terça-feira, 11 de novembro de 2008

Capital Leste



PORTUGUÊS

01- Marque a alternativa CORRETA quanto à concordância verbal.

a)Deu três horas e o candidato não apareceu.
b)É precaríssima as condições físicas desse prédio.
c)Houveram fraudes nas eleições americanas.
d)Quarenta por cento dos americanos votaram nas últimas eleições para a escolha de seu Presidente. (C)

02- Assinale a alternativa em que há ERRO quanto à regência.

a)Aspiramos uma boa classificação neste concurso. (C)
b)A confiança é indispensável à credibilidade de nosso sistema.
c)Esqueci os documentos em casa.
d)Esqueci-me dos documentos no escritório.

A liberdade e o consumo

Quantos morreram pela liberdade de sua pátria? Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam? Quantos lutaram pela libertação dos escravos?,
No plano intelectual, o tema da liberdade ocupa as melhores cabeças, desde Platão e Sócrates, passando por Santo Agostinho, Spinoza, Locke, Hobbes, Hegel, Kant, Stuart Mill, Tolstoi e muitos outros. Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado? Como as liberdades essenciais se transformam em direitos do cidadão? Essas questões puseram em choque os melhores neurônios da filosofia, mas não foram as únicas a galvanizar controvérsias.

Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria já não sofre agressões a essas liberdades tão vitais, cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias físicas e intelectuais. Nosso apetite pela liberdade se aburguesou. Foi atraído (corrompido?) pelas tentações da sociedade de consumo.

O que é percebido como liberdade para um pacato cidadão contemporâneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei (ainda que capenga) e tem direito de mover-se livremente?

O primeiro templo da liberdade burguesa é o supermercado. Em que pesem as angustiantes restrições do contracheque, são as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo (não faz muitas décadas, nas prateleiras dos nossos armazéns ora faltava manteiga, ora leite, ora feijão). Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado. Logo depois da queda do Muro de Berlim, comer uma banana virou ícone da liberdade no Leste Europeu.

A segunda liberdade moderna é o transporte próprio. BMW ou bicicleta, o que conta é a sensação de poder sentar-se ao veículo e resolver em que direção partir. Podemos até não ir a lugar algum, mas é gostoso saber que há um veículo parado à porta, concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja aonde for. Alguém já disse que a Vespa e a Lambretta tiraram o fervor revolucionário que poderia ter levado a Itália ao comunismo.

A terceira liberdade é a televisão. É a janela para o mundo. É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários), de ver um programa imbecil ou um jogo, ou estar tão perto das notícias quanto um presidente da República - que nos momentos dramáticos pode assistir às mesmas cenas pela CNN. É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas ou cafajestes metamorfoseados em apresentadores de TV.

Uma "liberdade" recente é o telefone celular. É o gostinho todo especial de ser capaz de falar com qualquer pessoa, em qualquer momento, onde quer que se esteja. Importante? Para algumas pessoas, é uma revolução no cotidiano e na profissão. Para outras, é apenas o prazer de saber que a distância não mais cerceia a comunicação, por boba que seja.

Há ainda uma última liberdade, mais nova, ainda elitizada: a internet e o correio eletrônico. É um correio sem as peripécias e demoras do carteiro, instantâneo, sem remorsos pelo tamanho da mensagem (que se dane o destinatário do nosso attachment megabáitico) e que está a nosso dispor, onde quer que estejamos. E acoplado a ele vem a web, com sua cacofonia de informações, excessivas e desencontradas, onde se compra e vende, consomem-se filosofia e pornografia, arte e empulhação.

Causa certo desconforto intelectual ver substituídas por objetos de consumo as discussões filosóficas sobre liberdade e o heroísmo dos atos que levaram à sua preservação em múltiplos domínios da existência humana. Mas assim é a nossa natureza, só nos preocupamos com o que não temos ou com o que está ameaçado. Se há um consolo nisso, ele está no saber que a preeminência de nossas liberdades consumistas marca a vitória de havermos conquistado as outras liberdades, mais vitais. Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienação do consumismo está fora do horizonte de muitos. E, se o filósofo Joãosinho Trinta tem razão, não é por desdenhar os luxos, mas por não poder desfrutá-los.

Cláudio de Moura Castro Veja 1712, 8/8/01

03- O primeiro parágrafo do texto apresenta:

a)uma série de perguntas que são respondidas no desenrolar do texto;
b)uma estrutura que procura destacar os itens básicos do tema discutido no texto;
c)um questionamento que pretende despertar o interesse do leitor pelas respostas;
d)um conjunto de perguntas retóricas, ou seja, que não necessitam de respostas. (C)

04- "Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado?"; nesse segmento do texto, o articulista afirma que:

a)o Estado age obrigatoriamente contra a liberdade; (C)
b)é impossível haver liberdade e governo ditatorial;
c)ainda não se chegou a unir os cidadãos e o governo;
d)cidadãos e governo devem trabalhar juntos pela liberdade.

05- "Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado".; com esse segmento do texto o autor quer dizer que:

a)todo ideal comunista se opõe aos ideais capitalistas;
b)a ideologia comunista sofre pressões por parte dos consumidores; (C)
c)o ideal comunista ainda resiste à procura desenfreada por bens de consumo;
d)as tentações do supermercado abalaram as estruturas capitalistas.

06- "É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários),..."; o segmento sublinhado significa que:

a)nos países totalitários a censura impede o acesso à programação capitalista;
b)o número de canais disponíveis é bem menor do que nos países não-totalitários; (C)
c)a televisão, nos países totalitários, é bem de que só poucos dispõem;
d)nos países totalitários, a TV não sofre censura governamental.

07- "...concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja AONDE for."; "...em qualquer momento, ONDE quer que se esteja." ; o emprego das palavras em maiúsculas mostra que:

a)AONDE é forma popular (e errada) correspondente a ONDE;
b)a diferença de formas depende da regência do verbo da frase; (C)
c)só ONDE representa a idéia de lugar;
d)AONDE se refere a locais vagos enquanto ONDE se refere a lugares específicos.

08- Indique a alternativa com erro de acentuação gráfica:

a)Quem conhece seus defeitos está muito próximo de corrigí- los; (C)
b)A virtude é comunicável, porém o vício é contagioso;
c)Saúde e inteligência, eis duas recompensas da vida;
d)A História glorifica os heróis, a vida santifica os mártires.

09- Assinale a opção em que o acento grave, indicador de crase, foi usado incorretamente.

a)Em função dos últimos acontecimentos, argumentou que passaria a obedecer às leis.
b)A notícia à qual teve acesso informava que todos os participantes seriam convocados.
c)Ninguém perguntou às mulheres o que elas deveriam propor aos futuros maridos.
d)A criança à quem chamamos de inteligente, infelizmente abandonou a escola. (C)

10- "Este é o time cuja torcida já agrediu o jogador brasileiro"; este segmento é fruto da união das duas orações seguintes:

a)Este é o time / A torcida deste time já agrediu o jogador brasileiro; (C)
b)Este é o time / o jogador brasileiro já foi atingido pela torcida deste time;
c)A torcida já agrediu o torcedor brasileiro / Esta é a torcida deste time;
d)A torcida já agrediu o jogador brasileiro / Este é o time cuja.


ATUALIDADES

11- O SEBRAE pode ser formalmente definido com sendo:

a)Uma entidade coordenada por representantes das três esferas de Governo.
b)Uma entidade civil sem fins lucrativos. (C)
c)Uma organização não governamental coordenada exclusivamente por representantes da iniciativa privada.
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

12- O SEBRAE atua em áreas consideradas chaves para o crescimento dos micro e pequenos empreendimentos. Assinale a alternativa abaixo que não corresponda a uma dessas áreas de atuação.

a)Articulação de políticas públicas que criem um ambiente institucional mais favorável.
b)Treinamento de mão-de-obra especializada.(C)
c)Acesso a tecnologia e inovação.
d)Facilitação e ampliação do acesso aos serviços financeiros. 

13- “As mudanças climáticas são apenas uma das causas que estão estressando o planeta. [...] Na terra, por exemplo, 50% do planeta, hoje, está domesticada de forma direta pelo homem. Esse uso indevido do solo gera erosões nas grandes cidades até diminuição nas dimensões das praias nas zonas litorâneas. No mar, a pesca predatória já ocorre sobre 75% das espécies de valor comercial. Além disso, a atmosfera, por causa também do homem, apresenta uma variabilidade que foge dos padrões naturais existentes nos últimos 650 mil anos. A extinção das espécies vegetais e animais também atingiu padrões irreais neste século. Os cientistas do IGBP (Programa Internacional Geosfera-Biosfera,em inglês) concordam que o mundo está assistindo à sexta grande onda de extinção de todos os tempos”.
Fonte: Terra está sob forte estresse, diz estudo. Folha de São Paulo, 05/02/2007.

De acordo com o texto é correto afirmar:

a)Que a superação dos graves problemas ambientais contemporâneos exige que o planeta seja tratado como um sistema – a terra (geosfera) e a vida (biosfera). (C)
b)O aquecimento global provocado pelo aumento do efeito estufa é o problema mais grave enfrentado pela espécie humana, atualmente.
c)Os problemas climáticos atingiram tal gravidade nos últimos 200 anos que não existe mais a possibilidade de solucioná-los.
d)A pesca predatória é o principal fator de extinção da vida marinha no planeta e uma convenção internacional é necessária para coibi-la.

14- Em uma declaração ao tribunal, o acusado de um crime diz:

"No dia do crime, não fui a lugar nenhum. Quando ouvi a campainha e percebi que era o vendedor, eu disse a ele:
- hoje não compro nada.
Isso posto, não tenho nada a declarar sobre o crime."
Embora a dupla negação seja utilizada com certa freqüência na língua portuguesa como um reforço da negação, do ponto de vista puramente lógico, ela equivale a uma afirmação. Então, do ponto de vista lógico, o acusado afirmou, em relação ao dia do crime, que:

a)não foi a lugar algum, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime.
b)não foi a lugar algum, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime.
c)foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime. (C)
d)foi a algum lugar, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime.

15- O sucessor do antecessor do primeiro número par menor que 98, corresponde a:

a)95
b)96 (C)
c)97
d)98

16- Num restaurante, o quilo de comida custa R$ 19,80. Sabendo uma pessoa pegou 0,85 kg de comida, ela pagará:

a)R$ 16,83 (C)
b)R$ 16,63
c)R$ 16,73
d)R$ 16,93

17- Em 2006, de cada 30 árvores abatidas na Amazônia, 21 foram cortadas ilegalmente. Sabendo que, em 2007, serão abatidas 8 milhões de árvores, e considerando a mesma relação, quantas árvores serão cortadas ilegalmente?

a)1,4 milhão de árvores.
b)4,8 milhões de árvores.
c)5,1 milhões de árvores.
d)5,6 milhões de árvores. (C)

18- Assinale a alternativa que aponta um importante acontecimento para o setor do turismo brasileiro, ocorrido no ultimo dia 17 de setembro.

a)Lançamento da campanha "Consumo Consciente do Turismo de Aventura".
b)Sanção da Lei Geral do Turismo. (C)
c)Lançamento do programa “Turismo nos Parques”.
d)Certificação de 200 empresas brasileiras de turismo que estão em conformidade com as normas da ABNT.

19- Na final de agosto último, o governador de Estado de São Paulo assinou um projeto de lei que poderá exigir atenção especial por parte de alguns empresários, como por exemplo, donos de bares, lanchonetes, restaurantes, boates e hotéis. Tal projeto de lei pretende:

a)Impor sanções mais severas e tornar mais rigorosas as exigências de higiene em ambientes onde há comércio de alimentos.
b)Elevar os impostos estaduais incidentes sobre estes segmentos empresariais.
c)Proibir completamente o fumo em ambientes de uso coletivo, sejam públicos ou privados. (C)
d)Proibir o comércio de bebidas alcoólicas após as 23 horas.

20- Uma pesquisa do SERASA, recentemente divulgada, aponta a seguinte alteração no comportamento do consumidor brasileiro:

a)Redução da inadimplência dos consumidores no período de janeiro a agosto de 2008, na comparação com o mesmo período de 2007.
b)Crescimento da inadimplência dos consumidores no período de janeiro a agosto de 2008, na comparação com o mesmo período de 2007. (C)
c)Elevação do volume de cheques devolvidos em agosto de 2008, na comparação com o mês anterior.
d)Cartões de crédito e financeiras representam o primeiro maior peso nas dívidas dos consumidores.


INFORMÁTICA

21- No MS-PowerPoint 2003 é possível optar por não apresentar um slide durante uma apresentação. Uma forma de fazê-lo é:

a)Clicando com o botão esquerdo do mouse (em sua configuração padrão) sobre o slide em qualquer modo de visualização e selecionar a opção “ocultar slide”.
b)Clicar com o botão direito do mouse (em sua configuração padrão) sobre a miniatura do slide e selecionar a opção “ocultar slide”. (C)
c)Defini-lo como oculto no slide mestre.
d)Defini-lo como oculto no menu Visualizar/Ocultar.

22- Considere as seguintes afirmativas, relativas ao editor de textos MS Word (Edição 2003):

I-Ele possui a capacidade de verificar a ortografia do texto nele escrito. Essa capacidade pode ser desabilitada pelo usuário.
II-Ele possui uma ferramenta de tradução automática dos textos nele escritos. Essa ferramenta pode ser habilitada pelo usuário, no menu “Ferramentas”, da barra de menus.
III-Ele possui a capacidade de formatar o texto da página em duas ou mais colunas. A formatação pode ser feita usando-se a opção “Colunas...”, no menu “Formatar”, da barra de menus.
IV-Ele possui a capacidade de definir o cabeçalho e o rodapé de todas as páginas do documento. Essa funcionalidade pode ser acessada no menu “Exibir” da barra de menus.

A opção que contém as afirmativas verdadeiras é:

a)II, III e IV
b)I, II e III
c)I, II e IV
d)I, III e IV (C)

23- No editor de textos Word, para melhorar a aparência do texto, pode-se utilizar um recurso que separa a palavra em duas linhas denominado:

a)Visualização;
b)Caixa de Textos;
c)AutoFormatação;
d)Hifenização. (C)

24- A opção que apresenta uma fórmula da planilha eletrônica Excel escrita corretamente é:

a)MULTI A10B10
b)%(A10*B10)
c)=A10*B10 (C)
d)= A10XB10

25- Com relação ao Microsoft Excel 2003, analise as afirmativas abaixo:

I-Um arquivo do Excel pode conter várias planilhas.
II-É possível relacionar em uma única fórmula células de diferentes arquivos ou planilhas do Excel.
III-Se arrastarmos a alça de uma célula do Excel que possua o número 1 (um) para baixo, automaticamente, aparecerá a seqüência de números 2 (dois), 3 (três), 4 (quatro), etc.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a)I, II e III
b)I e II (C)
c)II e III
d)I e III

26- São navegadores para a Internet, EXCETO:

a)Microsoft Navigator. (C)
b)Konqueror.
c)Apple Safari.
d)Mozilla Firefox.

27- Um Firewall é um sistema de proteção que pode:

a)utilizar assinaturas de vírus para impedir que a máquina seja infectada.
b)bloquear possíveis tentativas de invasão através de filtros de pacotes. (C)
c)impedir a replicação de worms e conseqüente ataque ao computador.
d)eliminar spywares que possam invadir e espionar a máquina.

28- O Gerenciador de Tarefas do Windows é um aplicativo do sistema operacional que pode ser utilizado para monitorar o funcionamento de outros programas. Utilizando o Gerenciador de Tarefas do Windows, como é possível interromper aplicativos que estejam em funcionamento?

a)Fechando o gerenciador de tarefas do Windows, todos os processos indesejados serão finalizados.
b)Pressionado Ctrl + Alt + Delete novamente.
c)Esperando, pois o gerenciador de tarefas fechará todos os programas indesejados em instantes.
d)Através da aba processos, onde é possível identificar o processo e finalizá-lo com o botão finalizar processo ou com a tecla Delete do teclado. (C)

29- Considerando-se con@microsoft.co.uk um endereço eletrônico, a opção que identifica corretamente o que representam, respectivamente, as expressões “con”, “microsoft”, “co” e “uk” é:

a)nome da instituição, tipo da instituição, nome de um usuário e país.
b)nome de um usuário, nome da instituição, país e tipo da instituição.
c)nome da instituição, nome de um usuário, tipo da instituição e país.
d)nome de um usuário, nome da instituição, tipo da instituição e país. (C)

30- Para executar tarefas comuns, que não exijam privilégios de administrador, é uma boa prática de segurança não utilizar um usuário que possua tais privilégios, uma vez que

a)cavalos de tróia só atacam máquinas autenticadas com administrador do sistema.
b)um código malicioso pode ganhar os privilégios do usuário autenticado. (C)
c)programas antivírus só podem ser atualizados por usuários sem privilégios de administrador.
d)usuários sem privilégio de administrador são imunes a código malicioso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31- Com relação ao relatório utilizado na administração financeira denominado Fluxo de Caixa, podemos afirmar:

a)Não tem utilidade nas tomadas de decisão de longo e médio prazo.
b)É utilizado com o objetivo de apurar o saldo disponível para se tomar a decisão de captar os recursos necessários, ou aplicar os recursos disponíveis. (C)
c)Indica, com precisão, se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais.
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas.

32- Com base nas seguintes afirmativas:

I-Conciliação Bancária é o comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancáriae as existentes no controle financeiro.
II-Existe um atraso natural entre a emiisão de um cheque e sua compemsação pelo banco, isto causa um saldo temporariamente incorreto que deve ser demonstrado pela Conciliação Bancária.
III-As eventuais diferenças encontradas na Conciliação Bancária devem ser corrigidas, como por exemplo, se um lançamento estiver presente no banco e não estiver no controle financeiro.
IV-Extratos eletrônicos não devem ser utilizados quando da elaboração de uma Conciliação Bancária.

Assinale a alternativa abaixo que esteja correta com relação à Conciliação Bancária.

a)São verdadeiras apenas as afirmativas contidas nos itens I e II.
b)São verdadeiras apenas as afirmativas contidas nos itens I, II e III. (C)
c)São verdadeiras apenas as afirmativas contidas nos itens I e III.
d)São verdadeiras apenas as afirmativas contidas nos itens III e IV.

33- Com base nas seguintes afirmativas sobre a Nota Fiscal de tipo 1, assinale alternativa correta.

I- Nela constam todos os dados de quem compra.
II- Ela é obrigatória quando empresas vendem produtos para empresas ou ao consumidor final.
III- A posse dela não permite transitar com o produto por todo território brasileiro.
IV- Ela permite recorrer à assistência técnica dos fabricantes em caso de necessidade.

a)Apenas as afimativas dos itens III e IV estão corretas.
b)Apenas as afimativas dos itens II, III e IV estão corretas.
c)Apenas as afimativas dos itens II e III estão corretas.
d)Apenas as afimativas dos itens I, II e IV estão corretas. (C)

34- O regime contábil no qual, por exemplo, uma despesa relativa ao nês de fevereiro, paga no mês de março, tiver seu registro contábil efetuado em março, por ocasião do desembolso, é um regime contábil denominado de:

a)Regime Real.
b)Regime de Caixa. (B)
c)Regime de Competência.
d)Regime de Desembolso.

35- Com base nas seguintes afirmativas:

I- Pagamento pela oportunidade de pode dispor de um capital durante determinado tempo.
II- Aluguel pago pelo uso do dinheiro durante um período de tempo.
III- Custo do capital ou do dinheiro.

Assinale a alternativa abaixo que esteja correta.

a)Apenas as afirmativas dos itens I e III referem-se ao conceito de juros.
b)Apenas as afirmativas dos itens II e III referem-se ao conceito de juros.
c)As afirmativas dos itens I, II e III referem-se ao conceito de juros. (C)
d)Apenas as afirmativas dos itens I e III referem-se ao conceito de juros.

36- Com relação a um título de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, é correto afirmar:

a)A lei permite que estabelecimentos bancários e instituições financeiras cobrem juros de mora quando a quitação do título for efetuada a partir do primeiro dia útil subsequente a data do vencimento.
b)A lei proibe que estabelecimentos bancários e instituições financeiras cobrem juros de mora quando a quitação do título for efetuada até o primeiro dia útil subsequente a data do vencimento. (C)
c)Não há lei que regulamente a cobrança de juros de mora, prevalecendo o que for contratado entre as partes envolvidas.
d)O novo código civil proibe a cobrança de juros de mora, em qualquer situação.

37- Assinale a alternativa correta:

a)O Código de Defesa do Consumidor permite a cobrança de juros de mora (juros moratórios) de , no máximo, 1% do valor da parcela em atraso.
b)O Código de Defesa do Consumidor permite a cobrança de juros de mora (juros moratórios) de , no máximo, 5% do valor da parcela em atraso.
c)O Código de Defesa do Consumidor não permite a cobrança de juros de mora (juros moratórios).
d)O Código de Defesa do Consumidor permite a cobrança de juros de mora (juros moratórios) de , no máximo, 2% do valor da parcela em atraso. (C)

38- Assinale a alternativa abaixo que esteja errada:

a)Duplicata é um título de crédito causal vinculado a operações de compra e venda de mercadorias ou de prestação de serviços.
b)Uma duplicta somente pode ser emitida após a emissão de uma fatura.
c)A emissão da duplicata exige a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite cambial.
d)Na emissão de uma duplicata é dispensável a assinatura do emitente. (C)

39- Condirando as afirmativas a seguir enumeradas:

I- Nota Promissória é documento hábil para ser utilizado em venda mercantil.
II- Nota Promissória é um título de crédito emitido pelo credor.
III- Na Nota Promissória o que existe é uma promessa de pagamento.
IV- A Nota Promissória é uma promessa direta e unilateral de pagamento.

Assinale a alternativa abixo que esteja correta

a)Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c)Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. (C)
d)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

40- Assinale a alternatica correta com relação ao Cupom Fiscal:

a)Um estabelecimento comercal só pode emitir o Cupom Fiscal quando o adquirente da mercadoria ou tomador do serviço tratar-se de pessoa física.
b)Todo e qualquer estabelecimento comercial que vende diretamente ao consumidor está obrigado a utilizar o Emissor de Cupom Fiscal.
c)Nenhum estabelecimento comercial com receita bruta anual inferior ou igual a R$ 120.000,00 está obrigado a utilizar o Emissor de Cupom Fiscal. (C)
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

41- Assinale a alternativa que corresponda a uma despesa que não pode ser classificada como despesa fixa em uma empresa que atua no comércio.

a)Aluguel do imóvel.
b)Comissão sobre vendas. (C)
c)Pró-labore (retirada dos sócios).
d)Despesas financeiras.

42- Tomando bor base as seguintes funções:

I-Analisar resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias.
II-Analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis.
III-Analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.
IV-Efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa.

Assinale a alternativa abaixo que esteja correta:

a)As funções discriminadas no item III não guardam qualquer relação com a gestão financeira de uma empresa.
b)Apenas as apenas as funções relacionadas no itens I, II e III são funções da gestão financeira de uma empresa.
c)Todas as funções discriminadas nos itens I, II, III e IV são funções da gestão finenceira de uma empresa. (C)
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

43- Assinale a alternativa correta:

a)A correção monetária não faz parte do capital e não se incorpora ao mesmo para cálculo dos juros.
b)A correção monetária visa garantir ao emprestador e ao aplicador a remuneração do capital em função da inflação. (C)
c)A taxa SELIC, o IGPM e o IPCA são todos indicadores que podem ser utilizados no cálculo da correção monetária.
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas.

44- Com relação ao Boleto Bancário, é correto afirmar:

a)Representa um título de cobrança pagável em qualquer agência bancária do território nacional. (C)
b)Cedente é aquele que irá efetuar o pagamento de um boleto bancário.
c)Sacado é quem emite a cobrança ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada através de um boleto bancário.
d)Todas as alternativas anteriores estão corretas.

45- Com base nas afirmativas sobreo o CNPJ – Cadastro Nacional da Pesoa Jurídica, a seguir enumeradas:

I-O CNPJ substituiu o CGC, Cadastro Geral de Contribuintes.
II-É através do CNPJ que a pessoa jurídica tem capacidade de fazer contratos, transações e processar ou ser processada.
III-O CNPJ é o cadastro administrado pela Justiça Federal do Brasil que registra informações cadastrais das pessoas jurídicas e de algumas entidades não caracterizadas como tais.
IV-Estão obrigadas a se inscrverem no CNPJ todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas.
V-Assinale a alternativa abaixo que esteja correta:

a)Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
c)Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d)Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. (C)

46- Com relação à Auditoria Interna utilizada por algumas empresas, como o SEBRAE, podemos afirmar:

a)Não é seu objetivo observar o funcionamento dos controles internos nem a qualidade e segurança dos registros.
b)Não é uma atividade destinada a observar, indagar ou questionar.
c)Sua aplicação não tem como ajudar na eliminação de desperdícios e simplificação de tarefas.
d)Além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura avaliar se há necessidade de novas normas internas. (C)

47- Sempre que uma organização busca definir previamente os seus objetivos, bem como, as atividades e os recursos necessários para que tais objetivos sejam alcançados, ela está lançando mão de um processo administrativo denominado:

a)Organização.
b)Controle Orçamentário.
c)Planejamento. (C)
d)Administração por projetos.

48- Assinale a alternativa que indique corretamente o documento que representa a estrutura organizacional e os departamentos de uma empresa, mas não tem a finalidade de detalhar as atividades que compõem cada cargo.

a)Fluxograma Administrativo.
b)Organograma. (C)
c)Fluxograma Operacional.
d)Cronograma Administrativo.

49- Em uma empresa, quando se deseja uma comunicação ágil, eminentemente interna, entre órgãos que podem estar tanto no mesmo nível hierárquico, como em níveis hierárquicos diferentes, pode-se lançar mão de:

a)Um Ofício.
b)Uma Ata.
c)Um Memorando. (C)
d)Um Norma.

50- O SEBRAE-SP busca sempre a otimização de seus recursos humanos, a redução de custo operacional, a uniformização das operações repetitivas, a solução para problemas periódicos e a qualidade de seu trabalho. Varias ações são realizadas neste sentido, mas uma delas vai diretamente ao encontro desses objetivos. Assinale a alternativa abaixo que a discrimina.

a)Confiar na capacidade criativa e operacional de seus profissionais.
b)Dar total liberdade na utilização e execução de seu orçamento operacional.
c)Criar suas próprias normas administrativas e técnicas e ter um responsável interno pra fazê-las, distribuí-las e revisá-las. (C)
d)Revisar freqüentemente o seu planejamento orçamentário.

Nenhum comentário: