domingo, 31 de outubro de 2010

Recepcionista de Eventos


Para trabalhar com recepção de eventos a pessoa tem que ser modelo ou manequim?
Não precisa ser modelo nem manequim para ser um recepcionista de eventos é preciso ser uma pessoa simpático educada responsável e saiba lidar com pessoas além de ser hiper organizada e esteja sempre disposta a aprender.

O que é preciso fazer para trabalhar como recepcionista de eventos?
Procurar empresas especializadas em organização de eventos ou agências que terceirizem este serviço.

Qual o tipo de foto que é exigido nas empresas?
As fotos solicitadas pelas as agências geralmente são fotos de perfil e corpo inteiro ( bem vestida) no tamanho 10x15 para que fique no cadastro da empresa.

Com que roupa devo me apresentar?
Você deve ir do mesmo jeito quando vai se candidatar a uma vaga de emprego bem vestida sem exageros. Roupas decotadas e super apertadas nunca. Mesmo que seja um trabalho temporário não significa que terá que se apresentar como se fosse a uma festa.

Qual o tipo de maquiagem usar?
A maquiagem acompanha a roupa sempre leve e discreta.

Quem eu procuro na agência para fazer o cadastro?
Toda empresa tem um profissional especifico que cuida desta área recrutamento de pessoal. Este profissional que atualiza os bancos de dados e faz a seleção para o trabalho.

Como são escolhidas as equipes?
Através de análise do curriculum e fotos também conforme as exigências do cliente caso tenham sido feitas. É importante que o candidato tenha no mínimo o nível médio experiência na área conhecimento em informática domínio em outros idiomas e curso de aperfeiçoamento na área fazem toda a diferença. Demonstre bastante interesse de executar o trabalho.

Não tenho experiência nesta área tenho chances para trabalhar?
Sim. As empresas estão sempre alimentando seu banco de dados com pessoas novas e aptas a fazer este tipo de trabalhonão é legal que se trabalhe sempre com o mesmo grupo de recepcionista em todos os eventos.

Qual a idade mínima para trabalhar?
Como todo trabalho é recomendável que tenha no mínimo 18 anos completos.

Como é feita a contratação?
Através de um contrato temporário já que normalmente os eventos costumam ser 1 à 5 dias corridos.Quando ocorre de ser uma ação feira exposição de 15 à 30 dias algumas empresas solicita a carteira profissional para que registre sem fins empregatício . Isso vai de empresa à empresa não é uma norma depende muito do cliente da agência.

Qual o valor pago a um recepcionista de eventos?
O pagamento é por diária que fica em torno de R$ 70,00 à R$ 10,000 o dia trabalhado e quando são mais de 3 dias as empresas fazem um pacote.
Mais isso não é fixo depende de cada evento e empresa
.

Quem escolhe a recepcionista é o dono do evento ou a empresa que está organizando o evento?
Os profissionais que irão trabalhar são escolhidos pelo setor e pessoa responsável dentro da empresa conforme as exigências do cliente e o tipo do evento. Tem cliente que prefere ele mesmo escolher os recepcionistas do seu evento por isso a importância do banco de dados atualizados com fotos nítidas.

Antes de começar o evento é sempre feito uma reunião com todos os envolvidos?
A reunião que vai informar todo o processo e detalhes do evento é feita no dia e hora marcada pela empresa para pegar o uniforme e assinar o contrato.

Como existem diversos tipos de eventos o mesmo recepcionista pode trabalhar em vários?
Desde que não choquem o dia e horários o recepcionista quando ele é bom sempre e chamado para trabalhar em vários.

Todo trabalho feito durante um evento é de responsabilidade do Coordenador ou da equipe de recepção.

O sucesso do evento de responsabilidade de todos que trabalham sempre existem um coordenador operacional que fique supervisionado mais dentro do evento é a equipe que trabalha para que tudo funcione perfeitamente
.

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Operação em recepção de Hotéis


O que é turismo?
Conjunto de atividades socioeconômicas que provoca o deslocamento temporário de pessoas ou grupos de pessoas com uma ou diversas finalidades como lazer cultura negócios saúde etc.

O que é turista?
É a pessoa que se desloca de sua residência fixa por mais de 24 horas com pernoite em um país ou região efetuando gastos com fins lucrativos.

O que se refere o termo hospitalidade?
O termo hospitalidade se refere à qualidade de um indivíduo ou local a ser hospitaleiro ao ato de hospedar considerando sempre o ponto de vista do hóspede. Todavia é certo que a hospitalidade não consiste apenas em receber o outro. O ato de hospedar e ser hospitaleiro são complexos significa muito mais que receber visitantes consiste na união ou melhor na aproximação de culturas costumes e pessoas diferentes. Trata-se de uma relação de troca de valores entre o visitado e o visitante na realidade é o ato de hospedar afetuosamente podendo significar um atributo importante no desenvolvimento do turismo.

Porque o hotel é considerado um equipamento turístico?
Porque serve como meio de hospedagem do tipo convencional ou mais comum ao turista. Este tipo de estabelecimento é uma prestação de serviços que opera 24 horas por dia durante o ano inteiro e seu principal produto a diária hoteleira é altamente perecível. Esse tipo de empresa visa obter lucro oferecendo ao hóspede alojamento alimentação e entretenimento através de qualificação profissional por isso que seus profissionais precisam oferecer aos hóspedes: o melhor serviço o melhor atendimento o melhor preço e a melhor satisfação.

Quais as classificações dos meios de hospedagem?
Hotel (H) - meio de hospedagem do tipo convencional e mais comum normalmente localizado em perímetro urbano e destinado a atender turistas tanto em viagens de lazer quanto em viagens de negócios;

Hotel Histórico (HH) - meio de hospedagem instalado total ou parcialmente em edificação de valor histórico ou de significado regional em local reconhecido pelo Poder Público e que em razão disso esta normalmente sujeita a restrições de natureza arquitetônica e construtiva;

Hotel de Lazer (HL) - meio de hospedagem normalmente localizado fora dos centros urbanos com áreas não-edificadas amplas e com aspectos arquitetônicos e construtivos instalações equipamentos e serviços especificamente destinados à recreação e ao entretenimento que o tornam prioritariamente destinado ao turista em viagem de lazer.

Pousada (P) - meio de hospedagem de aspectos arquitetônicos e construtivos instalações equipamentos e serviços mais simplificados normalmente limitados apenas ao necessário à hospedagem do turista para aproveitamento do atrativo turístico próximo ao qual o estabelecimento se situa.

Resort - meio de hospedagem incluído no tipo HOTEL DE LAZER que tem como obrigações principais estar localizado em área de preservação ou equilíbrio ambiental tenha sua construção precedida por estudos de impacto ambiental e pelo planejamento da ocupação do uso do solo visando a conservação ambiental tenha área total e não edificada bem como infra-estrutura de entretenimento e lazer significativamente superiores às dos empreendimentos similares.


Quais os meios de hospedagem mais utilizados?
Bangalôs - são muito parecidos com os apartamentos mobiliados e com uma pequena cozinha que pode ou não ser independente do quarto. São muito comuns em estações de esquis locais montanhosos e estações termais;

Chalés - construções geralmente rústicas de madeira encontradas próximas a lagos rios montanhas bosques ou estações esportivas assemelham-se aos apartamentos por serem mobiliados e com pequena cozinha;

Cruzeiros - sistema marítimo compartilhado. Compreendem camarotes em condomínios onde os membros adquirem ações que lhes dão direito a usufruir os mesmos durante um tempo determinado estabelecido no contrato em épocas e temporadas preestabelecidas;

Hospedarias - estabelecimentos que oferecem pensão completa ainda que a maioria ofereça somente alojamento com café da manhã muito simples;

Motel - são estabelecimentos que oferecem hospedagem para viajantes e seus automóveis. São localizados em beira de estradas oferecem serviços de alimentação e permitem ao hóspede estacionar seu automóvel perto do quarto em local seguro e que não necessite descarregar bagagem;

Pensões - pequenos estabelecimentos geralmente explorados por uma família que oferece hospedagem alimentação caseira e simples;


O que é um UH?
É o espaço entre o quarto de dormir e o banheiro colocado sempre à disposição do hóspede mediante pagamento de diária nos estabelecimentos de hospedagem ou seja conhecemos também como apartamento ou acomodação de hotel.

Como funciona uma reserva hoteleira?
Ato bilateral por meio do qual o empreendimento hoteleiro assume satisfazer a obrigação nele contida e o hóspede a de pagar o preço correspondente além de cumprir os demais serviços previstos na sua confirmação ou seja são reservas efetuadas dentro do setor hoteleiro onde no ato da reserva serão estipulados os direitos e as obrigações recíprocras do meio de hospedagem e do hóspede.

Porque a recepção é considerada cartão postal do hotel?
A recepção é a sala de visitas do hotel pois é nela onde acontece a chegada e saída dos hóspedes. É o local onde os mesmos solicitam informações fazem reclamações elogiam os profissionais e a estrutura física do hotel e por último pagam à conta. Para muitos a recepção é considerada o principal local da hospedagem pois todas as decisões importantes são tomadas neste ambiente. Por isso temos consciência que a recepção de um hotel tem como principal objetivo proporcionar ao hóspede conforto boa impressão eficiência e um ambiente aconchegante de harmonia no trabalho.

O que é check-in? E Check-out?
Check – in = entrada dos hóspedes.
Check – out = Saída dos hóspedes.


Quais as funções de um recepcionista?
Passar informações corretas e coerentes atender bem ao hóspede controlar a entrada e saída do hóspede controlar caixa ouvir o cliente com as reclamações trabalhar em grupo e com ética atender todas as mudanças solicitadas e por último ter organização disciplina e sabedoria.

Porque todo recepcionista hoteleiro precisa ter empatia boa comunicação ou seja ter uma relação humanizada com seus hóspedes?
O trabalho do recepcionista ocorre por intermédio de duas ou mais pessoas onde as atividades são distribuídas bem como as interações e os sentimentos causados: comunicação cooperação respeito e amizade. Sabemos plenamente que estas duas palavras juntas traduzem o significado do convívio social humano e justamente por ser uma convivência é que tentamos amenizar as diferenças existentes em cada uma das pessoas desenvolvendo atividades e habilidades que possam melhorar o comportamento e as diferenças individuais entre as pessoas observando com atenção fatores que caracterizam uma relação harmoniosa respeitando em cada um suas peculiaridades e características.

Porque um recepcionista precisa ser comunicativo?
A comunicação é um processo inerente ao ser humano. É através dela que oindivíduo ou grupo interage com outros indivíduos ou grupos recebendo suas impressões sobre o que foi comunicado. É algo como um professor perguntar para sua sala se a matéria que acabou de ensinar foi compreendida. Portanto o processo de comunicação é composto de quatro elementos: emissor receptor mensagem e retorno também conhecido como feed-back. Além disso o processo de comunicação realiza-se por vários meios principalmente através da fala da escrita e da expressão corporal. Através desses meios os seres humanos interagem com o mundo. É importante perceber que os meios de comunicação influenciam uns aos outros. Assim não basta simplesmente à comunicação verbal ocorrer pois outros meios podem fazer com que a mensagem seja compreendida de forma diferente daquela que se deseja transmitir.

Quais os valores humanos mais usados numa convivência entre recepcionista e hóspede?
Razão Emoção Percepções Preconceitos Simpatias empatias Interesses Sentimentos Pensamentos Respeito.

Qual a importância do recepcionista em um estabelecimento hoteleiro?
É a pessoa que está diretamente subordinada ao chefe de recepção recebe ordens do mesmo para executar todas as atividades do setor garantindo a qualidade dos seus serviços e satisfazendo ao mesmo tempo o seu cliente. É o profissional que alavanca o empreendimento utilizando de todos os seus conhecimentos para aumentar os lucros e as oportunidades de desenvolvimento.

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Noções de Higiene e Segurança ALIMENTAR


O que é alimento seguro?
Alimento seguro: todo alimento que não causa danos à saúde do consumidor tais como: dores de barriga, ferimentos, febre, dores de cabeça, mal-estar, etc;

O que são Boas Práticas de Fabricação?
Boas Práticas de Fabricação (BPF): termo utilizado na indústria de alimentos e que vem do inglês Good Manufactoring Practices (GMP) que é o conjunto de procedimentos higiênico-sanitários, que devem ser aplicados tanto em empresas, quanto na nossa casa, enquanto preparamos um alimento;

O que é Doença de Origem Alimentar?
Doenças de Origem Alimentar: doenças provocadas pela ingestão de alimentos que apresentem algum tipo de contaminação, que pode ser biológica, física ou química;

Quais os tipos de contaminação de alimentos?
Contaminação de origem física: causada por metais, pedaços de madeira, cabelos, areia, e outros produtos que podem cair nos alimentos;

Contaminação de origem química: causada por desinfetantes, produtos para matar ratos, inseticidas, antibióticos, agrotóxicos e outros venenos;

Contaminação de origem biológica: causada por parasitas, moscas, caramujos, pulgões, lesmas e microorganismos que são vírus, fungos e bactérias;


O que é esterilização?
Esterilização: tratamento térmico que utiliza temperaturas superiores a 100º C. destruindo todos os microrganismos presentes no alimento;

O que é higienização?
Higienização: É um conjunto de ações necessárias para diminuir a presença de sujidades e microorganismos. Normalmente é dividida em duas etapas. Procedimento de lavagem e posterior desinfecção.

O que é limpeza?
Limpeza – é a retirada de resto de alimento e sujeiras com o auxílio de água, escova ou espátula. Posteriormente, lava-se a superfície com água e detergente para a retirada mais profunda da sujeira. Por fim, enxágua-se a superfície com água corrente até a remoção total do detergente.

O que são microorganismos Patogênicos?
São aqueles que causam doenças.

O que são microorganismos deteriorantes?
São aqueles que provocam a perda das características dos alimentos.

O que favorece a multiplicação dos microorganismos?
Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura.

Quais os tipos de armazenamento de acordo com a temperatura?
Armazenamento sob congelamento: à temperatura de 0ºC ou menos;
Armazenamento sob refrigeração: à temperatura de 0ºC a 5ºC;
Armazenamento à temperatura ambiente
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O que é contaminação cruzada?
A contaminação cruzada ocorre quando há contato de alimentos crus e sem higienização, ou de utensílios usados nos mesmos, com alimentos já higienizados ou prontos para o consumo. Ela provoca a passagem de bactérias de um alimento para o outro, podendo causar algum dano à saúde de quem consumir o alimento contaminado.

Como evitar a contaminação cruzada?
Na área de produção ou manipulação de alimentos não pode haver cruzamento dos fluxos das áreas sujas e das áreas limpas.

O que é pré-preparo?
Etapa onde os alimentos sofrem tratamento ou modificações, através de higienização, tempero, corte, porcionamento, seleção, escolha, moagem e/ou adição de outros ingredientes.

O que é preparo e qual a sua importância?
O preparo é uma das últimas etapas de um processo de produção de alimentos e, portanto deve ser realizada com cuidado. Após essa etapa não haverá outra que elimine os microorganismos.

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Gastronomia e Cultura


QUAL O SIGNIFICADO DE GASTRONOMIA? E QUAL A DIFERENÇA ENTRE GASTRÔNOMO E GOURMET?
Gastronomia: arte cozinhar de modo que se dê maior prazer a quem como. Abrange culinária, bebidas, os matérias usados na alimentação, e em geral, todos os aspectos culturais a ele associado.
Gastrônomo: Gourmet em Francês pode ser um cozinheiro, igualmente um amante das boas iguarias, com seu refinamento, apresentação, vestuário, música, dança.

QUAL O PAÍS QUE CONTRIBUIU FORTEMENTE PARA A CULTURA GASTRONOMICA NO MUNDO COM SUAS EVOLUÇÕES E TECNICAS?
França

COM A COLONIZAÇÃO NO CONTINENTE AMERICANO (as 3 Américas) QUAIS OS POVOS QUE CONTRIBUIRAM NA INFLUÊNCIA GASTRONOMICA DE CADA AMERICA?
Na America do Norte: britânico, indígena, africanos, franceses
Na America Central: Espanhola, indígena, africana, francesa
Na America do Sul: Portugueses, espanhóis, africanos, indígenas


QUAIS SÃO OS PRATOS DE MAIOR DESTAQUE NA GASTRONOMIA MEXICANA?
Burrito-feijão, guacamole, chilli, uma carne, queijo

NA AMERICA DO SUL QUAIS OS PAÍSES QUE FAZEM DESTAQUE COM SUA GASTRONOMIA INTERNACIONALMENTE?
Brasil, Argentina, Peru.

NA EUROPA QUAL O PAÍS INTRODUZUIU A NOUVELLE CUISINE E O QUE VEM A SER?
França, A nouvelle cuisine foi desenvolvida nos anos 70 como reação á culinária tradicional, esse tipo de cozinha é caracterizada por tempo de preparo menor, molhos mais leves, e porções menores, com apresentação de forma refinada e decorativa.

QUAL É O NOME DO CALDO MAIS IMPORTANTE EM PORTUGAL?
Caldo Verde (Legumes, batatas, couve, e chouriço)

O PRATO “PAELLA” É ORIGINÁRIO DE QUE PAÍS?
Espanha.

GASTRONOMIA ITALIANA QUAL O INGREDIENTE QUE PREDOMINA EM SUA CULINÁRIA E UMA DAS BEBIDAS QUENTE FAMOSA?
Tomate
BEBIDA: Café Cappuccino

CITE OS PAÍSES QUE MAIS CONTRIBUIRAM NO CONTINENTE ASIATICO PARA DESTAQUE DE SUA GASTRONOMIA.
chineses, japoneses, tailandeses, indianos.

QUAL A INFLUÊNCIA GASTRONOMICA ENCONTRADA NO CONTINENTE OCEANICO PARTICULARMENTE NA AUSTRALIA?
asiática e européia.

QUAL O PRATO DE DESTAQUE BRASILEIRO CONHECIDO INTERNACIONALMENTE COMO NOSSA PATENTE?
A feijoada de feijão preto, servida com couve e laranja.

O QUE SÃO TECNICAS DE COZINHA?
São praticas como consagradas no ambiente culinário, manejo, métodos de cocção, bases, cortes são as rotinas que devem ser incorporadas ao seu dia-a-dia do cozinheiro, desvendando os mistérios que estão envolvidos no preparo de um bom prato.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ERVAS ESPECIARIAS E CONDIMENTOS?
Condimento: conhecido como especiarias, podem ser usados na forma natural ou pulverizadas e liquidas. O uso excessivo altera o sabor dos alimentos e pode levar a intoxicação.

Ervas: Aroma, sabor, frescas ou secas dão sabor especial e personalidade ao prato.

DE QUE FORMA AS MEDIDAS FAZEM A DIFERENÇA NAS RECEITAS CULINARIAS?
A medida certa é essencial para o sucesso de qualquer prato.

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Como ATRAIR turista para o SEU negócio.


Como o Turismo impacta a economia das cidades?
Quando adequadamente explorada, a atividade turística é forte indutora da cadeia produtiva e costuma irrigar as cidades receptoras de turistas com milhões e milhões de reais, em dezenas de segmentos, gerando também milhares de postos de trabalho.

É importante destacar que o turismo emprega mão de obra intensiva e de baixa, ou melhor, de fácil qualificação. Motoristas, garçons, camareiras, seguranças, auxiliares de limpeza, recepcionistas, enfim, uma gama enorme de funções capazes de absorver milhares de pessoas com baixa qualificação. Todos esses setores formam uma cadeia econômica que é bastante impactada pelo aumento do fluxo de visitantes na cidade ou região.

É claro que alguns turistas gastam mais que outros, e por isso há alguns anos as cidades descobriram que investir no turismo de eventos é muito lucrativo. Todo o deslocamento de pessoas gera impacto positivo na economia das cidades, já que, independentemente do motivo da viagem, o turista movimenta determinadas estruturas que envolvem uma serie de atividades econômicas.


Quais são os principais aspectos que precisam ser trabalhados para melhorar a recepção de turistas em uma localidade?
É preciso trabalhar com foco em quatro eixos principais:
• Logística de Acesso
• Parque Hoteleiro
• Espaços de Eventos
• Mix de Atrativos


O Que é Marketing?
É a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias.

Marketing inclui as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.


Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como Mercadologia (RICHERS, 1986) ou "Mercância" (GRACIOSO, 1971).

Seguem algumas consideradas mais significativas. Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. Abaixo algumas definições citadas na literatura mundial:

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).


Qual o primeiro passo para se construir uma estratégia ou Plano de Marketing?
Na opinião de muitos estudiosos, o marketing para ser eficaz deverá começar pela pesquisa de mercado. É com a pesquisa que os segmentos são revelados, sinalizando vários tipos de compradores e seus perfis. Após a segmentação, as empresas estarão mais aptas a definirem melhor seu público alvo, pois, presume-se desta forma que é mais aconselhável oferecer produtos para mercados focados e bem definidos.

O Que é Segmentação de Mercado e qual sua importância?
Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.

Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades, por isso é que se recorre à segmentação do/s mercados-alvo.


O que é um Serviço?
É um desempenho, essencialmente intangível, que não resulta na propriedade de algo. O serviço pode ou não estar ligado a um produto físico. Assim, os serviços são desempenhos no tempo e espaço que geram valor para o cliente por meio de uma transformação, uma experiência de serviço.

Quais são as características peculiares a um Serviço?
Intangilibilidade;
Variabilidade – Dificuldade de manter um desempenho padrão;
Simultaneidade entre produção e consumo;
Perecibilidade


Em que momento se dar o “momento da verdade” na prestação de um serviço?
Quando o cliente entra em contato com algum aspecto da organização e a qualidade é experimentada. Ou seja, o momento verdade se dar quando o prestador de serviços e o cliente encontram-se em interação, face a face.

Por que os “momentos da verdade” devem ser foco da estratégia de marketing de uma empresa?
Porque são os responsáveis por criar na mente do cliente a percepção da qualidade do serviço, influenciando o resultado de forma decisiva na imagem da empresa e no seu resultado final.

Quais providencias são fundamentais para a conquista e fidelização de clientes?
Criar uma visão que preserve o cliente;
Saturar a empresa da voz do cliente;
Buscar incansavelmente a melhoria continua dos seus produtos e serviços;
Usar métodos e instrumentos de medição de desempenho e satisfação dos clientes;
Fazer o que se diz;
Descobrir as reais necessidades dos clientes;
Incentivar a propaganda boca a boca.


Por que o tratamento de reclamações de clientes é tão importante?
As reclamações de clientes precisam ser GERENCIADAS, pois o processo de contornar objeções e resistências à aquisição de produtos e serviços é uma etapa decisiva do processo de conquista e fidelização dos clientes. Somente assim a empresa estará apta a cativar e manter a clientela, POIS É JUSTAMENTE QUANDO OS PROBLEMAS OCORREM QUE O CLIENTE DEFINE A IMAGEM DA EMPRESA NA SUA MENTE E EM SEU CORAÇÃO.

Quais as boas práticas que já se mostraram eficientes no processo de tratamento de reclamações:
· Ressarcimento;
· Garantia;
· Compensações;
· SAC / Ombudsman


Qual o principal objetivo de um trabalho de divulgação de uma empresa marca ou serviço?
É estar na mente dos consumidores quando precisarem de um produto ou serviço com o qual sua empresa trabalhe. E passar a mensagem corretamente é um grande desafio, assim como ser o escolhido diante tanta concorrência.

Qual a importância do ambiente de serviços para o sucesso de uma empresa?
O ambiente onde se presta o serviço, quando sintonizado com o desejo do cliente, contribui para atrair e retê-lo por mais tempo, estimulando assim a compra. Tal ambiente é influenciado pela cultura e por diversos fatores sociais, de modo que seu design deve refletir o estilo de vida da clientela.

Quais são os aspectos mais impactantes para a criação de ambientes favoráveis à prestação de bons serviços e negócios?
Iluminação; Cores; Música e Aromas.

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Atendimento ao turista: BARES E RESTAURANTES


Quais as características que um profissional de atendimento deve apresentar?
Comunicação sensibilidade entusiasmo curiosidade flexibilidade e pró atividade.

Quais são as habilidades essenciais ao profissional de atendimento?
Conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes

Para um funcionário prestar um bom atendimento o que é necessário ?
Saber ouvir e prestar atenção á sua volta.

Quais os sete pecados ocorridos no atendimento a um cliente.
Má vontade, Apatia, Frieza, Desdém, Robotismo, Demasiado apego às normas e Jogo de responsabilidade.

Qual a forma mais correta de como orientar um cliente com informações turísticas ?
Se disponibilizar para ajudar o turista

O que afasta o turista de um estabelecimento ?
Dificuldade de acesso a informações erros morosidade indiferença descortesia desinteresse e desrespeito

Qual o conceito de Atendimento ?
É a resolução a providência o procedimento que deve ser adotado para encontrar a solução e satisfazer a necessidade do cliente.

Qual o significado de postura correta durante a conversa ( atendimento) com o cliente ?
Corpo inclinado olhos nos olhos cabeça em direção á sua

O que entende-se por Produto Turístico?
Uma mistura de elementos tangíveis e intangíveis centralizados em uma atividade específica e em uma determinada destinação.

Qual o conceito de Cliente ?
Clientes são todas as pessoas que são afetadas por nossos processos ou nossos produtos.

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Atendimento ao turista: ATRATIVO TURÍSTICO


Qual o conceito de turismo adotado pela OMT?
Turismo são as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos ao de seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano com finalidades de lazer negócios e outros.

Cite algumas metas do Plano Nacional de Turismo
Dar qualidade ao produto turístico diversificar a oferta turística estruturar os destinos turísticos; ampliar e qualificar o mercado de trabalho etc.

Quais são os três tipos de turistas definidos pela OMT?
Visitantes – são consideradas visitantes todas as pessoas que se deslocam de um lugar diferente de seu entorno habitual por um período inferior a 12 meses cuja finalidade principal da viagem não seja a de exercer uma atividade remunerada no local visitado. Turistas – são todos aqueles visitantes que pernoitam em local diferente de seu local habitual e que permanecem mais de 24 horas ocupando um alojamento coletivo ou privado no lugar visitado.

Excursionistas – são os visitantes que não pernoitam no local visitado permanecendo portanto menos de 24 horas – não ocupando consequentemente qualquer tipo de alojamento seja coletivo ou privado.


O que é um produto turístico?
É um conjunto de atrativos de acessos de bens e serviços turísticos disponíveis ou ofertados de forma organizada ao turista-consumidor.

O que um produto turístico inclui?
Transporte alojamento alimentação e atrativos.

O que é um destino turístico?
É um conjunto que contém várias organizações e indivíduos que colaboram e competem na oferta de uma variedade de produtos e serviços aos turistas.

Do que é composto o produto turístico cidade?
De uma mescla de bens e serviços públicos e privados todos voltados para um mesmo objetivo que é atender bem o turista e suas necessidades.

Para que exista mercado quais são as condições necessárias?
Que exista a necessidade que exista um desejo de satisfazê-la; e a capacidade de comprar ou poder aquisitivo para adquirir o produto;

O que é mercado turístico?
É o conjunto de consumidores-turistas potenciais que compartilham a necessidade ou o desejo especifico de viajar para determinados lugares que apresentem produtos e serviços turísticos e que possuam as condições para tanto.

O que é demanda turística?
É o conjunto de turistas que de forma individual ou grupal estão motivados por uma série de produtos e serviços turísticos com o objetivo de cobrir suas necessidades e satisfazer seus desejos.

O que é oferta turística?
É tudo que pode ser oferecido ao turista quer sejam elementos naturais artificiais ou diretamente relacionados com uma atividade humana tais como hospitalidade e serviços.

O que são atrativos naturais?
São os corpos d’água belezas naturais o clima a configuração física a fauna e a flora.

O que são atrativos artificiais?
São os aspectos históricos culturais e religiosos; a infra-estrutura; e as vias de acesso.

Cite quatro tipos de turismo existentes.
Turismo de saúde turismo histórico ecoturismo turismo de sol e praia etc.

O que o turista deseja quando viaja?
Fugir da rotina do seu cotidiano das suas paisagens diárias; oportunidade de explorar e de avaliar seu próprio modo de ser; diferentes formas de lazer; Status; Liberdade; Fazer novas amizades; Partilhar atividades de lazer com parentes e amigos; Saúde; Descanso; Conhecer novos lugares costumes culturas; Ampliar informações e conhecimentos; e Aventura;

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Produção e gestão de EVENTOS


O que é evento?
Conjunto de ações previamente planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público alvo. No turismo: parte significativa na composição do produto turístico, atendendo intrinsecamente as exigências de mercado em matéria de entretenimento, lazer, conhecimento, descanso e tantas outras motivações

Como são classificados os eventos?
Institucionais e promocionais

Quais os tipos de eventos?
Exposições, encontros técnicos e científicos, desfile, excursões, cerimônias, solenidades oficiais, privadas e corporativas, encontros de convivência e programas de visitas, etc.

Que características são julgadas essenciais para o profissional de eventos?
Conhecimento acadêmico, perfil de liderança, dinamismo e técnicas e habilidades de gestão

Quais as etapas que compõem o planejamento e organização de eventos?
Pré-evento, evento e pós-evento

Quais as principais etapas do pré-evento?
Objetivos, orçamento, estratégias e plano

Quais as principais atividades do pós-evento?
Etapa de encerramento do evento, fechamento de todas as áreas e feedback do cliente

O que é cerimonial?
Rigorosa observância de certas formalidades em eventos oficiais entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas públicas.

Quais as competências e práticas do profissional do cerimonial?
Estudo, conhecimento do decreto federal que regulariza as Normas do cerimonial público e a ordem de precedência

Quais são os símbolos nacionais?
Ver a Lei nº 5.700 de 01/09/1971, que dispõe sobre Símbolos Nacionais

Quais os principais impactos dos eventos no turismo?
Mudança do perfil do local que sedia os eventos, com o incremento de geração de emprego e renda

O que é preciso observar ao planejar e organizar um evento turístico?
Infraestrutura é a base

O que é turismo de eventos?
Segmento que realiza os mais variados tipos de eventos, nas variadas áreas e atendem os mercados nacionais e internacionais

O que é turismo de negócios?
Cartilha de segmentação do Ministério do Turismo diz:, “compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”.

Quais as principais entidades de organização e fomento dos eventos?
Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) Associação Brasileira de Centros de Convenções, Exposições e Feiras (ABRACCEF).

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Gestão de Hotéis e Pousadas


O produto turístico é constituído por três serviços básicos
O transporte, a hospedagem e o atrativo

O que é uma empresa turística?
É uma empresa de turismo está intimamente ligada à idéia de lazer, sendo o turismo uma das suas formas.

Os primeiros DESLOCAMENTOS humanos são considerados:
Nômade

Para manter a qualidade e evitar desperdícios muitas empresas utilizam:
Para manter a qualidade e evitar desperdícios muitas empresas utilizam o 5s

Qual é outra maneira de aumentar a produtividade de uma empresa de turismo?
Melhorar a qualidade dos seus serviços

Ainda que o progresso tecnológico tenha trazido inovação e aperfeiçoamento no seio dos meios de hospedagem o elemento humano continua sendo a peça fundamental?
É dele que depende toda a acolhida do hóspede

Quais as habilidades necessárias ao gestor de hotéis e pousadas?
Técnicas, Humanas e Conceituais

Para a empresa sobretudo prestadora de serviço poder atingir essa meta precisa incorporar além dos motivos de ordem material também os de ordem espiritual e de serviços em seus negócios o que as pessoas contratadas devem possuir?
As pessoas contratadas devem ser aquelas que gostam de trabalhar com pessoas

Podemos agrupar as pessoas com as quais a empresa tem obrigatoriamente o compromisso de satisfazê-las em quatro categorias:
clientes / empregados / acionistas / vizinhos

O que significa na rede hoteleira satisfazer as pessoas?
Satisfazer as pessoas significa atender as suas necessidades e as necessidades de todas as pessoas com as quais a empresa tem necessariamente compromisso

O principal motivo para conhecer o cliente e tornar o serviço a força motriz da empresa afirmam Albrecht e Bradford é o de:
Criar, diante dos concorrentes, um fator de diferenciação.

Os colaboradores também são clientes?
Todas as pessoas engajadas na organização prestam, de alguma forma, algum tipo de serviço

Existem três componentes críticos necessários para fazer com que os colaboradores assumam o compromisso para com a excelência dos serviços. São eles:
Cultura / Liderança / Organização

A orientação para o serviço precisa fazer parte da psique organizacional coletiva. E isso se consegue através da:
Educação e do treinamento

Existem duas maneiras para se estabelecer uma estratégia diferenciada de serviços e com isso criar uma vantagem competitiva. São elas:
Oferecer um produto ou serviço melhor do que os concorrentes;Fazer o produto ou serviço de forma diferente daquela dos concorrentes.

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http://www.4shared.com/dir/P2JKuTUu/Universa.html

Cultura Brasileira e o Futebol


Existem várias versões para o inicio da história do Futebol no Brasil mas quem é considerado o verdadeiro “pai” do futebol brasileiro?
Charles Miller

Qual clube ainda em atividade é considerado o primeiro do futebol brasileiro?
Sport Club Rio Grande

Qual é o “DIA DO FUTEBOL BRASILEIROS? E por que esta data foi escolhida pela CBF?
19 de Julho, e esta data foi escolhida pela CBF por ser a data de fundação do Sport Club Rio Grande.

Em que ano a Seleção Brasileira de Futebol tem sua estréia e qual foi o resultado desta primeira partida?
Em 1914, e a partida foi vencida por 2x0 pela seleção brasileira contra um time inglês.

Quando e onde foi realizada a primeira Copa do Mundo de Futebol?
Em 1930, no Uruguai.

O que é o “MARACANAZO”?
É a expressão como ficou conhecida a derrota da Seleção Brasileira de Futebol, em pleno Maracanã, na Copa do Mundo de 1950 para os Uruguaios, diante de 200 mil pessoas.

Onde e quando a Seleção Brasileira de Futebol conquistou seu primeiro título mundial? E quais foram os jogadores que mais se destacaram naquela copa?
Na Suécia em 1958, e naquela Copa os destaques do time brasileiro foram: Pelé, Garrincha, Didi, Djalma Santos e Bellini.

Qual foi o adversário do Brasil na final da Copa de 1970? E qual o nome do troféu que o Brasil conquistou definitivamente com essa copa?
O Brasil teve a Itália como sua adversária na final da Copa do Mundo de 1970, sagrando-se tri-campeão do mundo o Brasil conquistou a Taça Jules Rimet.

Quantos anos a Seleção Brasileira de Futebol passou sem ser campeã do mundo desde de 1970?
24 anos, voltou a ser campeã em 1994 na Copa do Mundo dos EUA.

Qual foi a primeira música em homenagem ao futebol no Brasil e em que ano foi gravada?
Foi Flamengo de Bonfiglio de Oliveira, gravada em 1912.

Quem foi o autor dos Hinos dos maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro e em que ano foram compostos?
Foi Lamartine Babo em 1949.

Qual filme brasileiro trata da relação entre o título mundial de 1970 com a ditadura militar?
Prá Frente Brasil, do Diretor Roberto Farias.

Quais são as duas possibilidades que o Brasil tem em relação ao enorme desafio de realizar a Copa do Mundo de 2014?
1 - O país da nova 5ª economia do mundo, competente e capaz de realizar grandes eventos com organização, seriedade e segurança;
2 – Um país ainda subdesenvolvido, e com sérios problemas insolúveis.


Qual será a grande oportunidade que o Brasil terá em relação ao Turismo com a realização da Copa de 2014?
Melhorar perante o mundo a imagem do país, e aumentar a sua competitividade para o turismo.

Qual cidade pode ser um excelente exemplo para o Brasil com relação a maximizar os benefícios da realização de um grande evento esportivo?
Barcelona, na Espanha. Que aumentou de forma muito significativa o número de turistas após a realização das Olimpíadas de 1992.

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Cerimonial e Procololo para EVENTOS


O Hino Nacional é executado primeiro ou por último numa cerimônia?
Hino Nacional abre oficialmente a solenidade oficial, portanto vem primeiro.

Tem convites que vem R.S.V.P. o que fazer?
Confirmar ou não a presença ao convite feito.

O que é Etiqueta?
Etiqueta é além de boas maneiras e educação. É saber expressar seus costumes de modo a tributar e obter prestígio.

Todo mundo é cerimonialista mas enfim o que é Cerimonialista?
Comumente chama-se de cerimonialista o organizador de casamentos, o que também é correto, mas tecnicamente o conceito é mais acadêmico, determinando o profissional que trabalha regendo as relações e a civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público.

Qual o melhor curso para ser diplomata?
O Instituto Rio Branco - IRB, em Brasília - Distrito Federal.

Queria saber informações sobre o Itamaraty e as oportunidades de cursos e trabalho.
Para tirar qualquer dúvida desse tipo é só acessar o endereço: www.itamaraty.gov.br

Quando posso tocar o hino do meu estado na minha escola particular?
No encerramento de qualquer solenidade.

Posso ter a Bandeira do Brasil hasteada na escola pública que dirijo?
Sim, desde que cumpra o que manda a lei. Ver no capítulo 3 Símbolos Nacionais.

Numa cerimônia oficial quem fala por último?
A autoridade mais importante, dentro da Ordem de Precedência.

É errado usar calça comprida numa cerimônia oficial acompanhando meu marido?
Depende. Caso ele seja graduado em alguma patente militar e exerça cargo elevado e esteja em caráter oficial, recomenda-se o uso do vestido ou saia e blusa.

Crianças participam de cerimônias oficiais?
O bom senso não recomenda, mas em determinados casos elas são obrigadas a se fazerem presentes, na alegria ou na tristeza da perda de alguém,por exemplo, filhos de autoridade nacional, frente a morte do pai.

Cerimonial e Protocolo são a mesma coisa?
Não, mas andam juntos para que o evento seja correto, bonito e cause bem estar aos presentes.

Mestre de cerimônia escreve ou apenas lê os papéis?
Depende do profissional e do evento. Celebridades apresentam o evento. Mestre de Cerimônias deveriam escrever previamente e seguir o roteiro pré-estabelecido.

O que é Cerimonial Empresarial?
São as regras protocolares hierárquicas que regem a realização de solenidades oficiais dentro da empresa.

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Programa Bem Receber Módulo Atendimento GLS - Convention & Bureau SP


1- É função da secretaria executiva de um evento:

I. providenciar a confecção e distribuição de adesivos, crachás, diplomas, certificados, apostilas, pastas, credenciais e outros objetos.
II. observar os casos que exigem atendimento especial, tais como convidados, homenageados, autoridades etc.
III. coordenar o cerimonial e em especial a coleta dos currículos e conteúdo das palestras.
IV. promover reuniões técnicas de coordenação com os responsáveis para análise das atividades em andamento.
V. processar as inscrições dos participantes dos eventos.
VI. providenciar os equipamentos e materiais para os conferencistas e palestrantes, assessorando ou orientando o uso adequado dos mesmos.

a)as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)as afirmativas I, V e VI estão corretas. (C)
d)as afirmativas III e IV estão corretas.

2- Na necessidade de hasteamento de bandeiras, qual a ordem de colocação das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Município de São Paulo e Empresa.

a)Município, Brasil, Estado, Empresa (C)
b)Empresa, Município, Brasil e Estado
c)Brasil, Estado, Município e Empresa
d)Estado, Empresa, Município e Brasil

3- Em se tratando de tipologia, Simpósio é:

a)evento técnico ou profissional administrado por um coordenador. Reúne pessoas de mesmo nível e qualificação, as quais, estruturadas em grupos e em salas menores, discutem aspectos técnicos de um mesmo tema. E,m geral, é dividido em três etapas: exposição, discussão e conclusão.
b)evento que consiste na apresentação de um tema preestabelecido e de interesse específico de um grupo homogêneo de pessoas, com limitação do tempo de duração.
c)evento que consiste na discussão e análise informal de um problema ou tema pré-selecionado, normalmente um assunto técnico, por um palestrante, diversos especialistas ou debatedores, com a participação de um grupo selecionado e reduzido de pessoas.
d)evento de caráter científico ou tecnológico promovido habitualmente por entidades profissionais, para a discussão de aspectos diferenciados de um mesmo tema por especialistas de renome e elevada qualificação técnica e cultural, com a participação ativa dos presente, geralmente do mesmo nível. (C)

4- De acordo com o porte e a natureza do evento, no atendimento dos serviços de A&B são praticadas técnicas operacionais de serviço, dentre as quais há aquela que se caracteriza pela utilização de um carrinho ou mesa auxiliar, onde são colocados os pratos, talheres e travessas de alimentos. O nome dessa modalidade de serviço é:

a)Serviço à francesa
b)Serviço à inglesa direto
c)Serviço à inglesa indireto (C)
d)Serviço de buffet

5- Algumas ferramentas são imprescindíveis para o acompanhamento e controle das ações a serem executadas para que o evento aconteça. São elas:

a)check-list e contrato
b)briefing e projeto
c)check-list e cronograma (C)
d)cronograma e projeto

6- Planejar eventos envolve muitas providências de natureza diversa, que devem ser tomadas em determinada ordem. A primeira dessas providências é:

a)verificar e analisar orçamento disponível
b)definir estratégicas de venda do evento
c)elaborar e confeccionar convites
d)definir objetivos a serem alcançados pelo evento (C)

7- Evento em que profissionais de empresas da mesma área de atuação reúnem-se, em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas em comum como: situação de mercado, novas tendências, conceitos etc. Descrevemos aqui:

a)fórum
b)congresso (C)
c)convenção
d)feira

8- O Decreto nº 70.274/72, de 09 de março de 1972, normatiza quais procedimentos pertinentes à organização e execução de eventos no território nacional?

a)as normas de hasteamento de bandeiras
b)as regras para organização de evento
c)as normas de cerimonial público e ordem de precedência (C)
d)as ordens de precedência

9- Dentre as fases do processo de planejamento e organização de eventos temos aquela em que ocorre o monitoramento e aplicação das ações. Denominamos tal fase como:

a)pós-evento
b)pré-evento
c)concepção do evento
d)transevento (C)

10- No que se refere a eventos, algumas leis de incentivo à cultura foram instituídas por órgãos das três esferas de Poder. A lei de incentivo à cultura de âmbito municipal é a:

a)Rouanet
b)Mendonça (C)
c)LINC
d)Lei Ambiental

11- São tipos de objetivos e metas de um projeto:

a)Rentabilidade, Qualidade, Custo e Contingência.
b)Desempenho operacional, Retorno do Investimento, Orçamento e Prazos. (C)
c)Repetição, Orçamento, Prazos e Satisfação.
d)Melhoria contínua, Aprendizado, Qualidade dos Processos e Indução.

12- Quando terminam os processos de planejamento de um projeto?

a)Antes de iniciar as principais atividades do escopo do projeto.
b)Os processos de planejamento somente terminam quando encerrado o projeto. (C)
c)Quando termina a execução do escopo, exceto fase de testes de aprovação.
d)Quando se obtém a aceitação do projeto e define a lista de pendências.

13- Controlar a execução de um projeto inclui:

a)Utilizar a informação disponível para decidir, independentemente do planejamento. (C)
b)Verificar e avaliar a situação e os executores do projeto.
c)Usar o monitoramento para identificar executores negligentes.
d)Estabelecer a governança da execução do projeto.

14- Selecione a alternativa correta:

a)Índices e indicadores são usados para verificar e controlar a execução de um projeto.
b)Indicadores de desempenho formam um Painel de Controle de um Projeto.
c)Para ter um controle dinâmico na execução de um projeto é essencial ter uma linha de base.
d)Todas as anteriores. (C)

15- Dentre as definições de projeto, abaixo relacionadas, assinale a que não está correta.

a) Projeto: esforços temporários empreendidos para criar produtos ou serviços únicos.
b) Projeto: conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se uma decisão de investimento e, eventualmente, implantá-la.
Incorpora informações qualitativas e quantitativas, simulando a decisão de investir e suas implicações.
c) Projeto: conjunto de atividades interdependentes orientadas para um objetivo, sem duração pré-determinada. Um projeto se caracteriza por uma atividade em que há recursos disponíveis para a consecução do objetivo. (C)
d) Projeto: uma unidade organizacional temporária voltada ao alcance de determinados objetivos. Completar o projeto significa atingir esses objetivos dentro das especificações técnicas de custos e prazo pré-determinados.

16- A avaliação 360 graus, que tem sido muito disseminada nas organizações, recebeu este nome, pois:

a)é realizada em pequenas etapas ao longo de todo ano, até que o ciclo se feche.
b)o indivíduo é avaliado por seus pares, chefia, subordinados e até clientes. (C)
c)é uma metodologia em que todos os avaliados recebem 360 pontos no início do ciclo avaliativo e conforme atinge ou não as metas, os pontos vão sendo retirados. O objetivo é chegar ao final do período com pontuação o mais próxima possível dos 360.
d)pode ser utilizada para avaliar desempenho, resultados, necessidades de treinamento, oportunidade de desenvolvimento, dentre outras aplicações.

17- Examine as afirmações abaixo e assinale a resposta correta:

Uma boa política de retenção de talentos é:

I - oferecer metas razoáveis de acordo com o talento de cada um.
II - possuir política de sucessão e não de encarreiramento.
III - estimular a competição interna pelas melhores posições.
IV - criar um ambiente vibrante e desafiador.
V - basear a confiança apenas no alcance, ou não, das metas definidas.

a)Todas são verdadeiras
b)Apenas I, IV e V são verdadeira
c)Apenas II, e V são verdadeiras
d)Apenas IV é verdadeira (C)

18- Uma pressuposição que NÃO modela os valores organizacionais é:

a)turn over de funcionários;
b)relacionamento da organização com seu meio ambiente;
c)lógica reversa; (C)
d)centralização das decisões.

19- Examine as sentenças abaixo:

I - Os objetivos organizacionais devem ser focados em resultado.
II - Os objetivos organizacionais ajudam na elaboração da missão da empresa.
III - Os objetivos organizacionais devem ser traduzidos em metas mensuráveis.

Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a)I e II, apenas;
b)I e III, apenas; (C)
c)II e III, apenas;
d)I, II e III.

20- A mudança do papel de CHEFE para um verdadeiro LÍDER implica em uma série de mudanças atitudinais. Das afirmações abaixo, qual a que caracteriza uma habilidade de liderança.

a)Delegar funções deixando que seus talentos assumam a responsabilidade pelas conseqüências de seus atos.
b)Manter uma política de “portas abertas” em que os problemas, conflitos e angustias individuais são abertamente apresentados e discutidos em grupo para que toda a equipe possa participar da busca de soluções.
c)Identifica e desenvolve talentos, inclusive daqueles que deverão ocupar seu próprio lugar. (C)
d)Dar feedback assertivo, ou seja, sabe que o melhor momento de elogiar ou criticar um funcionário é no exato momento em que o fato acontece.

21- Quando uma ação de marketing usa a cultura como veículo de comunicação a fim de difundir nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora, atribui-se a essa ação o nome de:

a.marketing de eventos
b.marketing cultural (C)
c.marketing estratégico
d.marketing segmentado

22- No setor de eventos, a sazonalidade é influenciada pelo calendário das férias profissionais e escolares e pelas temporadas de praia e serra. Algumas ações podem neutralizar ou reduzir os efeitos sazonais:

a)diversificar e distribuir os eventos durante todo o anos e em diversas localidades.
b)dinamizar a área de eventos, realizando promoções especiais de curto prazo.
c)não realizar eventos em baixa temporada.
d)plano de ação voltado para outros segmentos nesta época
e)implementação de férias coletivas.
f)Adotar uma política de preços específicos para cada época do ano.

g.afirmativas II, II e IV estão corretas
h.afirmativas I, II e II estão corretas
i.afirmativas I, II e VI estão corretas (C)
j.afirmativas I, IV e V estão corretas

23- Ao levantamento de todos os dados referentes ao projeto damos o nome de:

a)cronograma
b)matiz de responsabilidades
c)briefing (C)
d)check-list

24- Evento em que profissionais de empresas da mesma área de atuação reúnem-se, em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas em comum como: situação de mercado, novas tendências, conceitos etc. Descrevemos aqui:

a)fórum
b)congresso (C)
c)convenção
d)feira

25- A previsão orçamentária é um dos tópicos mais importantes na organização de um evento. Tal previsão deve:

a)ser compatível com a realidade financeira do projeto (C)
b)atentar somente para a qualidade
c)ser absolutamente flexível
d)obedecer criteriosamente oscilações de mercado

26- Dentre as fases do processo de planejamento e organização de eventos temos aquela em que ocorre o monitoramento e aplicação das ações. Denominamos tal fase como:

a)pós-evento
b)pré-evento
c)concepção do evento
d)transevento (C)

27- Dentre os formatos de mesa possíveis em um evento, aquele chamado U tem como aspecto positivo:

a)acomodação de um grande número de participantes
b)promover envolvimento direto e participativo dos presentes (C)
c)apenas propiciar espaço livre para o palestrante
d)evitar conversar paralelas

28- Planejar eventos envolve muitas providências de natureza diversa, que devem ser tomadas em determinada ordem. A primeira dessas providências é:

a)verificar e analisar orçamento disponível
b)definir estratégicas de venda do evento
c)elaborar e confeccionar convites
d)definir objetivos a serem alcançados pelo evento (C)

29- Algumas ferramentas são imprescindíveis para o acompanhamento e controle das ações a serem executadas para que o evento aconteça. São elas:

a)check-list e contrato
b)briefing e projeto
c)check-list e cronograma (C)
d)cronograma e projeto

30- De acordo com o porte e a natureza do evento, no atendimento dos serviços de A&B são praticadas técnicas operacionais de serviço, dentre as quais há aquela que se caracteriza pela utilização de um carrinho ou mesa auxiliar, onde são colocados os pratos, talheres e travessas de alimentos. O nome dessa modalidade de serviço é:

e)Serviço à francesa
f)Serviço à inglesa direto
g)Serviço à inglesa indireto (C)
h)Serviço de buffet

31- Assinale as alternativas em que as afirmativas contribuem para se ter a garantia de que se está escolhendo um local adequado para a realização de um evento.

a)localização geográfica privilegiada
b)facilidade de acesso para todos os públicos
c)segurança
d)grande tráfego de veículos
e)adequação física
f)infra-estrutura

a)alternativas I e IV estão corretas
b)alternativas I, III, IV e V estão corretas
c)alternativas I, II, III, V e VI estão corretas (C)
d)alternativas IV, V e VI são corretas

32- O gerenciamento de eventos divide-se nas etapas de suprimento, instalação e realização, seguidas do encerramento do processo. A comunicação, o fluxo e o suprimento são os três componentes:

a)da execução do evento
b)do planejamento do evento
c)da logística do evento (C)
d)da avaliação do evento

33- No que diz respeito a patrocínio, é correto afirmar que:

a)patrocínio é uma operação comercial, em dinheiro, de promoção e marketing com a iniciativa privada. (C)
b)patrocínio é uma operação comercial, em dinheiro, realizada com órgão públicos
c)patrocínio é uma troca de produtos e serviços (anúncios publicitários, suporte, logística, entre outros).
d)patrocínio é uma colaboração espontânea (em dinheiro, produtos e serviços), sem qualquer tipo de expectativa de retorno.

34- Em se tratando de tipologia, Simpósio é:

a)evento técnico ou profissional administrado por um coordenador. Reúne pessoas de mesmo nível e qualificação, as quais, estruturadas em grupos e em salas menores, discutem aspectos técnicos de um mesmo tema. E,m geral, é dividido em três etapas: exposição, discussão e conclusão.
b)evento que consiste na apresentação de um tema preestabelecido e de interesse específico de um grupo homogêneo de pessoas, com limitação do tempo de duração.
c)evento que consiste na discussão e análise informal de um problema ou tema pré-selecionado, normalmente um assunto técnico, por um palestrante, diversos especialistas ou debatedores, com a participação de um grupo selecionado e reduzido de pessoas.
d)evento de caráter científico ou tecnológico promovido habitualmente por entidades profissionais, para a discussão de aspectos diferenciados de um mesmo tema por especialistas de renome e elevada qualificação técnica e cultural, com a participação ativa dos presente, geralmente do mesmo nível. (C)

35- Assinale a alternativa incorreta: O planejamento em A&B é fundamental para o êxito de um evento. A definição do cardápio deve levar em conta:

a)data e horário, tema ou motivo do evento; nº de participantes, período ou estação do ano
b)instalações, equipamentos e utensílios à disposição.
c)custos operacionais.
d)itens para compor o cardápio com preços baixos. (C)

36- Formato de mesa adotado geralmente quando o tema do evento é abordado por diversos palestrantes ou especialistas de nível equivalente, para um público específico e reduzido:

a)mesa em U
b)mesa em T (C)
c)mesa em leque ou espinha de peixe
d)mesa em E

Sebrae Consultor de Desenvolvimewnto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41 – R. W. Butler, (Canadian Geographer, vol 24, no 1, 1980, p.7 – “The concept of a Tourist Aea Cycle of Evolution: Implications for Management of Resources”) propõe um modelo de ciclo de vida para os empreendimentos turísticos, modelo esse referenciado por outros estudiosos do assunto que reconhecem nele importante instrumento para auxiliar no planejamento de ações específicas para revitalização do empreendimento conforme a fase do ciclo de vida identificada. Tal modelo prevê que o número de turistas que procuram um destino pode, em determinado momento, entrar em estagnação e declínio, muitas vezes em decorrência da saturação da capacidade de absorção dos ambientes natural e social e das infra-estruturas. Quando ocorre a saturação, o produto turístico degrada-se, com conseqüentes impactos negativos para o ambiente e comunidade locais. Com base nessa constatação, assinale a opção incorreta:

a)Esses impactos negativos incluem a capacidade insuficiente dos serviços públicos, tais como o fornecimento de água, energia elétrica e telecomunicações;
b)Outro problema são os danos em locais arqueológicos e históricos bem como de paisagens devido a uma utilização excessiva;
c)Os níveis de saturação dos locais e áreas de turismo precisam de ser antecipados e devidamente geridos;
d)As estratégias aplicáveis para a recuperação da área são: diminuir a capacidade, dispersar a pressão e limitar o acesso, aplicadas separadamente ou em conjunto. (C)

42 – O estudo do comportamento do consumidor pode identificar as possíveis estratégias de marketing de produtos e serviços a serem utilizadas e, sob essa ótica, ACERENZA (Miguel. 1991. Promoção turística: um enfoque metodológico. São Paulo: Pioneira) propõe a divisão do produto turístico em:
- Atrativos: sítios e Eventos
- Facilidades que permitem a permanência: Alojamento, Alimentação, Entretenimento e complementares;
- Acesso que permite o deslocamento até o lugar: Transporte.
Segundo RUSCHMANN (Doris Van De Meene.1991. Marketing turístico: um enfoque promocional. Campinas: Papirus), esse produto apresenta características distintas dos demais produtos industrializados e de comércio, além de diferenciar-se da prestação de outros serviços. Dentre as características do produto turístico assinaladas a seguir, segundo essa visão, assinale a errada:

a)Não pode ser estocado, se não for vendido, implica perdas;
b)Demonstra ocorrência menor de sazonalidade; (C)
c)Existe complementaridade entre os elementos que compõem o produto turístico;
d)Dificilmente sua qualidade pode ser controlada.

43 – Assinale a alternativa correta (“Documento Referencial” FÓRUNS E CONSELHOS ESTADUAIS DE TURISMO – MTur – Novembro 2006):

a)A Gestão Descentralizada do turismo brasileiro está sendo implantada a partir de um “Núcleo Gestor Estratégico” coordenado pelo Ministério do Turismo, e composto pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo e pelos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo.
b)Na visão do FORNATUR Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo o papel da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo e da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, é de fundamental importância para a consolidação e sustentabilidade do modelo de gestão implantado a partir do ano de 2003, após criado o MTur.
c)O PNMT Programa Nacional de Municipalização do Turismo, coordenado pela EMBRATUR, continua sendo o principal instrumento de implantação dos projetos aprovados pelos colegiados da estrutura da Gestão Descentralizada.
d)Os Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo são colegiados constituídos por diferentes segmentos e grupos institucionais, empresariais e sociais. (C)

44- A Profa Cássia Ferri e a Profa Doris Ruschmann organizaram e publicaram (Turismo – Visão e Ação -Glossário- ano 2 – n. 4 – p. 09-30 fev. 2000) glossário de conceitos e termos usuais da área turística que embasam esta questão. Avalie as afirmações a seguir.

1.Desenvolvimento Sustentável do Turismo - aquele que atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras.
2.Ciclo Vital ou Ciclo de Vida – O conceito de ciclo de vida do destino turístico é diferente do estabelecido pelo marketing de produtos, aplicando-se para a análise do crescimento e do declínio dos equipamentos turísticos e das regiões nas quais esses se localizam o modelo com as seguintes fases: exploração, investimento, consolidação, estagnação e declínio ou rejuvenescimento.
3.Inventário da Oferta Turística – É o levantamento do conjunto dos recursos turísticos de uma determinada região, visando a correta ordenação e exploração do território, de forma a otimizar a utilização de seus recursos naturais e da oferta turística em geral.
4.Projeto Turístico - é o conjunto de informações e estimativas que envolvem o estudo de viabilidades econômica e financeira de determinado ponto ou segmento do programa estabelecido para aperfeiçoamento ou desenvolvimento de atividades turísticas.
5.Convention & Visitors Bureau – É a convenção periódica promovida pelo trade turístico de algumas cidades para discutir, fomentar e viabilizar a captação de eventos e turistas.
6.Congresso Internacional – É aquele em que, pelo menos 20% dos seus participantes são provenientes de, no mínimo, dois continentes.
Assinale a alternativa correta:

a)As afirmações 1, 3 e 6 estão certas. (C)
b)As afirmações 1, 5 e 6 estão certas;
c)As afirmações 2, 3 e 4 estão certas;
d)As afirmações 1, 2 e 5 estão certas;

45- Ainda tendo como referência a publicação mencionada na questão anterior, assinale a alternativa correta:

a)As expressões “Proteção Ambiental”, “Conservação Ambiental” e “Preservação Ambiental” são conceitualmente muito parecidas e podem ser utilizadas como sinônimos;
b)Proteção Ambiental tem um sentido estrito de atenção, cuidado e defesa dos recursos minerais;
c)Preservação Ambiental relaciona-se com propostas de não intervenção humana na natureza, de defesa da sua intocabilidade; (C)
d)Conservação Ambiental diz respeito a formas racionais de apropriação dos recursos da fauna e da flora baseadas na possibilidade de continuidade dessa mesma apropriação e na manutenção ou mínima interferência nas condições ambientais.

46- BARRETO FILHO, Abdon. Marketing Turístico. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 1999, propõe uma abordagem de planejamento de marketing turístico abrangendo sete “Ps": Pessoas, Pesquisas,Produtos, Preços, Promoções, Pontos de distribuição e Performance. Com foco nessa abordagem assinale a alternativa errada:

a)O a recepcionista e a camareira do hotel são agentes de pouca expressão no universo de Pessoas que atendem ao turista e seus serviços pouco influem na satisfação do cliente; (C)
b)A Promoção turística é qualquer ação junto ao cliente-alvo, visando a sua aproximação do ponto de distribuição par que possa adquirir o produto turístico oferecido.
c)A Pesquisa serve para conhecer o consumidor turista, o segmento de mercado em que ele está inserido, como satisfazê-lo atualmente e suas prováveis necessidades futuras;
d)O Produto Turístico é o somatório dos aspectos geográficos, históricos, culturais e de equipamentos e serviços;

47- A Profa Doris Ruschmann (RUSCHMANN, Doris van de M. Turismo e Planejamento Sustentável – A Proteção do Meio Ambiente. 5ª edição. Campinas/SP, 1997) convencionou distinguir a aplicabilidade do planejamento em diferentes prazos: longo, médio e curto. Com base nos conceitos convencionados pondere as afirmações a seguir e assinale a correta.

a)O planejamento turístico a longo prazo estende-se por um período de dez anos;
b)O planejamento a médio prazo tem por objetivo implantar ações no horizonte temporal de 5 anos e não depende do planejamento a longo prazo;
c)O planejamento a curto prazo constitui a fase inicial da hierarquia na implantação de equipamentos e no desenvolvimento de atividades em núcleos receptores; (C)
d)Os órgãos públicos trabalham mais freqüentemente com planejamento de curto e médio prazos, em virtude de restrições orçamentárias legais.

48 – O Prof. Carlos Beni (BENI, M. C. Análise Estruturada do Turismo, 2ª. Edição, São Paulo/SP, 1997), menciona o esquema metodológico de Acerenza, já referido na questão dois, para a prática do planejamento estratégico, o principal vetor da administração do sistema. Considerando o esquema trabalhado pelo Prof. Beni, analise as alternativas a seguir e assinale a errada.
a)Os aspectos básicos são: definição de objetivos e formulação de políticas; determinação da estratégia de desenvolvimento; e determinação dos correspondentes programas de ação;
b)O desenvolvimento do processo de planejamento estratégico do Turismo deve obedecer a uma determinada seqüência, cujas fases são: Análise da gestão realizada, Avaliação da posição do Turismo, Formulação da política de Turismo, Determinação da estratégia de desenvolvimento e Especificação dos programas de ação;
c)A avaliação da posição do Turismo é a fase mais importante do processo de planejamento estratégico, já que será com base nos seus resultados que se sustentarão as decisões do plano de curto prazo, decisões essas muito urgentes; (C)
d)A Especificação dos programas de ação constitui o ponto de partida do planejamento tático e operacional, considerando-se que nela são especificadas as diretrizes para os programas de ação nos cinco campos básicos do desenvolvimento turístico: a organização institucional, o fomento e desenvolvimento, o marketing e a promoção turística, a formação dos recursos humanos para o setor, e a programação econômico-financeira.

49 – A Lei 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. Analise as afirmações a seguir à luz dessa Lei.

1.As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.
2.O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.
3.O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
4.O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
5.Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Estação Ecológica; II - Reserva Biológica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refúgio de Vida Silvestre
Assinale agora a alternativa correta:

a)Somente a afirmação 4 está errada;
b)As afirmações 3 e 5 estão erradas; (C)
c)Todas as afirmações estão erradas
d)As afirmações1, 2 e 3 estão corretas

50– Com a finalidade principal de orientar os estados e os municípios quanto à forma de sinalização adequada para identificar destinos, locais e atrativos de interesse turístico, resguardando-se a diversidade cultural do país, Órgãos governamentais num esforço conjunto editaram o Guia Brasileiro de Sinalização Turística em 2001. Com base nesse documento assinale a alternativa correta a seguir:

a)Cabe ao DENATRAN criar e normatizar a sinalização turística, pois essa sinalização orienta o trânsito de veículos;
b) Foram encarregados da produção do Guia: o DETRAN de Brasília, o Iphan e a Embratur;
c)A padronização da cor verde nas placas indicativas de bens turísticos e patrimoniais é reconhecida e consagrada na maioria dos países;
d)As afirmações a, b e c estão erradas. (C)

51- Há posturas pró-ativas e reativas de um gestor de projetos também em relação a princípios éticos e morais. Nesse contexto, um gestor de projetos pode, basicamente, atuar das seguintes formas:

I)Atuar em respeito às leis.
II)Atuar por temor a remorsos e culpas.
III)Atuar de forma a manter a consciência tranqüila.
IV)Atuar por reconhecimento social.
V)Atuar por temor a multas ou castigos.
VI)Atuar por temor a exclusão e ao desconhecimento social.

Diante do acima exposto, com relação a princípios éticos e morais, podemos afirmar:

a)Um gerente de projetos será pró-ativo quando atuar de acordo com os itens I, III e IV. (C)
b)Um gerente de projetos será pró-ativo quando atuar de acordo com os itens II, III e IV.
c)Um gerente de projetos será reativo se adotar a postura descrita no item III.
d)Um gerente de projetos será reativo quando atuar de acordo com os itens I, III e IV.

52- Considerando as seguintes afirmações sobre projetos:

I)Projetos sempre apresentam riscos e incertezas que precisam ser enfrentados.
II)Em um projeto, além de prazos, há objetivos de custos, qualidade, desempenho e resultados esperados.
III)Criar um negócio é um exemplo específico de empreendedorismo que não pode ser considerado como projeto.
IV)Redução da mortalidade empresarial e elevação da lucratividade das micro e pequenas empresas são temas que podem gerar projetos no SEBRAE-SP.

Aponte a alternativa correta:

a)As afirmações I e IV não estão corretas.
b)Apenas a afirmação III não está correta. (C)
c)As afirmações I, II, II e IV estão corretas.
d)As afirmações I e III estão corretas.

53- Com relação a projetos, podemos afirmar:

a)Gerir empresas, de certo modo, equivale a gerenciar projetos.
b)Um dos motivos que faz com que empreendedores e dirigentes de empresas adotem cada vez mais a administração com abordagem em projetos é o fato de que a mesma é focada em resultados.
c)Projetos determinam transformações, portanto, a existência de mais projetos significa maior potencial de transformação e maior dinamismo empresarial.
d)Todas as alternativas acima estão corretas. (C)

54- O gestor de processos organizacionais utiliza a eficiência e a eficácia como critérios de mensuração de avaliação de desempenho das organizações. Ao se definir a organização como um sistema de recursos que busca objetivos, a eficácia é:

a)realizar tarefas com responsabilidade.
b)Utilizar racionalmente os recursos.
c)obter resultados. (C)
d)Fazer corretamente o que precisa ser feito.

55- A sobrevivência das empresas, públicas ou privadas, está diretamente relacionada à capacidade de reagir aos desafios dos ambientes internos e externos. Empresas proativas conseguem melhor reagir, e, portanto, são empresas que:

a)lutam para preservar a manutenção do status quo.
b)têm capacidade de adaptação a novas situações. (C)
c)preservam a tradição dos seus fundadores.
d)processam negativamente o feedback ambiental.

56- Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:

a)pesquisa de opiniões.
b)análise de séries temporais.
c)projeções derivadas. (C)
d)método Delphi.

57- Considerando que as organizações são orientadas para alcançar objetivos, os administradores precisam ter apurada percepção das forças que os geram para identificá-las, classificá-las e definir a sua utilidade. Nessa perspectiva, está correto afirmar que as forças internas que produzem objetivos são:

a)clientes em potencial.
b)concorrentes do ramo.
c)pressão de governos.
d)escassez de recursos. (C)

58- Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:

a)estratégicos. (C)
b)operacionais.
c)táticos.
d)funcionais.

59- O planejamento estratégico de uma organização compreende, entre outros passos, a análise de oportunidades e ameaças geradas por seu ambiente. Informações produzidas pelo mercado são importantes para possibilitar à organização identificar nichos de atuação, tendências de comportamento e necessidades. Nessa direção, é correto afirmar que o estudo e a classificação dos clientes de acordo com a distribuição etária, sexo, tamanho da família, tempo de casamento, renda, profissão, escolaridade e religião correspondem ao enfoque:

a)demográfico. (C)
b)psicossocial.
c)comportamental.
d)político.

60- As organizações existem para cumprir um papel no mundo contemporâneo. Produzem serviços, produtos, infra-estrutura. Diferentes stakeholders contribuem com as organizações com capital, trabalho, matéria-prima, infra-estrutura legal, compra de produtos e serviços, e são recompensados com o retorno do investimento, com a remuneração do trabalho, fonte de rendimento, taxas e impostos, preços, disponibilidade e qualidade dos produtos e serviços. Desta forma, a contribuição fornecida às organizações com infra-estrutura social, legal, econômica e material é feita pelo seguinte stakeholder:

a)empregados.
b)clientes e usuários.
c)governo e sociedade. (C)
d)acionistas e proprietários.

sábado, 2 de outubro de 2010

Aprimoramento de produto e acesso a mercado - ABETA

Tendo como tarefa obrigatória do módulo de Aprimoramento de Produto o desenvolvimento de um novo produto turístico, agora é hora de pensar nas estratégias de acesso ao mercado para este produto.

TAREFA: Desenvolva um planejamento de acesso ao mercado que contemple o modelo tradicional (rede de distribuição do turismo e ferramentas de promoção e divulgação) e também a utilização de ferramentas tecnológicas (sites, blogs, ferramentas de comunicação on-line, redes sociais e as ferramentas de marketing digital, de monitoramento e de fidelização de clientes). Descreva como será a utilização de cada um destes recursos.

Utilize o roteiro abaixo como subsídio:

Defina seu mercado-alvo (região, perfil (gênero, idade, renda...);
1ª roteiro turístico de ufologia – Uma nova vertente no turismo de aventura, UFOTURISMO (vide, www.ufoturismo.com.br).
Região: Serra da Juréia – Itatins (Mata Atlântica), litoral sul paulista.
Cidade base: Peruíbe / SP


Público: Amantes da natureza, aventura, cultura – Curiosos e estudiosos em relação ao fenômeno ufológicos.

Selecione os canais de distribuição (intermediários) que deverão ser utilizados;
Todo o trade turístico instalado na cidade de Peruíbe, coordenado pelo Convention Bureau Peruíbe & Juréia.

Conceba as estratégias de promoção e divulgação;
Criação de Evento / Workshop, vide postagem; http://jcnavegaluz.blogspot.com/2010/04/6-encontro-ufologico-de-peruibe.html

Defina as estratégias para uso da Internet e selecione as ferramentas on-line a serem utilizadas;
Sites temáticos e relacionados ao assunto, exemplo:
www.ufo.com.br / www.cubbrasil.net / www.portalufonet.com / www.ufologiacientifica.com.br / www.mastersite.com.br / www.misteriosantigos.com / www.saindodamatrix.com.br
Comunidades das redes sociais e blog´s temáticos.


4) Defina as estratégias para uso da Internet e selecione as ferramentas on-line a serem utilizadas;
Todas as ferramentas on-line serão utilizadas para enviar convite ao evento que estará agregado a participação no circuito.

5) Defina as ações que você realizará em cada ferramenta selecionada;
O convite para participação no evento estará aplicando enquete sobre os interesses e curiosidades que o público quer receber de informação em relação ao tema. Empático e provocativo direciona interessados no assunto de maneira a gerar bi-direcionalidade.

6) Por fim, defina a estratégia de monitoramento que será utilizada para as ações promovidas.
Dentro da estratégia a tática é provocar convergência para o site www.ufoturismo.com.br onde será apresentado as opções da hospitalidade no receptivo, hotelaria e serviços de suporte turístico.

Não se esqueça de pensar a utilização destas ferramentas de forma integrada. Valor da atividade: 35 pontos

Apostilas e outras informações em relação ao curso estão disponibilizadas no link:
http://www.4shared.com/document/NIt6Ik1I/Acesso_Mercado_Mod_2.html
http://www.4shared.com/document/QiL0YUZM/Aprimoramento_Produto_Mod_1.html
http://www.4shared.com/document/cczeVRh2/Cases.html
http://www.4shared.com/document/aDTN2CWh/Exerccios.html
http://www.4shared.com/document/E_8dUG3f/Manual_Gesto_Crises.html
http://www.4shared.com/document/37m_TuMf/Mod_Roteiro_ABNT.html
http://www.4shared.com/document/wYSIQm_e/Planejamento.html
http://www.4shared.com/document/_qHiXTOw/Prod_Comunicao.html
http://www.4shared.com/document/BkOZCFtX/Rel_Perfil_Turista_Aventura_Br.html
http://www.4shared.com/document/IgGWBTcr/Rot_Planej_Estrategico.html
http://www.4shared.com/document/WxbbV1gw/Tarefa.html

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Redações da UFRJ


Pessoal, chegou a tão esperada lista de correções das redações da UFRJ.
Os comentários dos professores (entre parênteses), este ano, estão também mais caprichados... Divirtam-se!

01. Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Já imaginou isso!)

02. O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro.
(Se o cara é obtuso, o nervo dele deve emitir idéias sombreadas, não é mesmo?)

03. O vento é uma imensa quantidade de ar. (Que coisa! Não tinha pensado nisso.)

04. O Terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
(Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do M.S.T.)

05. Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo! Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente.)

06. Péricles foi o principal ditador da democracia grega.
(Isso! e Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi...)

07. O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
(A criatura que escreveu isso, deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro.)

08. O Petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
(Sim! Foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas, claustrofobia.)

09. A Principal função da raiz é enterrar. (É impressionante!)

10. O Sol nos dá calor e turista. (Esse, com certeza, é carioca)

11. As aves têm na boca um dente chamado bico.
(Fiquei de queixo caído! Ou melhor, de porta-bicos caído.)

12. A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
(O relógio desta anta deve ter cm, m e km.)

13. Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
(Entendeu né? Todo discurso de político é uma Lenda.)

14. A harpa é uma asa que toca. (Imagine a definição dele para Trombone de Vara...)

15. A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
(Se Marco Polo tivesse viajado aos EUA traria a Febre Vermelha dos índios.)

16. Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Este é um grande observador da própria família.)

17. O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
(Imagine o alívio que senti ao ler isso.)

18. Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Deve ter sido o destino do autor da frase.)

19. A insônia consiste em dormir ao contrário.
(Perfeito. Morte é viver ao contrário, não é?)

20. A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.
(Melhor pular essa...)

21. A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.
(É.. e ainda faltam várias para corrigir...)

22. O Chile é um país muito alto e magro.
(Confundiu o Chile com o nosso ex-Vice-Presidente, Marco Maciel.)

23. As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
(Para mim, a mais "marcante" de todas.)

24. Na Grécia, a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia. O difícil é convencer as pessoas).

25. A prosopopéia é o começo de uma epopéia.
(E uma Centopéia deve ser 100 Epopéias.)

26. Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
(Coragem, faltam poucas pra comentar...)

27. As plantas se distinguem dos animais por só respirarem à noite.
(Que perspicácia!)

28. Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
(E, os Xifópagos são indivíduos bissexuais...)

29. As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
(Bem, já que cheguei até aqui... vamos adiante!)

30. Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.
(Que que é iiiiiiisso?)

31. O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.
(O Tráfico de Drogas é a maior das S.A's. A frase seguinte é ainda pior...)

32. As Sociedades são Anônimas por que seus sócios não precisam de mostrar carteirinha.
(O "não precisam de mostrar..." só não é pior do que o surrado bordão da moçada: "tipo assim...")

33. A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.
(Faz sentido. O seu Plano de Saúde só servirá na ocorrência de epidemias, não é?)

34. A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. (Meu medo é descobrir que um quadrúpede desses foi meu aluno...)

35. O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
(Fala a verdade. Não te dá uma sensação de vazio, impotência?)

36. Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
(Graças a Deus, esta foi a última... E salário ó!)

Aconteceu na PUC-RS:

Uma professora universitária estava acabando de dar as últimas orientações para os alunos acerca da prova final que ocorreria no dia seguinte.Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com exceção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que sentava no fundo da classe, perguntou com aquele velho ar de cinismo:

- Dentre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por atividade sexual?

A classe explodiu em gargalhadas, com a professora aguardando pacientemente que o silêncio fosse restabelecido. Tão logo isso ocorreu, ela olhou para o palhaço e respondeu:

- Isto não é um motivo justificado. Como a prova será em forma de múltipla escolha, você pode vir para a classe e escrever com a outra mão... ou, se não puder sentar-se, pode respondê-la em pé.