quarta-feira, 28 de julho de 2010

Turismo e o MEIO AMBIENTE


Que relação podemos estabelecer entre o Turismo e o Meio Ambiente?

O turismo é um ramo de atividade que está relacionado diretamente ao Meio Ambiente não apenas pelo fato de muitas das atrações turísticas estarem diretamente relacionadas à ecossistemas naturais como as praias florestas montanhas lagos e cachoeiras mas porque como em outras ações humanas utilizamos os recursos naturais para a sua execução e manutenção.

No conceito de Meio Ambiente podemos deixar as ações humanas de lado?

Existem muitos conceitos de Meio Ambiente mas devemos levar em consideração que quando nos referimos ao mesmo não tratamos apenas do meio natural ou físico. Dentro deste conceito deve-se incluir o meio ambiente construído pelo homem como as cidades por exemplo.

Por que é importante a conservação do Meio Ambiente para o Turismo?

A conservação do Meio Ambiente não tem um caráter meramente ecológico. Para o turismo ela traz vantagens do ponto de vista empresarial inclusive. Como exemplo podemos citar a sua importância para o Ecoturismo e para a Hotelaria.

Que definição podemos dar ao Ecoturismo?

É um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente promovendo o bem estar das populações envolvidas.

Que equívocos acontecem na interpretação e realização de atividades ecoturísticas?

Um dos grandes equívocos é relacionar o ecoturismo apenas à visitação e o contato direto do turista com a Natureza sem nenhum suporte educacional ou social. Uma atividade é verdadeiramente ecoturística quando envolve o desenvolvimento social e ambiental do lugar onde está sendo realizada. Na prática não adianta falar de ecoturismo quando não existe um acompanhamento ou orientação voltada para a conservação do meio ambiente e de forma que o turista adquira hábitos voltados para a conservação no seu cotidiano.

O Brasil tem potencial para o Ecoturismo? Explique:

Nosso país tem uma vocação natural para o Ecoturismo pela riqueza de ecossistemas e da nossa biodiversidade. Segundo a EMBRATUR foram identificados 96 pólos de ecoturismo divididos nas cinco regiões brasileiras

Qual a diferença entre o Ecoturismo e o turismo comum?

Das diferenças existentes entre o turismo comum (clássico) e o ecoturismo (turismo ecológico) ressalta-se que enquanto no turismo clássico as pessoas apenas contemplam o que elas conseguem ver sem muita participação ativa no ecoturismo existe movimento ação e as pessoas tem um contato muito mais próximo com a natureza.

Quais as características que definem o Turismo Sustentável?

O Turismo Sustentável envolve uma maior conscientização e compromisso da parte do setor privado com posturas responsáveis capazes de contribuir para à sustentabilidade ambiental econômica e social do setor. Nesse tipo de turismo é importante considerar os aspectos culturais econômicos sociais religiosos e políticos da comunidade onde o mesmo está inserida promovendo a qualidade de vida da mesma associada à conservação dos recursos naturais á qualidade dos serviços e à satisfação da clientela.

Quem se beneficia do Turismo Sustentável?

Todos os atores sociais envolvidos desde os empresários do ramo hoteleiro até o vendedor de artesanato. Nesse tipo de turismo as relações entre os envolvidos na atividade turística são mais estreitas as decisões são tomadas em conjunto com a comunidade o que minimiza o impacto social da chegada ou realização de um empreeendimento que muitas vezes vem “de fora” do lugar o que pode gerar conflitos e desconfiança. A proposta de Turismo Sustentável valoriza o empreendimento pois não podemos desconsiderar que cada vez mais os turistas buscam associar o lazer à qualidade do serviço que lhes é oferecido não só para si mas para o lugar que ele está visitando.

Como o aquecimento global pode afetar o turismo

O aquecimento global tem conseqüências como o aumento da temperatura no nosso planeta o que afeta diretamente o nível dos mares e oceanos além de modificar o regime de chuvas. Assim se o nível da água dos mares e oceanos subir pode inundar as zonas costeiras comprometendo o litoral e afetando diversos destinos turísticos. Outra conseqüência é que afetando o regime de chuvas podem haver períodos de secas ou inundações o que compromete também as atividades turísticas.

Por que o turismo causa impacto no Meio Ambiente?

O turismo exerce impactos sobre o ambiente por ser um grande consumidor de combustíveis eletricidade alimentos e outros recursos da água e da terra gerando significativas quantidades de lixo e de emissões neste mesmo ambiente.

Mas existem também impactos positivos: se bem planejado e administrado o turismo pode assumir um importante papel no aumento da consciência ambiental e na educação para o consumo sustentável por meio de sua vasta rede de distribuição de serviços e prover incentivos econômicos para a proteção de habitats naturais que sofrem pressão de outros usos ecologicamente insustentáveis.

Como podemos diminuir os gastos com água e energia no setor turístico?

Para empreendimentos onde identifica-se um alto consumo de energia recomenda-se uma auditoria energética realizada por consultores especialistas em conservação de energia. O empresário também pode consultar sua fornecedora de energia para adquirir planos de consumo adequados ao seu estabelecimento. Mas pequenas atitudes e iniciativas também podem fazer diferença: utilizar lâmpadas econômicas de baixo consumo fazer uso da iluminação natural o uso da energia solar e utilizar cores claras na decoração otimizam o uso da energia.

Com relação à água é importante verificar vazamentos em torneiras e vasos sanitários fazer o reaproveitamento da água utilizada na lavanderia como por exemplo para regar gramados e jardins não utilizar mangueiras para lavar calçadas e instalar dispositivos de economia de água como torneiras e vasos sanitários que regulam a vazão.

É possível diminuir a quantidade de lixo produzida pelo turismo?

Não só é possível como é necessário. O principal é ter boa vontade e iniciativa. Pode-se diminuir a quantidade de lixo produzida pelo reaproveitamento de materiais como a reciclagem de papéis e o uso de material orgânico na compostagem produzindo-se adubos que poderão ser utilizados nas áreas verdes. É importante desenvolver um programa de coleta seletiva dando-se a destinação correta aos vários tipos de resíduos e não podemos esquecer a necessidade da implantação de um programa de educação ambiental para sensibilizar hóspedes e funcionários para essa questão.

O que é a educação ambiental?

Segundo a Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999 entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais conhecimentos habilidades atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Como podemos desenvolver a educação ambiental dentro das atividades turísticas?

A educação para o turismo ambiental deverá ser desenvolvida por meio de programas não-formais convidando o “cidadão-turista” a uma participação consciente na proteção do meio ambiente não apenas durante as férias mas também no cotidiano e no local de residência permanente.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDOS: http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

Nenhum comentário: