domingo, 31 de outubro de 2010

Como ATRAIR turista para o SEU negócio.


Como o Turismo impacta a economia das cidades?
Quando adequadamente explorada, a atividade turística é forte indutora da cadeia produtiva e costuma irrigar as cidades receptoras de turistas com milhões e milhões de reais, em dezenas de segmentos, gerando também milhares de postos de trabalho.

É importante destacar que o turismo emprega mão de obra intensiva e de baixa, ou melhor, de fácil qualificação. Motoristas, garçons, camareiras, seguranças, auxiliares de limpeza, recepcionistas, enfim, uma gama enorme de funções capazes de absorver milhares de pessoas com baixa qualificação. Todos esses setores formam uma cadeia econômica que é bastante impactada pelo aumento do fluxo de visitantes na cidade ou região.

É claro que alguns turistas gastam mais que outros, e por isso há alguns anos as cidades descobriram que investir no turismo de eventos é muito lucrativo. Todo o deslocamento de pessoas gera impacto positivo na economia das cidades, já que, independentemente do motivo da viagem, o turista movimenta determinadas estruturas que envolvem uma serie de atividades econômicas.


Quais são os principais aspectos que precisam ser trabalhados para melhorar a recepção de turistas em uma localidade?
É preciso trabalhar com foco em quatro eixos principais:
• Logística de Acesso
• Parque Hoteleiro
• Espaços de Eventos
• Mix de Atrativos


O Que é Marketing?
É a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias.

Marketing inclui as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.


Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como Mercadologia (RICHERS, 1986) ou "Mercância" (GRACIOSO, 1971).

Seguem algumas consideradas mais significativas. Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. Abaixo algumas definições citadas na literatura mundial:

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).


Qual o primeiro passo para se construir uma estratégia ou Plano de Marketing?
Na opinião de muitos estudiosos, o marketing para ser eficaz deverá começar pela pesquisa de mercado. É com a pesquisa que os segmentos são revelados, sinalizando vários tipos de compradores e seus perfis. Após a segmentação, as empresas estarão mais aptas a definirem melhor seu público alvo, pois, presume-se desta forma que é mais aconselhável oferecer produtos para mercados focados e bem definidos.

O Que é Segmentação de Mercado e qual sua importância?
Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.

Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades, por isso é que se recorre à segmentação do/s mercados-alvo.


O que é um Serviço?
É um desempenho, essencialmente intangível, que não resulta na propriedade de algo. O serviço pode ou não estar ligado a um produto físico. Assim, os serviços são desempenhos no tempo e espaço que geram valor para o cliente por meio de uma transformação, uma experiência de serviço.

Quais são as características peculiares a um Serviço?
Intangilibilidade;
Variabilidade – Dificuldade de manter um desempenho padrão;
Simultaneidade entre produção e consumo;
Perecibilidade


Em que momento se dar o “momento da verdade” na prestação de um serviço?
Quando o cliente entra em contato com algum aspecto da organização e a qualidade é experimentada. Ou seja, o momento verdade se dar quando o prestador de serviços e o cliente encontram-se em interação, face a face.

Por que os “momentos da verdade” devem ser foco da estratégia de marketing de uma empresa?
Porque são os responsáveis por criar na mente do cliente a percepção da qualidade do serviço, influenciando o resultado de forma decisiva na imagem da empresa e no seu resultado final.

Quais providencias são fundamentais para a conquista e fidelização de clientes?
Criar uma visão que preserve o cliente;
Saturar a empresa da voz do cliente;
Buscar incansavelmente a melhoria continua dos seus produtos e serviços;
Usar métodos e instrumentos de medição de desempenho e satisfação dos clientes;
Fazer o que se diz;
Descobrir as reais necessidades dos clientes;
Incentivar a propaganda boca a boca.


Por que o tratamento de reclamações de clientes é tão importante?
As reclamações de clientes precisam ser GERENCIADAS, pois o processo de contornar objeções e resistências à aquisição de produtos e serviços é uma etapa decisiva do processo de conquista e fidelização dos clientes. Somente assim a empresa estará apta a cativar e manter a clientela, POIS É JUSTAMENTE QUANDO OS PROBLEMAS OCORREM QUE O CLIENTE DEFINE A IMAGEM DA EMPRESA NA SUA MENTE E EM SEU CORAÇÃO.

Quais as boas práticas que já se mostraram eficientes no processo de tratamento de reclamações:
· Ressarcimento;
· Garantia;
· Compensações;
· SAC / Ombudsman


Qual o principal objetivo de um trabalho de divulgação de uma empresa marca ou serviço?
É estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual sua empresa trabalhe. E passar a mensagem corretamente é um grande desafio, assim como ser o escolhido diante tanta concorrência.

Qual a importância do ambiente de serviços para o sucesso de uma empresa?
O ambiente onde se presta o serviço, quando sintonizado com o desejo do cliente, contribui para atrair e retê-lo por mais tempo, estimulando assim a compra. Tal ambiente é influenciado pela cultura e por diversos fatores sociais, de modo que seu design deve refletir o estilo de vida da clientela.

Quais são os aspectos mais impactantes para a criação de ambientes favoráveis à prestação de bons serviços e negócios?
Iluminação; Cores; Música e Aromas.

LINK PARA APOSTILA DE ESTUDO
http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

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