domingo, 31 de outubro de 2010

Atendimento ao turista: ATRATIVO TURÍSTICO


Qual o conceito de turismo adotado pela OMT?
Turismo são as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos ao de seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano com finalidades de lazer negócios e outros.

Cite algumas metas do Plano Nacional de Turismo
Dar qualidade ao produto turístico diversificar a oferta turística estruturar os destinos turísticos; ampliar e qualificar o mercado de trabalho etc.

Quais são os três tipos de turistas definidos pela OMT?
Visitantes – são consideradas visitantes todas as pessoas que se deslocam de um lugar diferente de seu entorno habitual por um período inferior a 12 meses cuja finalidade principal da viagem não seja a de exercer uma atividade remunerada no local visitado. Turistas – são todos aqueles visitantes que pernoitam em local diferente de seu local habitual e que permanecem mais de 24 horas ocupando um alojamento coletivo ou privado no lugar visitado.

Excursionistas – são os visitantes que não pernoitam no local visitado permanecendo portanto menos de 24 horas – não ocupando consequentemente qualquer tipo de alojamento seja coletivo ou privado.


O que é um produto turístico?
É um conjunto de atrativos de acessos de bens e serviços turísticos disponíveis ou ofertados de forma organizada ao turista-consumidor.

O que um produto turístico inclui?
Transporte alojamento alimentação e atrativos.

O que é um destino turístico?
É um conjunto que contém várias organizações e indivíduos que colaboram e competem na oferta de uma variedade de produtos e serviços aos turistas.

Do que é composto o produto turístico cidade?
De uma mescla de bens e serviços públicos e privados todos voltados para um mesmo objetivo que é atender bem o turista e suas necessidades.

Para que exista mercado quais são as condições necessárias?
Que exista a necessidade que exista um desejo de satisfazê-la; e a capacidade de comprar ou poder aquisitivo para adquirir o produto;

O que é mercado turístico?
É o conjunto de consumidores-turistas potenciais que compartilham a necessidade ou o desejo especifico de viajar para determinados lugares que apresentem produtos e serviços turísticos e que possuam as condições para tanto.

O que é demanda turística?
É o conjunto de turistas que de forma individual ou grupal estão motivados por uma série de produtos e serviços turísticos com o objetivo de cobrir suas necessidades e satisfazer seus desejos.

O que é oferta turística?
É tudo que pode ser oferecido ao turista quer sejam elementos naturais artificiais ou diretamente relacionados com uma atividade humana tais como hospitalidade e serviços.

O que são atrativos naturais?
São os corpos d’água belezas naturais o clima a configuração física a fauna e a flora.

O que são atrativos artificiais?
São os aspectos históricos culturais e religiosos; a infra-estrutura; e as vias de acesso.

Cite quatro tipos de turismo existentes.
Turismo de saúde turismo histórico ecoturismo turismo de sol e praia etc.

O que o turista deseja quando viaja?
Fugir da rotina do seu cotidiano das suas paisagens diárias; oportunidade de explorar e de avaliar seu próprio modo de ser; diferentes formas de lazer; Status; Liberdade; Fazer novas amizades; Partilhar atividades de lazer com parentes e amigos; Saúde; Descanso; Conhecer novos lugares costumes culturas; Ampliar informações e conhecimentos; e Aventura;

LINK PARA APOSTILAS DE ESTUDO
http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

Nenhum comentário: