domingo, 31 de outubro de 2010

Operação em recepção de Hotéis


O que é turismo?
Conjunto de atividades socioeconômicas que provoca o deslocamento temporário de pessoas ou grupos de pessoas com uma ou diversas finalidades como lazer cultura negócios saúde etc.

O que é turista?
É a pessoa que se desloca de sua residência fixa por mais de 24 horas com pernoite em um país ou região efetuando gastos com fins lucrativos.

O que se refere o termo hospitalidade?
O termo hospitalidade se refere à qualidade de um indivíduo ou local a ser hospitaleiro ao ato de hospedar considerando sempre o ponto de vista do hóspede. Todavia é certo que a hospitalidade não consiste apenas em receber o outro. O ato de hospedar e ser hospitaleiro são complexos significa muito mais que receber visitantes consiste na união ou melhor na aproximação de culturas costumes e pessoas diferentes. Trata-se de uma relação de troca de valores entre o visitado e o visitante na realidade é o ato de hospedar afetuosamente podendo significar um atributo importante no desenvolvimento do turismo.

Porque o hotel é considerado um equipamento turístico?
Porque serve como meio de hospedagem do tipo convencional ou mais comum ao turista. Este tipo de estabelecimento é uma prestação de serviços que opera 24 horas por dia durante o ano inteiro e seu principal produto a diária hoteleira é altamente perecível. Esse tipo de empresa visa obter lucro oferecendo ao hóspede alojamento alimentação e entretenimento através de qualificação profissional por isso que seus profissionais precisam oferecer aos hóspedes: o melhor serviço o melhor atendimento o melhor preço e a melhor satisfação.

Quais as classificações dos meios de hospedagem?
Hotel (H) - meio de hospedagem do tipo convencional e mais comum normalmente localizado em perímetro urbano e destinado a atender turistas tanto em viagens de lazer quanto em viagens de negócios;

Hotel Histórico (HH) - meio de hospedagem instalado total ou parcialmente em edificação de valor histórico ou de significado regional em local reconhecido pelo Poder Público e que em razão disso esta normalmente sujeita a restrições de natureza arquitetônica e construtiva;

Hotel de Lazer (HL) - meio de hospedagem normalmente localizado fora dos centros urbanos com áreas não-edificadas amplas e com aspectos arquitetônicos e construtivos instalações equipamentos e serviços especificamente destinados à recreação e ao entretenimento que o tornam prioritariamente destinado ao turista em viagem de lazer.

Pousada (P) - meio de hospedagem de aspectos arquitetônicos e construtivos instalações equipamentos e serviços mais simplificados normalmente limitados apenas ao necessário à hospedagem do turista para aproveitamento do atrativo turístico próximo ao qual o estabelecimento se situa.

Resort - meio de hospedagem incluído no tipo HOTEL DE LAZER que tem como obrigações principais estar localizado em área de preservação ou equilíbrio ambiental tenha sua construção precedida por estudos de impacto ambiental e pelo planejamento da ocupação do uso do solo visando a conservação ambiental tenha área total e não edificada bem como infra-estrutura de entretenimento e lazer significativamente superiores às dos empreendimentos similares.


Quais os meios de hospedagem mais utilizados?
Bangalôs - são muito parecidos com os apartamentos mobiliados e com uma pequena cozinha que pode ou não ser independente do quarto. São muito comuns em estações de esquis locais montanhosos e estações termais;

Chalés - construções geralmente rústicas de madeira encontradas próximas a lagos rios montanhas bosques ou estações esportivas assemelham-se aos apartamentos por serem mobiliados e com pequena cozinha;

Cruzeiros - sistema marítimo compartilhado. Compreendem camarotes em condomínios onde os membros adquirem ações que lhes dão direito a usufruir os mesmos durante um tempo determinado estabelecido no contrato em épocas e temporadas preestabelecidas;

Hospedarias - estabelecimentos que oferecem pensão completa ainda que a maioria ofereça somente alojamento com café da manhã muito simples;

Motel - são estabelecimentos que oferecem hospedagem para viajantes e seus automóveis. São localizados em beira de estradas oferecem serviços de alimentação e permitem ao hóspede estacionar seu automóvel perto do quarto em local seguro e que não necessite descarregar bagagem;

Pensões - pequenos estabelecimentos geralmente explorados por uma família que oferece hospedagem alimentação caseira e simples;


O que é um UH?
É o espaço entre o quarto de dormir e o banheiro colocado sempre à disposição do hóspede mediante pagamento de diária nos estabelecimentos de hospedagem ou seja conhecemos também como apartamento ou acomodação de hotel.

Como funciona uma reserva hoteleira?
Ato bilateral por meio do qual o empreendimento hoteleiro assume satisfazer a obrigação nele contida e o hóspede a de pagar o preço correspondente além de cumprir os demais serviços previstos na sua confirmação ou seja são reservas efetuadas dentro do setor hoteleiro onde no ato da reserva serão estipulados os direitos e as obrigações recíprocras do meio de hospedagem e do hóspede.

Porque a recepção é considerada cartão postal do hotel?
A recepção é a sala de visitas do hotel pois é nela onde acontece a chegada e saída dos hóspedes. É o local onde os mesmos solicitam informações fazem reclamações elogiam os profissionais e a estrutura física do hotel e por último pagam à conta. Para muitos a recepção é considerada o principal local da hospedagem pois todas as decisões importantes são tomadas neste ambiente. Por isso temos consciência que a recepção de um hotel tem como principal objetivo proporcionar ao hóspede conforto boa impressão eficiência e um ambiente aconchegante de harmonia no trabalho.

O que é check-in? E Check-out?
Check – in = entrada dos hóspedes.
Check – out = Saída dos hóspedes.


Quais as funções de um recepcionista?
Passar informações corretas e coerentes atender bem ao hóspede controlar a entrada e saída do hóspede controlar caixa ouvir o cliente com as reclamações trabalhar em grupo e com ética atender todas as mudanças solicitadas e por último ter organização disciplina e sabedoria.

Porque todo recepcionista hoteleiro precisa ter empatia boa comunicação ou seja ter uma relação humanizada com seus hóspedes?
O trabalho do recepcionista ocorre por intermédio de duas ou mais pessoas onde as atividades são distribuídas bem como as interações e os sentimentos causados: comunicação cooperação respeito e amizade. Sabemos plenamente que estas duas palavras juntas traduzem o significado do convívio social humano e justamente por ser uma convivência é que tentamos amenizar as diferenças existentes em cada uma das pessoas desenvolvendo atividades e habilidades que possam melhorar o comportamento e as diferenças individuais entre as pessoas observando com atenção fatores que caracterizam uma relação harmoniosa respeitando em cada um suas peculiaridades e características.

Porque um recepcionista precisa ser comunicativo?
A comunicação é um processo inerente ao ser humano. É através dela que oindivíduo ou grupo interage com outros indivíduos ou grupos recebendo suas impressões sobre o que foi comunicado. É algo como um professor perguntar para sua sala se a matéria que acabou de ensinar foi compreendida. Portanto o processo de comunicação é composto de quatro elementos: emissor receptor mensagem e retorno também conhecido como feed-back. Além disso o processo de comunicação realiza-se por vários meios principalmente através da fala da escrita e da expressão corporal. Através desses meios os seres humanos interagem com o mundo. É importante perceber que os meios de comunicação influenciam uns aos outros. Assim não basta simplesmente à comunicação verbal ocorrer pois outros meios podem fazer com que a mensagem seja compreendida de forma diferente daquela que se deseja transmitir.

Quais os valores humanos mais usados numa convivência entre recepcionista e hóspede?
Razão Emoção Percepções Preconceitos Simpatias empatias Interesses Sentimentos Pensamentos Respeito.

Qual a importância do recepcionista em um estabelecimento hoteleiro?
É a pessoa que está diretamente subordinada ao chefe de recepção recebe ordens do mesmo para executar todas as atividades do setor garantindo a qualidade dos seus serviços e satisfazendo ao mesmo tempo o seu cliente. É o profissional que alavanca o empreendimento utilizando de todos os seus conhecimentos para aumentar os lucros e as oportunidades de desenvolvimento.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDOS:
http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

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