sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PNE


PORTUGUÊS

Um arriscado esporte nacional

Os leigos sempre se medicaram por conta própria, já que de médico e louco todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente.

Qualquer farmácia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenças de fazer inveja à própria indústria de material bélico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam.

A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu faturamento da venda “livre” de seus produtos, isto é, das vendas realizadas sem receita médica.

Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que necessariamente faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da automedicação passem a gastar mais em consultas médicas.

Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo mundo maravilhoso das drogas “novas” ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos.

É comum, por exemplo, que um simples resfriado ou uma gripe banal leve um brasileiro a ingerir doses insuficientes ou inadequadas de antibióticos fortíssimos, reservados para infecções graves e com indicação precisa.

Quem age assim está ensinando bactérias a se tornarem resistentes a antibióticos.

Um dia, quando realmente precisar de remédio, este não funcionará.

E quem não conhece aquele tipo de gripado que chega a uma farmácia e pede ao rapaz do balcão que lhe aplique uma “bomba” na veia, para cortar a gripe pela raiz?

Com isso, poderá receber na corrente sangüínea soluções de glicose, cálcio, vitamina C, produtos aromáticos – tudo sem saber dos riscos que corre pela entrada súbita destes produtos na sua circulação.

Dr. Geraldo Medeiros – Veja – 1995

01 – Sobre o título dado ao texto – um arriscado esporte nacional - a única afirmação correta é:

a) Mostra que a automedicação é tratada como um esporte sem riscos.
b) Indica quais são os riscos enfrentados por aqueles que se automedicam.
c) Denuncia que a atividade esportiva favorece a automedicação.
d) Condena a pouca seriedade daqueles que consomem remédio por conta própria. (C)

02 – O motivo que levou o Dr. Geraldo Medeiros a abordar o tema da automedicação, segundo o que declara no primeiro parágrafo do texto, foi:

a) A maior gravidade atingida hoje pelo hábito brasileiro da automedicação. (C)
b) A tradição que sempre tiveram os brasileiros de automedicar-se.
c) Os lucros imensos obtidos pela indústria farmacêutica com a venda “livre” de remédios.
d) Aumentar o lucro dos médicos, incentivando as consultas.

03 – A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu faturamento da venda “livre” de seus produtos, isto é, das vendas realizadas sem receita médica. (l.08/10). A expressão isto é, neste fragmento do texto, inicia uma:

a) Retificação.
b) Comparação.
c) Explicação. (C)
d) Conclusão.

04 - Marque o item em que os dois períodos estão gramaticalmente corretos.

a) A Constituição deve refletir necessária e fielmente os fatores reais do poder. / A Constituição deve refletir necessariamente e fielmente os fatores reais do poder. (C)
b) Daí a conclusão de que a Constituição deve refletir os fatores reais do poder. / Daí a conclusão que a Constituição deve refletir os fatores reais do poder.
c) Em posição distinta situa-se aqueles que entendem que as normas jurídicas possuem um razoável grau de autonomia. / Em posição distinta situam-se aqueles que entendem que as normas jurídicas possuem um razoável grau de autonomia.
d) Existe a crença de que a Lei Fundamental não é e não deve ser encarada como um subproduto mecanicamente derivado das relações de poder. / Existe a crença que a Lei Fundamental não é e não deve ser encarada como um subproduto mecanicamente derivado das relações de poder.

05 - Leia com atenção o depoimento abaixo, extraído do livro A Família das Mulheres, de Klaas Woortmann:

“Meu pai, eu nem mesmo sei quem é. Eu sei o nome dele porque minha mãe me contou, mas eu nem lembro de ter visto ele. A bem dizer eu e meus irmãos só tivemos mesmo foi mãe. Aonde ela ía, nós ia. Ela casou três vezes mas nós sempre ficamos com ela”.

A partir dessa fala, é correto estabelecer qual inferência?

a) O conjunto de parentes com os quais uma pessoa de fato mantém contato regular, trocando visitas e serviços, é marcado pelo predomínio da figura paterna.
b) Em algumas comunidades, marca-se o conceito de família pela força dos valores masculinos associados à paternidade.
c) Relações de compadrio surgem nas organizações domésticas com forte domínio feminino.
d) A instabilidade do grupo doméstico e sua dinâmica afetam a concepção de família e a rede de parentesco. (C)

06 - Numere os períodos seguintes observando a ordem em que devem ocorrer para constituírem um texto coeso e coerente. Assinale em seguida o item que apresenta a ordem correta, de acordo com a sua numeração.

( ) Mas não basta que a Constituição consagre garantias essenciais para a consolidação de um sistema democrático. Faz-se mister que ela logre concretizar sua pretensão de eficácia.
( ) É exatamente essa experiência que legitima o desenvolvimento e a consolidação, em diferentes sistemas jurídicos, de instituições como o direito à proteção judiciária e o controle de constitucionalidade das leis.
( ) Não são poucas as ordens constitucionais que procuram gravar essas instituições com as cláusulas ou garantias de eternidade, colocando-as a salvo de eventual revisão constitucional.
( ) É por isso que, tal como apontado por Peter Scheneider, o Estado de Direito caracteriza-se, ao contrário de um sistema ditatorial, pela admissão de que o Estado também pratica ilícitos.
( ) A experiência histórica de diferentes países parece confirmar que os eventuais detentores do poder, inclusive o legislador, não são infalíveis e sucumbem, não raras vezes, à tentação do abuso de poder e da perversão ideológica.
(Gilmar Ferreira Mendes, com adaptações)
a) 1, 3, 5, 2, 4
b) 5, 4, 2, 3, 1 (C)
c) 4, 2, 5, 1, 3
d) 1, 5, 2, 4, 3

07 - Indique, entre os itens sublinhados, o que contém ERRO gramatical ou impropriedade vocabular.

A redistribuição de renda, sob a forma de subsídios ao consumo que servissem (A) de estímulo à demanda agregada, passou a ser administrativamente realizado (B) pelos estados democráticos do Ocidente no segundo pós-guerra, mediante instrumentos de política econômica, aos quais (C) a atividade judicial permaneceu alheia. Não se tem notícia, por exemplo, de que o Plan Monet, na França, ou a Lei do Emprego de 1946, nos Estados Unidos, tenham sido com sucesso impugnados (D) judicialmente.
(Marcus Faro de Castro, com adaptações )

a) A
b) B (C)
c) C
d) D

08 - Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas.

Desde a Declaração de Direitos da ONU, em 1948, ______ expressão “direitos humanos” compreende pelo menos três tipos de direitos: a) os direitos e liberdades civis; b) direito de participação política por meio da escolha de representantes; e c) direitos econômicos e sociais. Essa última categoria de direitos humanos é _____ mais recente das três citadas e tem como exemplos o direito ao trabalho, o direito ___ previdência social, o direito ____ uma renda mínima e o direito ____ educação entre outros.

(Marcus Faro de Castro, com adaptação)

a) a, à, a, à, à
b) a, a, à, à, a
c) a, a, à, à, à
d) a, a, à, a, à (C)

09 - Está correta a forma verbal sublinhada na frase:

a) As crianças reteram para sempre a visão do cometa.
b) A menina jamais supusera que viesse a se preocupar com o sentido do mundo. (C)
c) O que entretia as crianças eram a goiabeira e o tapete.
d) Os astros que se vêm no céu constituem um eterno espetáculo.

10 - O verbo indicado entre parênteses tomará, obrigatoriamente, uma forma do plural ao preencher corretamente a lacuna da seguinte frase:

a)(CONSTAR) que há muitos cometas que ainda nos visitarão.
b) Em seus olhos ...... (HAVER) muita preguiça, antes que os abrisse para ver o cometa.
c) Se a lua, o sol, as estrelas, tudo ...... (DESAPARECER) do céu, que tristeza seria!
d) Nada ... (IMPORTAR) à menina os fenômenos naturais, antes da visão do cometa. (C)

INFORMÁTICA

11 - Ao se navegar pela Internet através do MS-Internet Explorer, algumas vezes o ponteiro do mouse toma a forma de uma mão fechada com um dedo indicador apontando. Isso significa que:

a) Naquele momento o computador está ocupado com uma outra tarefa.
b) O ponteiro do mouse está sobre uma figura.
c) O ponteiro do mouse está sobre um hyperlink de um hipertexto. (C)
d) Não significa nenhum comando específico, sendo apenas uma configuração personalizada do usuário.

12 - Considere as seguintes afirmativas a respeito do MS-Internet Explorer:

I - O objetivo da função “Organizar Favoritos” é possibilitar ao usuário classificar e organizar seus sites preferidos, diminuindo assim o tempo de carregamento dessas páginas.
II - Através do diálogo “Opções da Internet” é possível configurar o número de dias durante os quais as páginas visitadas permanecem na pasta histórico.
III - Os links em uma página Web oferecem acesso apenas a outras páginas no mesmo site da página sendo visualizada.

As afirmativas verdadeiras são somente:

a) I
b) II (C)
c) I e III
d) II e III

13 - Considere as seguintes afirmativas a respeito do Microsoft Outlook:

I - É possível criar uma regra para mover automaticamente mensagens não desejadas para a pasta “Itens excluídos”.
II - É possível configurar o Microsoft Outlook para ler e-mails em mais de um provedor. No entanto, as mensagens recebidas ficam obrigatoriamente misturadas na pasta “Caixa de Entrada”, o que pode dificultar um pouco sua administração.
III - Ao enviar uma nova mensagem é possível solicitar a confirmação de leitura.
IV - As mensagens recebidas são sempre removidas do servidor de e-mails quando baixadas para a máquina do usuário.

As afirmativas verdadeiras são somente:

a) I e III (C)
b) I e IV
c) II e IV
d) II, III e IV

14 - No editor de texto Word, ao se criar uma tabela com duas linhas e duas colunas, clicar na célula da última linha e última coluna para preenchê-la e, em seguida, pressionar a tecla , o cursor ficará localizado na:

a) Célula localizada na primeira coluna e segunda linha.
b) Célula localizada na primeira coluna e primeira linha.
c) Célula localizada na primeira coluna e terceira linha. (C)
d) No texto localizado fora da tabela.

15 - Analise as seguintes afirmações:

I - No menu “Ferramentas / Opções da Internet” pode-se configurar a home page que será exibida sempre que você abre o Internet Explorer.
II- No Internet explorer só é possível visualizar os sites ou páginas da Web se o computador estiver conectado à Internet.
III- Além dos níveis de segurança alto, médio e baixo, o Internet explorer permite que você especifique um nível personalizado.
IV - Uma página da Web que está sendo visualizada pode ser salva total ou parcialmente no seu computador.
V - Uma boa alternativa para exibir páginas da Web mais depressa no Internet explorer é configurá-lo para não mostrar figuras, reproduzir animações, reproduzir vídeos ou tocar sons.

As afirmativas verdadeiras são somente:

a) I, III, IV e V (C)
b) I, II e III
c) III e IV e V
d) I, II e IV

16 - Marque a alternativa INCORRETA sobre a impressão de documentos no Microsoft Word 2000:

a) A janela de impressão permite a visualização do documento e o ajuste de margens antes da impressão. (C)
b) Permite imprimir apenas a página correntemente visualizada, sem necessidade de outro meio para explicitar qual é essa página.
c) A tecla CTRL pressionada juntamente com a tecla P é um atalho para a janela de impressão.
d) Ao imprimir duas cópias de um documento com três páginas estas podem ser impressas nas seguintes seqüências: 1,2,3,1,2,3 ou 1,1,2,2,3,3.

17 - Sobre o Word, NÃO É CORRETO afirmar que a opção:

a) Símbolo no menu “Inserir” permite inserir símbolos não disponíveis no teclado.
b) Quebra no menu “Inserir” permite quebrar palavras ao meio observando critérios de ortografia. (C)
c) Figura no menu “Inserir” permite inserir figuras geradas por outros softwares.
d) Hyperlink no menu “Inserir” permite inserir chamadas para arquivos gerados por outros softwares.

18 - Analise as seguintes afirmações referentes ao Excel 97.

I- Para calcular a média de dados contidos nas células B3, C3 e D3, pode-se utilizar uma das duas fórmulas: =média(B3:D3) ou =(B3+C3+D3)/3.
II- O uso de fórmulas e funções pode ser feito por meio da barra de fórmulas ou o do botão Colar função.
III- As três maneiras utilizadas para efetuar uma soma são por meio da função SOMA, do operador +, e do botão AutoSoma.
IV- O resultado da fórmula =B2+C2*2, onde B2=16, C2=8, é igual a 80.

São verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III (C)
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) II, III e IV

19 - Criado por alguém que não registrou seu invento, o correio eletrônico, mundialmente conhecido como e-mail, é uma das maiores aplicações da Internet. Entretanto, ele não serve para nada se não se sabe o endereço de correio eletrônico para quem se quer enviar mensagens. Acerca desse recurso, assinale a opção correta.

a) A seqüência de caracteres www.empresatal.com.br poderia identificar um endereço de correio eletrônico.
b) Caso um usuário deseje enviar uma mensagem para outro do qual tenha o endereço, poderá fazê-lo digitando o nome completo do destinatário no campo para endereçamento. A partir disso, o programa de correio eletrônico fará a busca do endereço.
c) Apesar da vantagem representada pela sua velocidade de comunicação, o correio eletrônico ainda não é totalmente seguro: o administrador de uma máquina conectada à Internet pode ler as mensagens que passam pela referida máquina. (C)
d) Embora as mensagens eletrônicas ainda não tenham o mesmo grau de privacidade do correio convencional por cartas, via correio eletrônico há a vantagem de não se receber mensagens indesejadas.

20 - A expressão =SOMA(Jan!A10:A12) poderia representar no Excel 2000:

a) A soma dos valores da variável 'A'.
b) O total de determinado item no mês de Janeiro. (C)
c) A soma dos dias 10 a 12 do mês de Janeiro.
d) Que há um erro na fórmula.

CONHECIMENTOS GERAIS

21 - De todos os empregados de uma grande empresa, 30% optaram por realizar um curso de especialização. Essa empresa tem sua matriz localizada na capital. Possui, também, duas filiais, uma em Ouro Preto e outra em Montes Claros. Na matriz trabalham 45% dos empregados e na filial de Ouro Preto trabalham 20% dos empregados. Sabendo-se que 20% dos empregados da capital optaram pela realização do curso e que 35% dos empregados da filial de Ouro Preto também o fizeram, então a percentagem dos empregados da filial de Montes Claros que não optaram pelo curso é igual a:

a) 60% (C)
b) 40%
c) 35%
d) 21%

22 - Para apoiar a Micro e Pequena Empresa (MPE), o SEBRAE-SP atua em várias áreas e utiliza diferentes abordagens. Identifique abaixo o que NÃO corresponde a uma forma de atuação do Sebrae-SP.

a) Inovação Tecnológica - Aproxima as MPEs de centros de tecnologia e oferece apoio no design, eficiência energética e na produção de alimentos seguros para a saúde do consumidor.
b) Financiamento e capitalização - Fomenta os negócios das MPEs e empreendedores em geral, trabalhando na elaboração de Planos de Negócios, Análise de Crédito, concessão de financiamentos, liberação de micro-créditos e auxiliando os clientes na identificação e busca de outras linhas de crédito disponíveis para as MPEs. (C)
c) Pesquisas Econômicas - Produz estudos para mostrar a importância da MPE na economia nacional e os efeitos da política econômica no seu dia-a-dia.
d) Desenvolvimento Territorial - Apóia processos de desenvolvimento, implementando ações que tenham foco no desenvolvimento sustentável dos territórios do Estado de São Paulo, por meio da competitividade e fomento ao empreendedorismo.

23 - O Sebrae-SP é uma instituição sem fins lucrativos coordenada por representantes da
iniciativa privada e do setor público, com o objetivo de estimular e promover o
desenvolvimento do empreendedorismo e das empresas de pequeno porte no Estado de São Paulo. A maior parte dos seus recursos advém:
a)Contribuição compulsória calculada sobre o total da folha de salários das empresas. (C)
b)Contribuição voluntária das empresas dedutíveis do imposto de renda devido.
c)Recursos próprios oriundos dos serviços prestados pelo Sistema Sebrae, tais como cursos, consultorias, eventos, pesquisas etc.
d)Recursos Públicos previstos anualmente no Orçamento Geral da União para todo Sistema “S”.

24 - Prêmios, programas de TV e rádio, ações em parceria com o poder público e entidades de classe, são exemplos de estratégias de atuação do Sebrae que objetivam desenvolver a cultura empreendedora e reconhecer aqueles que se destacam na área. Dentre os itens abaixo, NÃO é uma iniciativa do Sebrae:

a)SAI – Sistema Agroindustrial Integrado
b)Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
c)Negócios & Soluções
d)Pequenas Empresas, Grandes Negócios (C)

25 – “Os usos, os costumes, as tradições, as técnicas e as formas de ser que caracterizam os povos ao longo da história da humanidade e que constituem a cultura relacionam-se e influenciam-se mutuamente.”

Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre cultura, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas:

I - Costumes cotidianos e técnicas de produção de utensílios eram passados de um povo para outro desde a Antiguidade, através do comércio, das campanhas militares e das migrações sistemáticas.
II - A tradição oral como fonte de recuperação da memória nas sociedades modernas foi extinta e superada pelo aparecimento da escrita e do registro gráfico dos fatos acontecidos ao longo da história dessas sociedades.
III - As expressões populares da cultura caracterizam-se pela diversidade de formas e origens, pela espontaneidade e pela marca das experiências regionais, o que contribui para a formação da consciência regional dos diferentes grupos sociais.
IV - A dominação política e militar por povos culturalmente diferentes daqueles que foram conquistados pode resultar em variadas formas de síntese cultural, observadas, dentre outras, através de transformações produzidas nas línguas faladas entre eles.
V - Os povos ágrafos, por não usarem a escrita, valem-se de outros recursos para se comunicar, destacando-se, dentre esses, os rituais, as festas e as cerimônias, de cunho religioso e/ou profano.
VI - A preservação de hábitos do cotidiano e de valores sociais antigos, por parte de populações das áreas rurais brasileiras, tem contribuído para impedir a penetração dos meios de comunicação mais eficientes, a exemplo do rádio e da televisão.

Assinale a alternativa correta:

a) São falsos os itens II e VI (C)
b) São falsos os itens I, III e VI
c) São falsos os itens II, IV e V
d) Nenhum item é falso

26 – “O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.”

(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004.)
In: MAZZA, Mariana. JB online.)

Com base na proposta acima, pode-se concluir:

a) A preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
b) O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
c) O acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
d) A dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social. (C)

27 - As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notícia:

“No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia.

Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie.

Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião.

Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo”.

(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo.”

A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:

a) O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
b) A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo. (C)
c) O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
d) A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.

28 - “ ... Bali, na Indonésia, uma população passa pelas ruas seguindo uma torre de bambu (...) enfeitada com flores e fitas (...) toca uma música alegre. Pode parecer carnaval, mas é um cortejo fúnebre (...) para o (...) ritual de cremação. O povo admira, deixa o que está fazendo de lado e engrossa o séqüito.”

(Revista Terra, junho de 2003)

O texto acima descreve uma paisagem típica da Indonésia, país do Sudeste asiático. Sua interpretação nos leva a concluir que:

a)A perda plena da identidade cultural dos povos é uma realidade presente nos dias atuais, fato este que tem estreita relação com a intensificação do processo de globalização, que ocasionou o aumento dos fluxos de informações, transformando o mundo numa autêntica “aldeia global”, principalmente no aspecto cultural.
b)Apesar da globalização marcar o espaço do tempo atual, o aspecto cultural ainda é um dos principais elementos de identidade e compreensão de cada povo, em diferentes lugares da Terra. (C)
c) Os mais longínquos lugares e povos da Terra, aqueles que são isolados, pouco ou nenhuma influência sofrem da globalização de nossos dias, sendo, portanto, a cultura dos mesmos estática e intransformável como, por exemplo, os esquimós da Região Ártica ou o povo descrito no texto acima.
d) A exclusão dos países asiáticos dos avanços técnico-científico-informacionais é fator primordial na manutenção de aspectos culturais, que marcam seus povos, como é o caso do abordado no texto acima.

29 - Leia a citação abaixo (Adaptado de OLIVA, Jaime, GIANSANT, Roberto. Espaço e modernidade. Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1991. p.35)

“No Brasil, o processo de modernização caracteriza-se pela velocidade e simultaneidade de fenômenos de grande impacto e profundidade. O país convive com um processo de redistribuição espacial de sua população, onde atua uma força propulsora de dispersão rumo às novas fronteiras econômicas, originando gigantescas migrações em busca de trabalho, de consumo e de sobrevivência.”

No contexto abordado pelo autor, é verdadeiro afirmar que:

a)Nos dias atuais, os intensos movimentos migratórios apresentam, basicamente, um caráter inter-regional, provocando um crescimento econômico equilibrado entre as diversas regiões do país.
b)Atualmente, as grandes metrópoles ainda são os principais pólos de atração populacional, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo, fato motivado pelas maiores chances de oferta de emprego que, nos últimos anos, têm aumentado de forma significativa.
c)Durante muito tempo a Região Nordeste foi uma área de dispersão populacional, fato associado, principalmente, aos problemas climáticos da região. Hoje, tal situação ocorre em menor escala devido à superação dos referidos problemas.
d)A Região Amazônia é considerada, ainda, uma área de expansão de suas fronteiras econômicas, o que faz com que a Região seja um espaço de atração para as migrações oriundas das demais regiões do país, mesmo que tenha havido uma certa retração das mesmas nos últimos anos. (C)

30 - O mundo está de olho na China. Com 20% da população mundial dentro de seu território e uma economia que cresceu cerca de 10% ao ano, em média, desde 1980, o país tem ocupado um espaço cada vez maior no cenário internacional. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o atual modelo de desenvolvimento chinês, é correto afirmar que:

a) Baixos salários, vasto mercado interno, incentivo à exportação e reformas políticas democráticas promovidas pelo Partido Comunista são aspectos responsáveis pela atual competitividade chinesa.
b) As reformas econômicas e políticas implantadas, que ocasionaram a abertura do país para o capital internacional, foram viabilizadas pela liberdade de organização política dos sindicatos e da imprensa chinesa.
c) A ampliação de produção de bens de consumo, a entrada de capital e tecnologias estrangeiras, a criação das Zonas Econômicas Especiais e outras medidas econômicas não foram acompanhadas pela democratização política. (C)
d) A inexistência de pontos de conflito no território chinês e a sua homogeneidade étnica permitiram a profunda transformação no Estado e na sociedade, com o estabelecimento geral da propriedade privada.

Nenhum comentário: