quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Gestão Financeira


O que é Custo?

Custos são valores monetários aplicados diretamente na produção de bens/serviços e ou compra de mercadorias.

O que é Despesa?
Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa.

O que é Mark up?
Mark up é um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de vendas. É a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção.

O que é Demonstrativo de Resultado?
Demonstrativo de Resultado é o relatório que indica, a partir do cálculo de todas as receitas e todos os gastos da empresa, incluindo impostos e encargos, se o negócio está trazendo bons ou maus resultados, se traz lucro ou prejuízo ao empreendedor.

O que é Fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é o relatório de projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros da empresa em períodos pré-fixados, visando prever a situação do caixa da empresa.

O que é Margem de Contribuição?
Margem de Contribuição é o valor, ou percentual da diferença entre as receitas (vendas da empresa) menos o custo direto variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

O que é Ponto de Equilíbrio?
Ponto de Equilíbrio é o indicador que nos mostra quanto precisamos vender para que as receitas se igualem aos custos. É um indicador de segurança do negócio e indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.

O que é Capital de Giro?
Capital de Giro são os recursos financeiros necessários para manutenção do negócio: dinheiro aplicado para as necessidades do dia a dia. A necessidade de Capital de Giro é o dinheiro necessário para equilibrar a relação entre estoques, pagamentos, recebimentos, não deixando “buracos” no caixa.

O que é Lucratividade?
Lucratividade é um indicador de eficiência operacional, obtido sob a forma de valor percentual e indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.

O que é Rentabilidade?
Rentabilidade trata-se de um indicador de atratividade do negócio, pois mostra ao empreendedor a velocidade de retorno do capital investido. Esse resultado é obtido sob a forma de valor percentual por unidade de tempo, e mostra a taxa de retorno do capital investido em um determinado período, como um mês ou um ano.

Link para arquivo digital da apostila de estudos:
http://www.4shared.com/document/yeChN-0E/Gesto_Financeira.html

Nenhum comentário: