente desagradável; Excesso de brincadeiras também é de péssimo tom; O vendedor/agente não deve ser passivo e sim pró-ativo frente ao cliente antecipando suas solicitações; Não pode faltar de informação sobre a empresa ou sobe os produtos com os quais o funcionário lida; Os clientes não devem perceber certa inquietação por parte dos funcionários por conta da proximidade do fim do expediente; Dificultar ou burocratizar o processo de recebimento do pagamento é terminantemente proibido; Utilizar-se de comparações com a concorrência ou até mesmo com marcas inferiores é bastante desagradável e pode causar reações contrarias como despertar o interesse pela concorrência.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDOS: http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

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