domingo, 31 de outubro de 2010

Programa Bem Receber Módulo Atendimento GLS - Convention & Bureau SP


1- É função da secretaria executiva de um evento:

I. providenciar a confecção e distribuição de adesivos, crachás, diplomas, certificados, apostilas, pastas, credenciais e outros objetos.
II. observar os casos que exigem atendimento especial, tais como convidados, homenageados, autoridades etc.
III. coordenar o cerimonial e em especial a coleta dos currículos e conteúdo das palestras.
IV. promover reuniões técnicas de coordenação com os responsáveis para análise das atividades em andamento.
V. processar as inscrições dos participantes dos eventos.
VI. providenciar os equipamentos e materiais para os conferencistas e palestrantes, assessorando ou orientando o uso adequado dos mesmos.

a)as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)as afirmativas I, V e VI estão corretas. (C)
d)as afirmativas III e IV estão corretas.

2- Na necessidade de hasteamento de bandeiras, qual a ordem de colocação das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Município de São Paulo e Empresa.

a)Município, Brasil, Estado, Empresa (C)
b)Empresa, Município, Brasil e Estado
c)Brasil, Estado, Município e Empresa
d)Estado, Empresa, Município e Brasil

3- Em se tratando de tipologia, Simpósio é:

a)evento técnico ou profissional administrado por um coordenador. Reúne pessoas de mesmo nível e qualificação, as quais, estruturadas em grupos e em salas menores, discutem aspectos técnicos de um mesmo tema. E,m geral, é dividido em três etapas: exposição, discussão e conclusão.
b)evento que consiste na apresentação de um tema preestabelecido e de interesse específico de um grupo homogêneo de pessoas, com limitação do tempo de duração.
c)evento que consiste na discussão e análise informal de um problema ou tema pré-selecionado, normalmente um assunto técnico, por um palestrante, diversos especialistas ou debatedores, com a participação de um grupo selecionado e reduzido de pessoas.
d)evento de caráter científico ou tecnológico promovido habitualmente por entidades profissionais, para a discussão de aspectos diferenciados de um mesmo tema por especialistas de renome e elevada qualificação técnica e cultural, com a participação ativa dos presente, geralmente do mesmo nível. (C)

4- De acordo com o porte e a natureza do evento, no atendimento dos serviços de A&B são praticadas técnicas operacionais de serviço, dentre as quais há aquela que se caracteriza pela utilização de um carrinho ou mesa auxiliar, onde são colocados os pratos, talheres e travessas de alimentos. O nome dessa modalidade de serviço é:

a)Serviço à francesa
b)Serviço à inglesa direto
c)Serviço à inglesa indireto (C)
d)Serviço de buffet

5- Algumas ferramentas são imprescindíveis para o acompanhamento e controle das ações a serem executadas para que o evento aconteça. São elas:

a)check-list e contrato
b)briefing e projeto
c)check-list e cronograma (C)
d)cronograma e projeto

6- Planejar eventos envolve muitas providências de natureza diversa, que devem ser tomadas em determinada ordem. A primeira dessas providências é:

a)verificar e analisar orçamento disponível
b)definir estratégicas de venda do evento
c)elaborar e confeccionar convites
d)definir objetivos a serem alcançados pelo evento (C)

7- Evento em que profissionais de empresas da mesma área de atuação reúnem-se, em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas em comum como: situação de mercado, novas tendências, conceitos etc. Descrevemos aqui:

a)fórum
b)congresso (C)
c)convenção
d)feira

8- O Decreto nº 70.274/72, de 09 de março de 1972, normatiza quais procedimentos pertinentes à organização e execução de eventos no território nacional?

a)as normas de hasteamento de bandeiras
b)as regras para organização de evento
c)as normas de cerimonial público e ordem de precedência (C)
d)as ordens de precedência

9- Dentre as fases do processo de planejamento e organização de eventos temos aquela em que ocorre o monitoramento e aplicação das ações. Denominamos tal fase como:

a)pós-evento
b)pré-evento
c)concepção do evento
d)transevento (C)

10- No que se refere a eventos, algumas leis de incentivo à cultura foram instituídas por órgãos das três esferas de Poder. A lei de incentivo à cultura de âmbito municipal é a:

a)Rouanet
b)Mendonça (C)
c)LINC
d)Lei Ambiental

11- São tipos de objetivos e metas de um projeto:

a)Rentabilidade, Qualidade, Custo e Contingência.
b)Desempenho operacional, Retorno do Investimento, Orçamento e Prazos. (C)
c)Repetição, Orçamento, Prazos e Satisfação.
d)Melhoria contínua, Aprendizado, Qualidade dos Processos e Indução.

12- Quando terminam os processos de planejamento de um projeto?

a)Antes de iniciar as principais atividades do escopo do projeto.
b)Os processos de planejamento somente terminam quando encerrado o projeto. (C)
c)Quando termina a execução do escopo, exceto fase de testes de aprovação.
d)Quando se obtém a aceitação do projeto e define a lista de pendências.

13- Controlar a execução de um projeto inclui:

a)Utilizar a informação disponível para decidir, independentemente do planejamento. (C)
b)Verificar e avaliar a situação e os executores do projeto.
c)Usar o monitoramento para identificar executores negligentes.
d)Estabelecer a governança da execução do projeto.

14- Selecione a alternativa correta:

a)Índices e indicadores são usados para verificar e controlar a execução de um projeto.
b)Indicadores de desempenho formam um Painel de Controle de um Projeto.
c)Para ter um controle dinâmico na execução de um projeto é essencial ter uma linha de base.
d)Todas as anteriores. (C)

15- Dentre as definições de projeto, abaixo relacionadas, assinale a que não está correta.

a) Projeto: esforços temporários empreendidos para criar produtos ou serviços únicos.
b) Projeto: conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se uma decisão de investimento e, eventualmente, implantá-la.
Incorpora informações qualitativas e quantitativas, simulando a decisão de investir e suas implicações.
c) Projeto: conjunto de atividades interdependentes orientadas para um objetivo, sem duração pré-determinada. Um projeto se caracteriza por uma atividade em que há recursos disponíveis para a consecução do objetivo. (C)
d) Projeto: uma unidade organizacional temporária voltada ao alcance de determinados objetivos. Completar o projeto significa atingir esses objetivos dentro das especificações técnicas de custos e prazo pré-determinados.

16- A avaliação 360 graus, que tem sido muito disseminada nas organizações, recebeu este nome, pois:

a)é realizada em pequenas etapas ao longo de todo ano, até que o ciclo se feche.
b)o indivíduo é avaliado por seus pares, chefia, subordinados e até clientes. (C)
c)é uma metodologia em que todos os avaliados recebem 360 pontos no início do ciclo avaliativo e conforme atinge ou não as metas, os pontos vão sendo retirados. O objetivo é chegar ao final do período com pontuação o mais próxima possível dos 360.
d)pode ser utilizada para avaliar desempenho, resultados, necessidades de treinamento, oportunidade de desenvolvimento, dentre outras aplicações.

17- Examine as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:

Uma boa política de retenção de talentos é:

I - oferecer metas razoáveis de acordo com o talento de cada um.
II - possuir política de sucessão e não de encarreiramento.
III - estimular a competição interna pelas melhores posições.
IV - criar um ambiente vibrante e desafiador.
V - basear a confiança apenas no alcance, ou não, das metas definidas.

a)Todas são verdadeiras
b)Apenas I, IV e V são verdadeira
c)Apenas II, e V são verdadeiras
d)Apenas IV é verdadeira (C)

18- Uma pressuposição que NÃO modela os valores organizacionais é:

a)turn over de funcionários;
b)relacionamento da organização com seu meio ambiente;
c)lógica reversa; (C)
d)centralização das decisões.

19- Examine as sentenças abaixo:

I - Os objetivos organizacionais devem ser focados em resultado.
II - Os objetivos organizacionais ajudam na elaboração da missão da empresa.
III - Os objetivos organizacionais devem ser traduzidos em metas mensuráveis.

Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a)I e II, apenas;
b)I e III, apenas; (C)
c)II e III, apenas;
d)I, II e III.

20- A mudança do papel de CHEFE para um verdadeiro LÍDER implica em uma série de mudanças atitudinais. Das afirmações abaixo, qual a que caracteriza uma habilidade de liderança.

a)Delegar funções deixando que seus talentos assumam a responsabilidade pelas conseqüências de seus atos.
b)Manter uma política de “portas abertas” em que os problemas, conflitos e angustias individuais são abertamente apresentados e discutidos em grupo para que toda a equipe possa participar da busca de soluções.
c)Identifica e desenvolve talentos, inclusive daqueles que deverão ocupar seu próprio lugar. (C)
d)Dar feedback assertivo, ou seja, sabe que o melhor momento de elogiar ou criticar um funcionário é no exato momento em que o fato acontece.

21- Quando uma ação de marketing usa a cultura como veículo de comunicação a fim de difundir nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora, atribui-se a essa ação o nome de:

a.marketing de eventos
b.marketing cultural (C)
c.marketing estratégico
d.marketing segmentado

22- No setor de eventos, a sazonalidade é influenciada pelo calendário das férias profissionais e escolares e pelas temporadas de praia e serra. Algumas ações podem neutralizar ou reduzir os efeitos sazonais:

a)diversificar e distribuir os eventos durante todo o anos e em diversas localidades.
b)dinamizar a área de eventos, realizando promoções especiais de curto prazo.
c)não realizar eventos em baixa temporada.
d)plano de ação voltado para outros segmentos nesta época
e)implementação de férias coletivas.
f)Adotar uma política de preços específicos para cada época do ano.

g.afirmativas II, II e IV estão corretas
h.afirmativas I, II e II estão corretas
i.afirmativas I, II e VI estão corretas (C)
j.afirmativas I, IV e V estão corretas

23- Ao levantamento de todos os dados referentes ao projeto damos o nome de:

a)cronograma
b)matiz de responsabilidades
c)briefing (C)
d)check-list

24- Evento em que profissionais de empresas da mesma área de atuação reúnem-se, em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas em comum como: situação de mercado, novas tendências, conceitos etc. Descrevemos aqui:

a)fórum
b)congresso (C)
c)convenção
d)feira

25- A previsão orçamentária é um dos tópicos mais importantes na organização de um evento. Tal previsão deve:

a)ser compatível com a realidade financeira do projeto (C)
b)atentar somente para a qualidade
c)ser absolutamente flexível
d)obedecer criteriosamente oscilações de mercado

26- Dentre as fases do processo de planejamento e organização de eventos temos aquela em que ocorre o monitoramento e aplicação das ações. Denominamos tal fase como:

a)pós-evento
b)pré-evento
c)concepção do evento
d)transevento (C)

27- Dentre os formatos de mesa possíveis em um evento, aquele chamado U tem como aspecto positivo:

a)acomodação de um grande número de participantes
b)promover envolvimento direto e participativo dos presentes (C)
c)apenas propiciar espaço livre para o palestrante
d)evitar conversar paralelas

28- Planejar eventos envolve muitas providências de natureza diversa, que devem ser tomadas em determinada ordem. A primeira dessas providências é:

a)verificar e analisar orçamento disponível
b)definir estratégicas de venda do evento
c)elaborar e confeccionar convites
d)definir objetivos a serem alcançados pelo evento (C)

29- Algumas ferramentas são imprescindíveis para o acompanhamento e controle das ações a serem executadas para que o evento aconteça. São elas:

a)check-list e contrato
b)briefing e projeto
c)check-list e cronograma (C)
d)cronograma e projeto

30- De acordo com o porte e a natureza do evento, no atendimento dos serviços de A&B são praticadas técnicas operacionais de serviço, dentre as quais há aquela que se caracteriza pela utilização de um carrinho ou mesa auxiliar, onde são colocados os pratos, talheres e travessas de alimentos. O nome dessa modalidade de serviço é:

e)Serviço à francesa
f)Serviço à inglesa direto
g)Serviço à inglesa indireto (C)
h)Serviço de buffet

31- Assinale as alternativas em que as afirmativas contribuem para se ter a garantia de que se está escolhendo um local adequado para a realização de um evento.

a)localização geográfica privilegiada
b)facilidade de acesso para todos os públicos
c)segurança
d)grande tráfego de veículos
e)adequação física
f)infra-estrutura

a)alternativas I e IV estão corretas
b)alternativas I, III, IV e V estão corretas
c)alternativas I, II, III, V e VI estão corretas (C)
d)alternativas IV, V e VI são corretas

32- O gerenciamento de eventos divide-se nas etapas de suprimento, instalação e realização, seguidas do encerramento do processo. A comunicação, o fluxo e o suprimento são os três componentes:

a)da execução do evento
b)do planejamento do evento
c)da logística do evento (C)
d)da avaliação do evento

33- No que diz respeito a patrocínio, é correto afirmar que:

a)patrocínio é uma operação comercial, em dinheiro, de promoção e marketing com a iniciativa privada. (C)
b)patrocínio é uma operação comercial, em dinheiro, realizada com órgão públicos
c)patrocínio é uma troca de produtos e serviços (anúncios publicitários, suporte, logística, entre outros).
d)patrocínio é uma colaboração espontânea (em dinheiro, produtos e serviços), sem qualquer tipo de expectativa de retorno.

34- Em se tratando de tipologia, Simpósio é:

a)evento técnico ou profissional administrado por um coordenador. Reúne pessoas de mesmo nível e qualificação, as quais, estruturadas em grupos e em salas menores, discutem aspectos técnicos de um mesmo tema. E,m geral, é dividido em três etapas: exposição, discussão e conclusão.
b)evento que consiste na apresentação de um tema preestabelecido e de interesse específico de um grupo homogêneo de pessoas, com limitação do tempo de duração.
c)evento que consiste na discussão e análise informal de um problema ou tema pré-selecionado, normalmente um assunto técnico, por um palestrante, diversos especialistas ou debatedores, com a participação de um grupo selecionado e reduzido de pessoas.
d)evento de caráter científico ou tecnológico promovido habitualmente por entidades profissionais, para a discussão de aspectos diferenciados de um mesmo tema por especialistas de renome e elevada qualificação técnica e cultural, com a participação ativa dos presente, geralmente do mesmo nível. (C)

35- Assinale a alternativa incorreta: O planejamento em A&B é fundamental para o êxito de um evento. A definição do cardápio deve levar em conta:

a)data e horário, tema ou motivo do evento; nº de participantes, período ou estação do ano
b)instalações, equipamentos e utensílios à disposição.
c)custos operacionais.
d)itens para compor o cardápio com preços baixos. (C)

36- Formato de mesa adotado geralmente quando o tema do evento é abordado por diversos palestrantes ou especialistas de nível equivalente, para um público específico e reduzido:

a)mesa em U
b)mesa em T (C)
c)mesa em leque ou espinha de peixe
d)mesa em E

Sebrae Consultor de Desenvolvimewnto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41 – R. W. Butler, (Canadian Geographer, vol 24, no 1, 1980, p.7 – “The concept of a Tourist Aea Cycle of Evolution: Implications for Management of Resources”) propõe um modelo de ciclo de vida para os empreendimentos turísticos, modelo esse referenciado por outros estudiosos do assunto que reconhecem nele importante instrumento para auxiliar no planejamento de ações específicas para revitalização do empreendimento conforme a fase do ciclo de vida identificada. Tal modelo prevê que o número de turistas que procuram um destino pode, em determinado momento, entrar em estagnação e declínio, muitas vezes em decorrência da saturação da capacidade de absorção dos ambientes natural e social e das infra-estruturas. Quando ocorre a saturação, o produto turístico degrada-se, com conseqüentes impactos negativos para o ambiente e comunidade locais. Com base nessa constatação, assinale a opção incorreta:

a)Esses impactos negativos incluem a capacidade insuficiente dos serviços públicos, tais como o fornecimento de água, energia elétrica e telecomunicações;
b)Outro problema são os danos em locais arqueológicos e históricos bem como de paisagens devido a uma utilização excessiva;
c)Os níveis de saturação dos locais e áreas de turismo precisam de ser antecipados e devidamente geridos;
d)As estratégias aplicáveis para a recuperação da área são: diminuir a capacidade, dispersar a pressão e limitar o acesso, aplicadas separadamente ou em conjunto. (C)

42 – O estudo do comportamento do consumidor pode identificar as possíveis estratégias de marketing de produtos e serviços a serem utilizadas e, sob essa ótica, ACERENZA (Miguel. 1991. Promoção turística: um enfoque metodológico. São Paulo: Pioneira) propõe a divisão do produto turístico em:
- Atrativos: sítios e Eventos
- Facilidades que permitem a permanência: Alojamento, Alimentação, Entretenimento e complementares;
- Acesso que permite o deslocamento até o lugar: Transporte.
Segundo RUSCHMANN (Doris Van De Meene.1991. Marketing turístico: um enfoque promocional. Campinas: Papirus), esse produto apresenta características distintas dos demais produtos industrializados e de comércio, além de diferenciar-se da prestação de outros serviços. Dentre as características do produto turístico assinaladas a seguir, segundo essa visão, assinale a errada:

a)Não pode ser estocado, se não for vendido, implica perdas;
b)Demonstra ocorrência menor de sazonalidade; (C)
c)Existe complementaridade entre os elementos que compõem o produto turístico;
d)Dificilmente sua qualidade pode ser controlada.

43 – Assinale a alternativa correta (“Documento Referencial” FÓRUNS E CONSELHOS ESTADUAIS DE TURISMO – MTur – Novembro 2006):

a)A Gestão Descentralizada do turismo brasileiro está sendo implantada a partir de um “Núcleo Gestor Estratégico” coordenado pelo Ministério do Turismo, e composto pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo e pelos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo.
b)Na visão do FORNATUR Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo o papel da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo e da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, é de fundamental importância para a consolidação e sustentabilidade do modelo de gestão implantado a partir do ano de 2003, após criado o MTur.
c)O PNMT Programa Nacional de Municipalização do Turismo, coordenado pela EMBRATUR, continua sendo o principal instrumento de implantação dos projetos aprovados pelos colegiados da estrutura da Gestão Descentralizada.
d)Os Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo são colegiados constituídos por diferentes segmentos e grupos institucionais, empresariais e sociais. (C)

44- A Profa Cássia Ferri e a Profa Doris Ruschmann organizaram e publicaram (Turismo – Visão e Ação -Glossário- ano 2 – n. 4 – p. 09-30 fev. 2000) glossário de conceitos e termos usuais da área turística que embasam esta questão. Avalie as afirmações a seguir.

1.Desenvolvimento Sustentável do Turismo - aquele que atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras.
2.Ciclo Vital ou Ciclo de Vida – O conceito de ciclo de vida do destino turístico é diferente do estabelecido pelo marketing de produtos, aplicando-se para a análise do crescimento e do declínio dos equipamentos turísticos e das regiões nas quais esses se localizam o modelo com as seguintes fases: exploração, investimento, consolidação, estagnação e declínio ou rejuvenescimento.
3.Inventário da Oferta Turística – É o levantamento do conjunto dos recursos turísticos de uma determinada região, visando a correta ordenação e exploração do território, de forma a otimizar a utilização de seus recursos naturais e da oferta turística em geral.
4.Projeto Turístico - é o conjunto de informações e estimativas que envolvem o estudo de viabilidades econômica e financeira de determinado ponto ou segmento do programa estabelecido para aperfeiçoamento ou desenvolvimento de atividades turísticas.
5.Convention & Visitors Bureau – É a convenção periódica promovida pelo trade turístico de algumas cidades para discutir, fomentar e viabilizar a captação de eventos e turistas.
6.Congresso Internacional – É aquele em que, pelo menos 20% dos seus participantes são provenientes de, no mínimo, dois continentes.
Assinale a alternativa correta:

a)As afirmações 1, 3 e 6 estão certas. (C)
b)As afirmações 1, 5 e 6 estão certas;
c)As afirmações 2, 3 e 4 estão certas;
d)As afirmações 1, 2 e 5 estão certas;

45- Ainda tendo como referência a publicação mencionada na questão anterior, assinale a alternativa correta:

a)As expressões “Proteção Ambiental”, “Conservação Ambiental” e “Preservação Ambiental” são conceitualmente muito parecidas e podem ser utilizadas como sinônimos;
b)Proteção Ambiental tem um sentido estrito de atenção, cuidado e defesa dos recursos minerais;
c)Preservação Ambiental relaciona-se com propostas de não intervenção humana na natureza, de defesa da sua intocabilidade; (C)
d)Conservação Ambiental diz respeito a formas racionais de apropriação dos recursos da fauna e da flora baseadas na possibilidade de continuidade dessa mesma apropriação e na manutenção ou mínima interferência nas condições ambientais.

46- BARRETO FILHO, Abdon. Marketing Turístico. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 1999, propõe uma abordagem de planejamento de marketing turístico abrangendo sete “Ps": Pessoas, Pesquisas,Produtos, Preços, Promoções, Pontos de distribuição e Performance. Com foco nessa abordagem assinale a alternativa errada:

a)O a recepcionista e a camareira do hotel são agentes de pouca expressão no universo de Pessoas que atendem ao turista e seus serviços pouco influem na satisfação do cliente; (C)
b)A Promoção turística é qualquer ação junto ao cliente-alvo, visando a sua aproximação do ponto de distribuição par que possa adquirir o produto turístico oferecido.
c)A Pesquisa serve para conhecer o consumidor turista, o segmento de mercado em que ele está inserido, como satisfazê-lo atualmente e suas prováveis necessidades futuras;
d)O Produto Turístico é o somatório dos aspectos geográficos, históricos, culturais e de equipamentos e serviços;

47- A Profa Doris Ruschmann (RUSCHMANN, Doris van de M. Turismo e Planejamento Sustentável – A Proteção do Meio Ambiente. 5ª edição. Campinas/SP, 1997) convencionou distinguir a aplicabilidade do planejamento em diferentes prazos: longo, médio e curto. Com base nos conceitos convencionados pondere as afirmações a seguir e assinale a correta.

a)O planejamento turístico a longo prazo estende-se por um período de dez anos;
b)O planejamento a médio prazo tem por objetivo implantar ações no horizonte temporal de 5 anos e não depende do planejamento a longo prazo;
c)O planejamento a curto prazo constitui a fase inicial da hierarquia na implantação de equipamentos e no desenvolvimento de atividades em núcleos receptores; (C)
d)Os órgãos públicos trabalham mais freqüentemente com planejamento de curto e médio prazos, em virtude de restrições orçamentárias legais.

48 – O Prof. Carlos Beni (BENI, M. C. Análise Estruturada do Turismo, 2ª. Edição, São Paulo/SP, 1997), menciona o esquema metodológico de Acerenza, já referido na questão dois, para a prática do planejamento estratégico, o principal vetor da administração do sistema. Considerando o esquema trabalhado pelo Prof. Beni, analise as alternativas a seguir e assinale a errada.
a)Os aspectos básicos são: definição de objetivos e formulação de políticas; determinação da estratégia de desenvolvimento; e determinação dos correspondentes programas de ação;
b)O desenvolvimento do processo de planejamento estratégico do Turismo deve obedecer a uma determinada seqüência, cujas fases são: Análise da gestão realizada, Avaliação da posição do Turismo, Formulação da política de Turismo, Determinação da estratégia de desenvolvimento e Especificação dos programas de ação;
c)A avaliação da posição do Turismo é a fase mais importante do processo de planejamento estratégico, já que será com base nos seus resultados que se sustentarão as decisões do plano de curto prazo, decisões essas muito urgentes; (C)
d)A Especificação dos programas de ação constitui o ponto de partida do planejamento tático e operacional, considerando-se que nela são especificadas as diretrizes para os programas de ação nos cinco campos básicos do desenvolvimento turístico: a organização institucional, o fomento e desenvolvimento, o marketing e a promoção turística, a formação dos recursos humanos para o setor, e a programação econômico-financeira.

49 – A Lei 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Analise as afirmações a seguir à luz dessa Lei.

1.As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
2.O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.
3.O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
4.O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
5.Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Estação Ecológica; II - Reserva Biológica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refúgio de Vida Silvestre
Assinale agora a alternativa correta:

a)Somente a afirmação 4 está errada;
b)As afirmações 3 e 5 estão erradas; (C)
c)Todas as afirmações estão erradas
d)As afirmações1, 2 e 3 estão corretas

50– Com a finalidade principal de orientar os estados e os municípios quanto à forma de sinalização adequada para identificar destinos, locais e atrativos de interesse turístico, resguardando-se a diversidade cultural do país, Órgãos governamentais num esforço conjunto editaram o Guia Brasileiro de Sinalização Turística em 2001. Com base nesse documento assinale a alternativa correta a seguir:

a)Cabe ao DENATRAN criar e normatizar a sinalização turística, pois essa sinalização orienta o trânsito de veículos;
b) Foram encarregados da produção do Guia: o DETRAN de Brasília, o Iphan e a Embratur;
c)A padronização da cor verde nas placas indicativas de bens turísticos e patrimoniais é reconhecida e consagrada na maioria dos países;
d)As afirmações a, b e c estão erradas. (C)

51- Há posturas pró-ativas e reativas de um gestor de projetos também em relação a princípios éticos e morais. Nesse contexto, um gestor de projetos pode, basicamente, atuar das seguintes formas:

I)Atuar em respeito às leis.
II)Atuar por temor a remorsos e culpas.
III)Atuar de forma a manter a consciência tranqüila.
IV)Atuar por reconhecimento social.
V)Atuar por temor a multas ou castigos.
VI)Atuar por temor a exclusão e ao desconhecimento social.

Diante do acima exposto, com relação a princípios éticos e morais, podemos afirmar:

a)Um gerente de projetos será pró-ativo quando atuar de acordo com os itens I, III e IV. (C)
b)Um gerente de projetos será pró-ativo quando atuar de acordo com os itens II, III e IV.
c)Um gerente de projetos será reativo se adotar a postura descrita no item III.
d)Um gerente de projetos será reativo quando atuar de acordo com os itens I, III e IV.

52- Considerando as seguintes afirmações sobre projetos:

I)Projetos sempre apresentam riscos e incertezas que precisam ser enfrentados.
II)Em um projeto, além de prazos, há objetivos de custos, qualidade, desempenho e resultados esperados.
III)Criar um negócio é um exemplo específico de empreendedorismo que não pode ser considerado como projeto.
IV)Redução da mortalidade empresarial e elevação da lucratividade das micro e pequenas empresas são temas que podem gerar projetos no SEBRAE-SP.

Aponte a alternativa correta:

a)As afirmações I e IV não estão corretas.
b)Apenas a afirmação III não está correta. (C)
c)As afirmações I, II, II e IV estão corretas.
d)As afirmações I e III estão corretas.

53- Com relação a projetos, podemos afirmar:

a)Gerir empresas, de certo modo, equivale a gerenciar projetos.
b)Um dos motivos que faz com que empreendedores e dirigentes de empresas adotem cada vez mais a administração com abordagem em projetos é o fato de que a mesma é focada em resultados.
c)Projetos determinam transformações, portanto, a existência de mais projetos significa maior potencial de transformação e maior dinamismo empresarial.
d)Todas as alternativas acima estão corretas. (C)

54- O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:

a)realizar tarefas com responsabilidade.
b)Utilizar racionalmente os recursos.
c)obter resultados. (C)
d)Fazer corretamente o que precisa ser feito.

55- A sobrevivência das empresas, públicas ou privadas, está diretamente relacionada à capacidade de reagir aos desafios dos ambientes internos e externos. Empresas proativas conseguem melhor reagir, e, portanto, são empresas que:

a)lutam para preservar a manutenção do status quo.
b)têm capacidade de adaptação a novas situações. (C)
c)preservam a tradição dos seus fundadores.
d)processam negativamente o feedback ambiental.

56- Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:

a)pesquisa de opiniões.
b)análise de séries temporais.
c)projeções derivadas. (C)
d)método Delphi.

57- Considerando que as organizações são orientadas para alcançar objetivos, os administradores precisam ter apurada percepção das forças que os geram para identificá-las, classificá-las e definir a sua utilidade. Nessa perspectiva, está correto afirmar que as forças internas que produzem objetivos são:

a)clientes em potencial.
b)concorrentes do ramo.
c)pressão de governos.
d)escassez de recursos. (C)

58- Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:

a)estratégicos. (C)
b)operacionais.
c)táticos.
d)funcionais.

59- O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:

a)demográfico. (C)
b)psicossocial.
c)comportamental.
d)político.

60- As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:

a)empregados.
b)clientes e usuários.
c)governo e sociedade. (C)
d)acionistas e proprietários.

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