quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Desenvolvimento do Produto Turístico


Qual a diferença entre Produto e Atrativo Turístico?

Produto turístico é o atrativo, equipamento e/ou serviço turístico estruturado e ofertado por um determinado preço em um determinado mercado, ou seja, o produto é comercializado em um mercado.
Atrativo Turístico é um local, objeto, equipamento, fenômeno, evento ou manifestação capaz de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-lo. Pode ser um atrativo natural ou cultural, como também pode ser um evento programado ou uma realização técnica, científica ou artística.
Pode-se dizer que Produto é um atrativo organizado, estruturado, preparado para receber o turista com segurança e conforto , por um determinado preço. O Produto turístico tem que satisfazer uma necessidade ou desejo do turista. Compreender a diferença entre os dois é fundamental para o sucesso de um destino turístico.

Descreva as principais características do novo turista?

O novo turista busca experiências únicas em suas viagens, ele quer se sentir parte da história local através da vivência dos costumes e tradições de cada comunidade. Pode-se dizer que o novo turista é aventureiro, pensa no bem estar e futuro do local visitado, se importa mais com a qualidade do passeio e de tudo que ele pode absorver de aprendizado para o seu cotidiano.

Explique a relação entre segmentação turística e a demanda:

A segmentação é uma forma de organizar a atividade turística e a partir da demanda definida, estabelece-se os segmentos para desenvolver uma oferta segmentada com a finalidade de organizar a atividade turística.

Quais são as formas de distribuição do produto turístico?

Forma Direta: Venda direta aos turistas autoguiados ou seja ao consumidor final, considerado o canal zero. O turista pode realizar a compra direta de meios de hospedagem e transporte, mas muitas vezes compra serviços das agências de turismo recepitvo como passeios, serviço de guia, atividades etc).

Forma Indireta: Vendas agenciadas através de intermediários, que podem ser agências, operadoras, receptivos, etc. De acordo com o número de intermediários os canais são classificados por níveis, indo de 1 a 3. É importante estabelecer parcerias e saber como trabalhar com cada um dos intermediários, conhecendo os direitos e responsabilidades de cada um, evitando atritos e sobreposição de funções. Essas parcerias podem gerar a criação de diversos produtos e serviços.

Quais as principais características do mercado turístico?

Demanda: conjunto de consumidores, ou potenciais consumidores, de bens e serviços turísticos.
Oferta: conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística.
Espaço geográfico: base física de encontro entre a oferta e a demanda, e em que se situa a população.

Operadores de mercado: empresas e instituições que facilitam a inter-relação entre a demanda e a oferta. Ex: operadoras de turismo e agências de viagens, empresas de transporte, etc.

Quais são os aspectos principais que devem ser considerados ao desenvolver novos produtos?

Devem ser considerados os aspectos que darão sustentabilidade econômica e ambiental ao produto, além de sua capacidade de carga.
Aspectos fundamentais da legislação turística, tanto para questões trabalhistas, quanto comerciais e ambientais.
A infraestrutura básica e turística, segurança e qualidade do produto a fim de obter um produto competitivo, com a aplicação correta do preço, visando atingir o público correto e informações corretas e atrativas sobre o produto.

Para tornar um produto turístico competitivo quais devem ser os principais diferenciais ressaltados?

Identidade: identificar, assimilar e conhecer a identidade turística local, aliando-a ao desenvolvimento dos produtos.
Imagem: proporcionar experiência única e memorável.
VALOR e não preço.
Posicionamento: definir quais como o produto deverá ser comunicado e inserido no mercado, seja através da diferenciação ou preço.

O que significa o tão divulgado hoje Turismo Vivencial?

Proporcionar EXPERIÊNCIA através da atividade turística, oferecer possibilidades de vivências e não somente de contemplação. Tornar o turista “o ator de sua própria experiência e, portanto, o protagonista de seus sonhos no destino que escolheu para sonhar”.

Na comercialização de serviços e produtos turísticos existem diferentes tipos de acordos comerciais sendo aplicados diferentes possibilidades de tarifas. Quais são?

TRF Balcão: aquela apresentada ao cliente final, nos cardápios dos restaurantes, exposta no balcão dos hotéis/pousada.
TRF Acordo: estabelecida com o parceiro comercial, com condições e ou descontos especiais.
TRF Net: é a tarifa negociada com as operadoras, hoje o mercado trabalha com uma margem de 35% de desconto, referente à tarifa balcão. Mas cada um pode estabelecer uma forma de trabalho diferente. Essa margem é conhecida no mercado como Mark up no preço do produto ofertado pelo receptivo, para pagamento dos custos operacionais, promocionais e de formatação do pacote final, além também de prever seu lucro.
TRF Comissionada: é a tarifa que permite dar uma comissão ao vendedor, geralmente é a aplicada para as agências de viagens, e hoje varia entre 8 a 12%.

Quais os benefícios que a Copa do Mundo FIFA 2014 poderão gerar para o Brasil?

• Melhoria de infraestrutura urbana e turística (mobilidade, esporte, equipamentos, serviços).
• Geração de empregos.
• Aumento da visibilidade do Brasil.
• Capacitação da mão de obra.

Link para apostila de estudo:
http://www.4shared.com/document/uxVb7KZd/Desenvolvimentode_Produtos_Tur.html

Nenhum comentário: