segunda-feira, 3 de novembro de 2008

TCC = Tese de Conclusão de Curso



As empresas exigem hoje das pessoas experiência, quesito básico para participar do seu quadro de funcionários. Nos diversos cursos universitários a cada ano vemos jovens ingressando no mercado de trabalho. Conferindo diploma ao individuo que no período do curso se dedicou somente aos estudos e pelo menos, 1/3 dos estudantes ao receber seu canudo encontram-se vivendo de bicos, ou seguindo carreiras no “chão da fábrica”.

Neste conflitante relacionamento, destaco o significado que o aluno deve ter e obter ao finalizar seu projeto acadêmico que habilitará para o competitivo mercado de trabalho. O TCC – Tese de Conclusão de Curso.

Neste artigo, enaltecemos a importância valorar o que poderá ser o seu instrumento de acesso ao mercado de trabalho e até converter-se no seu projeto de vida profissional.

Sem priorizar quesitos, elementos, fatores, etc. mais ou menos importantes na valoração do TCC, todos os itens do conjunto são importantes, aqui a coisa começa, onde o aluno vai descobrir as suas habilidades, buscar o conhecimento e sentir na pele o que é o dia a dia, é lógico se levar este trabalho muito a sério. A escolha do tema é muito importante neste momento você não pode pensar “qual é o mais fácil” não existe isso todo excelente trabalho trás com ele um grau de dificuldade que são proporcionalmente as mesmas do dia a dia.

Quer um caminho, uma solução, pense simples, utilize toda a condensação do conhecimento adquirido em todos os dias, horas que você se dedicou ao aprendizado nas salas e laboratórios de aulas, aproveite o tempo que resta até a apresentação do seu TCC e dedique-se a extrair o máximo de informação e orientação dos professores que a universidade oferece.

As dificuldades vão sempre aparecer durante o desenvolvimento e execução do trabalho neste momento desenvolvemos nossas habilidades relacionais, de liderança e gestão de pessoas (o grupo), o momento é muito importante, pois esta habilidades serão extremamente úteis para o seu desenvolvimento e da sua carreira, isso não se aprende em nenhuma escola, sim no dia a dia como o do TCC.

Na hora do desenvolvimento das estratégias e busca pelo diferencial no mercado não se deixem ficar na mesmice vão atrás de soluções novas simples e criativas mas com muito cuidado pois ter que defende-las com muita base e conhecimento.

No futuro, com custos elevados em busca do aprimoramento pessoal para disputar melhores posições na carreira, ele percebe o desproposito que os alunos praticam no dia a dia, e, professores, assim como nós, com larga experiência de mercado e ensino assistimos em salas de aulas, a dedicação aleatória do desenvolvimento do TCC.

Este trabalho é o que torna você um grande profissional pois na hora que sentar a frente do entrevistador, e ele perguntar sua experiência, mostre com orgulho e confiança o seu TCC, afins de possibilitar, dar oportunidade do empregador avaliar a sua importância, saber que você é uma pessoa com diferenciais e potencial para se tornar um grande profissional.

Artigo publicado no Jornal Logotipo - www.logotipo.com.br

Nenhum comentário: