domingo, 31 de outubro de 2010

Gestão de Hotéis e Pousadas


O produto turístico é constituído por três serviços básicos
O transporte, a hospedagem e o atrativo

O que é uma empresa turística?
É uma empresa de turismo está intimamente ligada à idéia de lazer, sendo o turismo uma das suas formas.

Os primeiros DESLOCAMENTOS humanos são considerados:
Nômade

Para manter a qualidade e evitar desperdícios muitas empresas utilizam:
Para manter a qualidade e evitar desperdícios muitas empresas utilizam o 5s

Qual é outra maneira de aumentar a produtividade de uma empresa de turismo?
Melhorar a qualidade dos seus serviços

Ainda que o progresso tecnológico tenha trazido inovação e aperfeiçoamento no seio dos meios de hospedagem o elemento humano continua sendo a peça fundamental?
É dele que depende toda a acolhida do hóspede

Quais as habilidades necessárias ao gestor de hotéis e pousadas?
Técnicas, Humanas e Conceituais

Para a empresa sobretudo prestadora de serviço poder atingir essa meta precisa incorporar além dos motivos de ordem material também os de ordem espiritual e de serviços em seus negócios o que as pessoas contratadas devem possuir?
As pessoas contratadas devem ser aquelas que gostam de trabalhar com pessoas

Podemos agrupar as pessoas com as quais a empresa tem obrigatoriamente o compromisso de satisfazê-las em quatro categorias:
clientes / empregados / acionistas / vizinhos

O que significa na rede hoteleira satisfazer as pessoas?
Satisfazer as pessoas significa atender as suas necessidades e as necessidades de todas as pessoas com as quais a empresa tem necessariamente compromisso

O principal motivo para conhecer o cliente e tornar o serviço a força motriz da empresa afirmam Albrecht e Bradford é o de:
Criar, diante dos concorrentes, um fator de diferenciação.

Os colaboradores também são clientes?
Todas as pessoas engajadas na organização prestam, de alguma forma, algum tipo de serviço

Existem três componentes críticos necessários para fazer com que os colaboradores assumam o compromisso para com a excelência dos serviços. São eles:
Cultura / Liderança / Organização

A orientação para o serviço precisa fazer parte da psique organizacional coletiva. E isso se consegue através da:
Educação e do treinamento

Existem duas maneiras para se estabelecer uma estratégia diferenciada de serviços e com isso criar uma vantagem competitiva. São elas:
Oferecer um produto ou serviço melhor do que os concorrentes;Fazer o produto ou serviço de forma diferente daquela dos concorrentes.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDO:
http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

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