quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meio Ambiente e Sustentabilidade


O que é natureza?

Natureza ao contrário do que muitos pensam não é só os recursos naturais como água árvores animais... Se refletirmos um pouco tudo (ou quase tudo) que usamos no dia-a-dia é originado destes recursos naturais ou da junção destes (roupas móveis etc.). Assim podemos entender que tudo o que nos cerca os recursos naturais transformados bem como o que o homem produz e gera de resíduos e problemas para transformar esses recursos faz parte da natureza.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade está intrinsecamente relacionado ao conceito de desenvolvimento sustentável que caiu em desuso entre alguns estudiosos e profissionais. A sustentabilidade pode ser definida como a execução de atividades com a preocupação nas dimensões social natural e econômica buscando garantir que o desenvolvimento econômico e as necessidades atuais não comprometam o atendimento das necessidades das futuras gerações.

Em que o aprofundamento sobre as questões ambientais e a sustentabilidade pode me contribuir no meu trabalho e na minha vida?

A problemática ambiental e suas conseqüências estão mais do que atuais em nossas vidas. Já passou a época que podíamos deixar passar despercebidas essas questões. Hoje quem ignora a situação socioambiental existente no mundo está ignorando a própria vida e a das gerações futuras.

O lema pensar global agir local procura despertar a atenção da população para a atuação local e diária em assuntos como economia de água e energia dentre outros seja em atividades de casa como no trabalho. Ao mesmo tempo pede a reflexão para as relações ambientais que ultrapassam limites geográficos. Um exemplo disso é o aquecimento global.

A contribuição do estudo e da prática para a sustentabilidade pode ultrapassar a garantia de vida para as gerações futuras contribuindo também para a qualidade de vida para a geração presente seja no que tange a saúde a garantia de alimento a existência de água potável dentre outros. A sustentabilidade pode estar diariamente no trabalho das pessoas seja na reciclagem na utilização de energias alternativas dentre outros. Atuações como estas podem gerar emprego e renda para muitos além de ajudar na economia do lar como nas contas de energia por exemplo.

Quais os principais problemas ambientais encontrados no Brasil?

Podemos elencar como os principais problemas ambientais no Brasil: o desmatamento (desde sua colonização até os dias atuais o Brasil sofre com a destruição dos seus importantes biomas como a Mata Atlântica a Caatinga o Cerrado e a Floresta Amazônica). Atualmente boa parte desse desmatamento ocorre para fins de atividade agropecuária matriz energética (utilização da lenha principalmente no caso da Caatinga) e especulação imobiliária por conta do crescimento acelerado das cidades.

Outro problema bastante corriqueiro no país é o destino impróprio de resíduos domésticos e industriais. O lixo das casas é comumente liberado em lixões o que provoca também inúmeros problemas sociais além de contaminar o solo e o ar (pela emissão de gás metano). Já os dejetos industriais vão desembocar em sua maioria em rios lagos e mares poluindo e degradando os mananciais de água tão importantes para a vida no planeta.

Muito comum também são as queimadas o uso indiscriminado de agrotóxicos (que prejudicam não só o solo resultando na contaminação do lençol freático mas também a saúde da população) poluição do ar com emissão de carbono e metano através das indústrias automóveis etc.

Quais as principais causas do aquecimento global e suas conseqüências?

O aquecimento global termo dado ao efeito de aumento da temperatura no planeta Terra tem como principais causas a emissão de gases estufa na atmosfera. Esses gases podem ser emitidos por diversas maneiras: através dos canos de descarga dos veículos chaminés de fábricas queimadas em geral dentre outros. Por outro lado o desmatamento também contribui para o aquecimento global pois compromete a absorção do gás carbônico e liberação do gás oxigênio (que é saudável) pelas árvores uma vez que elas têm esse papel de “filtrar” o ar. Outra contribuição para o aquecimento global é a grande quantidade de pastagens não só pela questão do desmatamento já afirmado mas pela emissão do gás metano pelos bovinos.

Dentre as conseqüências do aquecimento global estão relacionadas às mudanças climáticas que vem provocando situações extremas de seca frio chuva nas diversas regiões do mundo bem como o derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar impactando em sua maioria as cidades litorâneas e ribeirinhas.

O que é educação ambiental?

O conceito de Educação ambiental discutido e formado durante a Conferência de Tbilisi é “um processo permanente no qual tanto os indivíduos quanto a comunidade se conscientizam de seu meio ambiente e adquirem o conhecimento os valores as habilidades as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir tanto individual quanto coletivamente e resolver os problemas ambientais”.

O que significa gestão ambiental? Onde podemos aplicá-la?

Gestão ambiental pode ser entendida como o conjunto de políticas programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento implantação operação ampliação realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades. A aplicabilidade da gestão ambiental pode ser efetuada em empresas de pequeno a grande porte usinas indústrias condomínios bairros cidades etc.

Quais as principais energias alternativas já desenvolvidas pela tecnologia?

As principais energias alternativas denominadas também energias limpas são: energia solar energia eólica energia nuclear energia através da Biomassa. No entanto muitos estudos vêm sendo desenvolvidos no intuito de propor novas alternativas uma vez que cada ema das citadas possui alguns entraves a exemplo da energia solar que tem um custo ainda elevado e da energia nuclear com seu problema de armazenamento do lixo nuclear e risco de acidentes.

Quais os benefícios da reciclagem?

A reciclagem contribui não só para a diminuição da poluição das águas solo e ar melhorando a limpeza das cidades e qualidade de vida da população mas também para prolongar a vida útil dos aterros sanitários melhorar a produção de compostos orgânicos gerar emprego e renda com a comercialização de materiais recicláveis e com a reutilização de diversos materiais (principalmente para artesanato) e acima de tudo contribui para a formação de uma consciência ecológica.

Existe alguma maneira de solucionar ou minimizar os efeitos em relação à emissão de resíduos em rios lagos e mares?

Sim. A tecnologia que polui também está sendo utilizada a favor da conservação da natureza. Diversas idéias já surgiram e vem surgindo para executar da melhor forma o tratamento de efluentes antes de serem jogados nos mananciais de água. Essa tecnologia já vem sendo usada nos projetos de esgotamento sanitário das cidades assim é possível não só levar os serviços de água potável encanada energia e esgoto para a população como também tratar esse esgoto antes de serem escoados.

O que são unidades de conservação?

Unidades de conservação são áreas com características naturais relevantes protegidas legalmente com objetivos de conservação e limites definidos sob regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. São classificadas como de proteção integral e de uso sustentável.

Que leis ambientais são regidas no nosso país?

A legislação ambiental no Brasil é uma das mais ricas do mundo. Dentre as diversas leis podemos citar: Código Florestal de 1965 (Lei n° 4.771) Zoneamento Industrial nas Áreas Críticas de Poluição (6.803/80) Política Nacional do Meio Ambiente instituída pela Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981 Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999) Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC pela lei nº 9.985/00 Lei 9.605 de 12/02/1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente Lei dos Agrotóxicos (nº 7.802 de 11/07/1989) Lei 9.433 de 08/01/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hídricos.

O que fazer no caso de flagrar um crime ambiental em minha cidade?

Em caso de flagrante de crimes ambientais o cidadão pode entrar em contato com a Polícia Ambiental com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente ou com o IBAMA. Em casos de crimes em unidades de conservação pode-se contatar também o ICMBIO.

Conheça mais sobre estes órgãos e suas atuações nos sites do IBAMA e ICMBIO.

O que é crédito de carbono?

Crédito de carbono é um certificado emitido por países em desenvolvimento como o Brasil para cada tonelada de gases do efeito estufa que deixa de ser emitido ou que seja retirada da atmosfera. As Reduções Certificadas de Emissões podem ser comercializadas com países industrializados que não conseguem ou não desejam reduzir as suas emissões internamente. Assim estes países podem comprar o direito de poluir investindo em países em desenvolvimento. Esses projetos podem ser tanto de redução de emissões como os de reflorestamento e florestamento ou projetos que evitam a emissão desses gases como projetos de energia limpa.

O que é turismo sustentável?

Segundo a OMT turismo sustentável “é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras enquanto a integridade cultural a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro”

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDOS: http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

Nenhum comentário: