sábado, 2 de outubro de 2010

Aprimoramento de produto e acesso a mercado - ABETA

Tendo como tarefa obrigatória do módulo de Aprimoramento de Produto o desenvolvimento de um novo produto turístico, agora é hora de pensar nas estratégias de acesso ao mercado para este produto.

TAREFA: Desenvolva um planejamento de acesso ao mercado que contemple o modelo tradicional (rede de distribuição do turismo e ferramentas de promoção e divulgação) e também a utilização de ferramentas tecnológicas (sites, blogs, ferramentas de comunicação on-line, redes sociais e as ferramentas de marketing digital, de monitoramento e de fidelização de clientes). Descreva como será a utilização de cada um destes recursos.

Utilize o roteiro abaixo como subsídio:

Defina seu mercado-alvo (região, perfil (gênero, idade, renda...);
1ª roteiro turístico de ufologia – Uma nova vertente no turismo de aventura, UFOTURISMO (vide, www.ufoturismo.com.br).
Região: Serra da Juréia – Itatins (Mata Atlântica), litoral sul paulista.
Cidade base: Peruíbe / SP


Público: Amantes da natureza, aventura, cultura – Curiosos e estudiosos em relação ao fenômeno ufológicos.

Selecione os canais de distribuição (intermediários) que deverão ser utilizados;
Todo o trade turístico instalado na cidade de Peruíbe, coordenado pelo Convention Bureau Peruíbe & Juréia.

Conceba as estratégias de promoção e divulgação;
Criação de Evento / Workshop, vide postagem; http://jcnavegaluz.blogspot.com/2010/04/6-encontro-ufologico-de-peruibe.html

Defina as estratégias para uso da Internet e selecione as ferramentas on-line a serem utilizadas;
Sites temáticos e relacionados ao assunto, exemplo:
www.ufo.com.br / www.cubbrasil.net / www.portalufonet.com / www.ufologiacientifica.com.br / www.mastersite.com.br / www.misteriosantigos.com / www.saindodamatrix.com.br
Comunidades das redes sociais e blog´s temáticos.


4) Defina as estratégias para uso da Internet e selecione as ferramentas on-line a serem utilizadas;
Todas as ferramentas on-line serão utilizadas para enviar convite ao evento que estará agregado a participação no circuito.

5) Defina as ações que você realizará em cada ferramenta selecionada;
O convite para participação no evento estará aplicando enquete sobre os interesses e curiosidades que o público quer receber de informação em relação ao tema. Empático e provocativo direciona interessados no assunto de maneira a gerar bi-direcionalidade.

6) Por fim, defina a estratégia de monitoramento que será utilizada para as ações promovidas.
Dentro da estratégia a tática é provocar convergência para o site www.ufoturismo.com.br onde será apresentado as opções da hospitalidade no receptivo, hotelaria e serviços de suporte turístico.

Não se esqueça de pensar a utilização destas ferramentas de forma integrada. Valor da atividade: 35 pontos

Apostilas e outras informações em relação ao curso estão disponibilizadas no link:
http://www.4shared.com/document/NIt6Ik1I/Acesso_Mercado_Mod_2.html
http://www.4shared.com/document/QiL0YUZM/Aprimoramento_Produto_Mod_1.html
http://www.4shared.com/document/cczeVRh2/Cases.html
http://www.4shared.com/document/aDTN2CWh/Exerccios.html
http://www.4shared.com/document/E_8dUG3f/Manual_Gesto_Crises.html
http://www.4shared.com/document/37m_TuMf/Mod_Roteiro_ABNT.html
http://www.4shared.com/document/wYSIQm_e/Planejamento.html
http://www.4shared.com/document/_qHiXTOw/Prod_Comunicao.html
http://www.4shared.com/document/BkOZCFtX/Rel_Perfil_Turista_Aventura_Br.html
http://www.4shared.com/document/IgGWBTcr/Rot_Planej_Estrategico.html
http://www.4shared.com/document/WxbbV1gw/Tarefa.html

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